em

10 Alimentos ricos em colágeno

O colágeno precisa ser reposto à medida em que o organismo reduz a sua produção. Veja qual é a função dele no corpo.
Crédito: Freepik

O colágeno corresponde a 30% do total de proteína que há no corpo humano. Ele é feito dos aminoácidos hidroxiprolina, arginina, prolina e glicina e está presente nos tendões, ossos, ligamentos, trato digestivo, vasos sanguíneos, vesícula, bexiga, coração, rins e no tecido conjuntivo. Além de ser produzido naturalmente pelo organismo, também existem alimentos ricos em colágeno. Veja quais são e por que você precisa deles.

10 Alimentos para recuperar o colágeno naturalmente

alimentos ricos em colágeno
Crédito: Freepik

Nessa lista entram os alimentos que são ricos em colágeno e também outros que estimulam a sua produção natural. Veja quais são:

1. Carnes

As carnes são fonte de proteína que estimulam a produção de colágeno. Alguns tipos de corte, como os próximos a tendões e ligamentos de pernas e pés, possuem o próprio colágeno.

2. Gelatina

A base da gelatina é feita justamente das partes animais que contém colágeno, então ela é uma rica fonte dessa proteína. Se escolher uma versão sem açúcar, pode comer à vontade.

3. Ovos

Também rica fonte de proteína, os ovos estimulam a produção de colágeno no organismo, além de contribuírem com outros nutrientes que favorecem a boa saúde.

4. Frutas

As frutas ricas em vitamina C, como as frutas cítricas, contribuem para a síntese das proteínas no organismo para que depois transformem-se em colágeno. As frutas vermelhas, que além da vitamina C também contêm muitos flavonoides, agem como antioxidantes que eliminam a oxidação excessiva das células e estimulam a produção de mais colágeno.

5. Aveia

Na aveia existe um nutriente chamado silício que é um dos componentes necessários para a formação de colágeno no corpo.

6. Oleaginosas

As nozes, castanhas, amêndoas e macadâmias contribuem com a formação do colágeno por conterem bastante vitamina E, e também fornecem gorduras saudáveis importantes para a manutenção da pele.

7. Alho

O alho é apenas um exemplo, mas todos os alimentos ricos em enxofre contribuem para a formação de colágeno no corpo. Mas além dessa função, o alho também contém uma substância chamada taurina e outra chamada ácido lipoico, que atuam na reconstrução das fibras de colágeno danificadas.

8. Verduras e legumes

Em especial os vegetais de cor mais forte, como vermelho, alaranjado e verde-escuro, são ricas fontes de vitaminas C e A e de licopeno, que protegem a pele por dentro e por fora, contribuindo com o seu rejuvenescimento.

9. Chá branco

O chá branco, assim como o chá verde, possui substâncias reparadoras da pele, prevenindo a ação de enzimas que atuam contra o colágeno e a limpeza das células.

10. Soja

Na soja e em todos os seus derivados existe um hormônio chamado genisteína que é capaz de acelerar a produção de colágeno e de bloquear as enzimas que envelhecem as células.

A importância do colágeno

funções do colágeno
Crédito: Freepik

As funções do colágeno no organismo são muito importantes. É ele quem confere a firmeza e a elasticidade da pele, compõe as unhas, os cabelos, protege a pele de toxinas e faz com que os órgãos fiquem no lugar certo dentro do corpo.

Então, quando o organismo contém colágeno o suficiente, todas essas funções melhoram. Tudo se fortalece e fica mais firme e renovado. Claro, se você se alimentar com bastante qualidade, beber muita água e praticar atividade física. Afinal, é conjunto de atitudes saudáveis que traz resultados positivos.

Agora, se o corpo produz o colágeno por conta própria, por que é que você precisa de alimentos ricos em colágeno? Acontece que a partir dos 35 anos de idade, em média, a produção do colágeno começa a reduzir. É por isso que depois de alguns anos a pele enruga, fica manchada e os órgãos vão começando a ficar mais sensíveis.

Então, os alimentos ricos em colágeno vão suprir a falta do colágeno produzido naturalmente, prolongando a vitalidade e a jovialidade. Além dos alimentos, o colágeno também está nos produtos cosméticos de todos os tipos e pode ser consumi em cápsulas como suplemento. Converse com seu dermatologista para escolher a melhor opção para você.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
simpatia da canela
Como fazer a simpatia da canela para atrair prosperidade
hambúrgueres veganos
10 Receitas de hambúrgueres veganos especiais