Crédito: Freepik
em

Gripe ou resfriado: qual é a diferença?

Se você acha que as duas doenças são a mesma coisa, saiba que elas são diferentes, sim

Tosse, espirros, nariz escorrendo ou entupido, muito cansaço. Esses são sinais que costumam apresentar que o organismo não está bem, sendo comuns em gripe ou resfriado.

É comum a banalização da gripe: no primeiro espirro, a pessoa já é considerada gripada, mas não é assim que acontece. Veja quais são os sintomas para conseguir diferenciar a gripe ou resfriado. 

Sintomas de gripe

gripe ou resfriado sintomas gripe
Crédito: Freepik

A gripe, ao contrário do resfriado, pode te derrubar. Ela vem de uma vez, sem dar muitos indícios, já com os seguintes sintomas, bem acentuados ou prestes a se desenvolver:

  • Febre alta e persistente;
  • Tosse seca ou com produção de muco;
  • Dor intensa na garganta;
  • Coriza;
  • Nariz entupido;
  • Dor no corpo, na face e na cabeça;
  • Fadiga completa a ponto de não conseguir sair da cama.

A gripe é causada pelo vírus influenza e se dá em todo o trato respiratório, envolvendo os pulmões. Ela pode evoluir para uma bronquite ou até mesmo pneumonia, sendo assim necessário que se evite a contaminação.

Formas de transmissão

A gripe tem origem viral e seu contágio se dá principalmente pelo ar. Ao tossir, espirrar e até falar, a pessoa contaminada propaga o vírus no ambiente, podendo transmitir a doença para os que estão em volta.

Essa não é a única forma de contágio. Um aperto de mão, copos e talheres compartilhados, beijos, corrimões de escadas em locais públicos, compartilhamento de objetos e afins podem também passar o vírus.

Como tratar gripe

O tratamento se dá de forma mais ostensiva do que no resfriado, pois os sintomas são mais fortes, exigindo uma postura mais proativa de solução. Remédios para controlar a temperatura (evite os que contém ácido acetilsalicílico na composição), a dor, outros para fortalecer o sistema imunológico e para facilitar a saída do muco.

No mais, é muito repouso, beber mais líquido do que o de costume e tentar se alimentar adequadamente, para dar energia para o corpo poder se recuperar.

Termina mais ou menos em duas semanas, precisando ainda de um tempo maior para a recuperação do organismo, que pode ter ficado debilitado depois do ocorrido.

Sintomas de resfriado

gripe ou resfriado sintomas de resfriado
Crédito: Freepik

O resfriado é mais leve e não te impede de levantar e fazer suas obrigações, apesar de todo o mal estar envolvido. Ele leva mais tempo para chegar, dando inclusive para perceber quando está por vir, começando com um mal estar em um dia, nariz escorrendo em outro e assim por diante.

Veja quais são os principais sintomas:

  • Febre bem leve ou pré-febre;
  • Tosse seca ou com produção de muco;
  • Dor leve, arranhão ou coceira na garganta;
  • Coriza;
  • Nariz entupido;
  • Dor no corpo, na face e de cabeça, mas com menor intensidade;
  • Cansaço para as atividades do dia a dia, sensação de moleza.

Ele é causado pelo rinovírus e atinge somente o trato respiratório superior, deixando o pulmão de lado, o que dá uma dimensão de menor gravidade à doença.

Formas de transmissão

Gripe ou resfriado são transmitidos pelo vírus influenza, já que ambos são da mesma família. Para evitar a transmissão, é necessário ter cuidado ao espirrar e tossir, cobrindo sempre a boca e o nariz.

Para isso, você pode usar um lenço ou até mesmo a parte interna da manga do casaco para espirrar, sendo o primeiro mais efetivo, de acordo com um estudo. Veja os detalhes em vídeo.

Como tratar resfriado

O tratamento é mais simples, sendo apenas sintomático, com descanso apropriado, boa alimentação e uma correta ingestão de líquidos, prezando por aqueles que possam ajudar na recuperação, como sucos nutritivos e vitamina C.

Chás contra resfriados e remédios naturais também podem ajudar a se recuperar mais rapidamente, fazendo com que seu corpo reaja melhor ao processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

eliminar parasitas do corpo

Como eliminar parasitas do corpo de forma natural

Perda auditiva: tipos, causas e sintomas