em

Diagnóstico de câncer: como lidar e o que fazer

Saiba o que fazer para aceitar o que está acontecendo e tornar a lutar contra essa doença menos sofrida

diagnostico de cancer
Crédito: Pixabay

Em 2018, segundo o Instituto do Câncer (INCA), 582.590 pessoas receberam o diagnóstico de câncer no Brasil. O mais comum entre os homens é o de próstata e, entre as mulheres, o de mama. Apesar de ser cada vez mais comum, ninguém espera que aconteça. Receber um diagnóstico de câncer é assustador e é por isso que você vai descobrir agora passos importantes para lidar com essa descoberta.

O que fazer depois de receber o diagnóstico

diagnostico de cancer como
Crédito: Pixabay

Qualquer problema de saúde pode atrapalhar o ritmo normal de vida. O câncer é uma das doenças mais associadas à morte atualmente, o que pode fazer com que a pessoa que seja diagnosticada fique um tempo sem saber o que fazer.

Se você está nesse lugar agora, pense em como é importante receber esse diagnóstico, pois quando antes o tratamento começar, mais chances você tem de vencer essa batalha.

Tenha a equipe certa

A coisa mais importante que você pode fazer é consultar um oncologista especializado em seu tipo específico de câncer e ter experiência em tratar muitos outros pacientes como você. Isso porque, quando se trata de câncer, o médico pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Se você não tem a oportunidade de escolher um profissional especializado no seu tipo de câncer, o mais importante é confiar em quem acompanha o seu tratamento.

Faça um exame genético

Se você tem condições para ter um tratamento particular, pergunte ao seu médico sobre o exame de perfil genômico abrangente. Essa análise permite entender como o câncer foi causado, de acordo com as mutações do DNA. Essa informação pode ser usada para encontrar o tratamento mais adequado, com o medicamento mais indicado.

O perfil genômico abrangente ainda não é um exame rotineiro e é oferecido em clínicas particulares.

Entenda o tratamento

Os médicos têm algumas alternativas para combater o câncer. A escolha entre as opção vai variar conforme o estágio, o tipo e a localização do tumor. Segundo o INCA, os caminhos mais comuns são:

  • Cirurgia: o objetivo é remover o tumor completamente ou a maior parte possível;
  • Quimioterapia: é o tratamento no qual utiliza-se medicamentos para combater o tumor. Podem ser administrados via oral, pela veia, pelo músculo, subcutânea, pela espinha dorsal ou tópica (sobre a pele);
  • Radioterapia: nesse tratamento, são utilizadas radiações ionizantes (como o raio-x) para destruir ou impedir que as células cancerígenas aumentem;
  • Transplante de medula óssea: esse tratamento é proposto para doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia e os linfomas.

Para muitas pessoas, o tratamento através de um ensaio clínico pode ser uma boa opção. O ensaio é uma saída especialmente para pacientes com cânceres tão raros que um padrão de tratamento ainda não foi estabelecido e para pacientes com câncer avançado que esgotaram as opções de tratamento. Certifique-se de perguntar ao seu médico sobre ensaios clínicos que podem ser adequados para você.

Como lidar com o diagnóstico

diagnóstico de câncer como lidar com a notícia
Crédito: Freepik

É importante ter o seu tempo para digerir o diagnóstico. Respeite o seu momento, mas não demore para começar a agir. O tempo é essencial para o tratamento ter êxito. Mantenha o seu pensamento positivo e ampare-se nas pessoas que você ama.

Não esconda seus sentimentos

Você precisa ser forte, mas não deve esconder a tristeza quando precisar chorar depois do receber o diagnóstico de câncer. Medo e raiva também são comuns e não não motivos de vergonha. Aceite ajuda das pessoas que estão com você e estabeleça seus limites em relação a isso. Procure por grupos de apoio, que tenham outras pessoas que passam pelo mesmo que você.

Se achar que é necessário, procure por um profissional para acompanhar seu quadro mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Ter depressão é muito comum, então não deixe de tratar isso também.

Cuide de você

Se seu médico permitir e você tiver condições, faça exercícios físicos leves, saia de casa e estimule a produção de endorfina. Caminhada, yoga, natação e alongamento são alguns exemplos por onde começar.

Invista o tempo livre para fazer alguma coisa que você goste. Pode ser cozinhar, assistir a um filme, sentar numa praça ou qualquer outra coisa que lhe dê prazer.

Informe-se

É importante tirar dúvidas sobre a sua doença depois de receber o diagnóstico de câncer. Por isso, não tenha vergonha de perguntar o que quiser para o seu médico. Algumas entidades, como o Instituto Oncoguia, têm linhas de contato para tirar dúvidas de pacientes, prestar apoio e orientação. É só ligar para o número 0800 773 1666.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sabonete de salsa como fazer

Como fazer sabonete de salsa

receitas de suco de maracujá

10 Receitas de suco de maracujá