em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

13 Alimentos bons para a pele

Invista nestes 13 poderosos aliados e evite os 5 piores alimentos para a pele
alimentos bons para a pele
Crédito: Unsplash

Muitas vezes as pessoas acabam cuidando da pele, usando cremes especiais, fazendo tratamentos caseiros para mantê-la sem rugas e hidratada, mas esquecem que também existem alimentos bons para a pele.

A alimentação é um fator que pode interferir, e muito, na saúde da pele. Por isso dê atenção ao que você consome, para deixar sua pele bonita, hidratada e com uma aparência mais saudável.

Os 13 melhores alimentos para a pele

1. Salmão

alimentos bons para a pele salmão
Crédito: Unsplash

Rico em ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, contém pouca gordura e é uma boa fonte de proteínas.

Pode ser consumido cru ou cozido, sendo rico em antioxidantes, que irão retardar o envelhecimento.

2. Vegetais verde-escuros

Quanto mais verdes, melhor. Procure ter uma dieta equilibrada, com todos os tipos de vegetais verde escuros, pois são ricos em antioxidantes.

Além de conter muitos nutrientes, esses vegetais são alimentos bons para a pele contêm as vitaminas E e D, que ajudam na renovação das células da pele.

3. Nozes e sementes

alimentos bons para a pele castanhas
Crédito: Unsplash

Muitas pessoas pensam que as nozes causam espinhas, mas isso não é verdade.

Elas são ricas em ácidos graxos, ômega 3 e 6, que evitam o ressecamento da pele. Além disso, ajudam a prevenir doenças do sistema cardiovascular.

4. Frutas vermelhas

Mirtilos, morangos e framboesa são bons exemplos de frutas vermelhas.

Elas são ricas em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de serem antioxidantes.

Possuem ainda uma substância antienvelhecimento, que ajuda a regular o sangue e faz muito bem para a pele.

5. Frutas cítricas

alimentos bons para a pele citricos
Crédito: Unsplash

Frutas ricas em vitamina C ajudam a pele a curar com mais facilidade qualquer ferida e ainda fortalecem o sistema imunológico, impulsionando a produção de colágeno.

Além disso, costumam conter ácido fólico e pantotênico, evitando o aparecimento de acnes e até mesmo o câncer de pele.

6. Carne vermelha

Muitas pessoas pensam que comer somente frutas e vegetais é saudável, porém é necessário ter os nutrientes balanceados no organismo.

A proteína proveniente da carne ajuda a manter os músculos saudáveis. Se você não come carne, substitua por outros alimentos ricos em proteína.

7. Tomate

alimentos bons para a pele tomate
Crédito: Pixabay

Rico em antioxidantes, além do licopeno, antocianina, vitamina C e manganês, ele age contra os raios ultravioletas e evita manchas que aparecem com a idade.

O tomate é excelente para prevenir diversos tipos de cânceres, inclusive o de pele, sendo recomendado o seu consumo diário.

8. Azeite de oliva extra virgem

O consumo regular de azeite extra virgem reduz em 31% as chances de desenvolver o envelhecimento precoce.

Devido a presença dos ácidos graxos monoinsaturados, ele é um excelente alimento para a pele, além de apresentar uma boa quantidade de polifenóis.

9. Aveia

alimentos bons para a pele aveia
Crédito: Freepik

A aveia ajuda a regular os funcionamento do trato intestinal, fazendo uma limpeza em todo o organismo, que se reflete em uma pele mais saudável.

Além disso, reduz a inflamação a nível celular, devendo assim ser utilizada para substituir os refinados, como a farinha de trigo, sendo consumida diariamente.

10. Chá verde

O chá verde é um dos alimentos bons para a pele, pois é rico em catequinas, que ativam a circulação do sangue no local.

Além disso, seus antioxidantes ajudam a manter a pele mais firme e saudável, com 25% a menos de chance de ter danos causados por exposição solar.

11. Ostras

alimentos bons para a pele ostra
Crédito: Unsplash

Se quer uma pele bonita, capriche no zinco! A ostra é rica nesse nutriente, fornecendo mais 500% da necessidade diária, com apenas 57 calorias.

Ele participa do crescimento e funções celulares, deixando a pele mais firme e evitando o aparecimento de espinhas, deixando assim a pele mais uniforme.

12. Chocolate amargo

Que notícia boa o chocolate amargo ser considerado um dos alimentos bons para a pele, não é? Rico em flavonoides, ele ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, melhorando a circulação sanguínea.

O ideal é comer cerca de 30 gramas por dia, que tem 150 calorias e todos os nutrientes necessários.

13. Soja

alimentos bons para a pele soja
Crédito: Unsplash

Rica em ácidos graxos, proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na tonalidade e textura da pele, a soja é considerada um dos alimentos bons para a pele e, mais do que isso, um superalimento.

O consumo de soja ajuda na circulação sanguínea e oxigenação da pele. Além disso, esse superalimento equilibra os hormônios, reduz os níveis de estresse e previne a acne.

Para receber os benefícios dela, inclua em sua rotina diária, alimentos como leite de soja, tofu carne de soja em sua dieta.

Piores alimentos para a sua pele

1. Açúcares e carboidratos em geral

O consumo regular de açúcar causa inflamação nas células, que pode levar a uma quantidade desregulada de oleosidade e formação de acne.

Substitua o açúcar por algum adoçante natural ou até mesmo pelo mel, açúcar de coco e outros que sejam menos prejudiciais.

2. Sal

Consumir sal em excesso desequilibra a troca de nutrientes entre a célula e o meio, deixando a pele sem vigor.

Além disso, causa retenção de líquidos, prejudicando assim o funcionamento normal da pele, facilitando o envelhecimento precoce e o surgimento de inflamações.

3. Alimentos processados

alimentos bons para a pele fastfood
Crédito: Unsplash

Os alimentos provenientes da indústria podem agravar casos de espinha, acne e até mesmo favorecer o aparecimento do câncer de pele.

Eles tem uma quantidade de glúten, açúcares e sal muito maiores do que o organismo pode processar, prejudicando assim seu funcionamento.

4. Alimentos provenientes de latifúndios

Consumir os alimentos provenientes de grandes plantações comerciais pode trazer muitos problemas para a sua pele, pois sofrem diversas agressões para que possam produzir uma maior quantidade e mais rapidamente.

Além das frutas e verduras, você acaba ingerindo pesticidas, herbicidas, hormônios, antibióticos, fungicidas e até cera derivada do petróleo.

5. Adoçantes, corantes, conservantes e aromatizantes artificiais

Sabe quando você vai ler a composição de um produto e aparecem diversos nomes impronunciáveis? Pois saiba que eles fazem muito mal para a sua pele.

Seu consumo exagerado leva a um excesso no organismo, fazendo com que as células inflamem e o fígado não consiga processar tudo, enviando as impurezas no sangue, indo também para a pele.

Por isso, procure sempre manter o consumo de alimentos bons para a pele, com produtos naturais e orgânicos.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos bons para gastrite
8 Alimentos bons para gastrite
plantar mamão
Como plantar mamão em casa