em

8 Superalimentos para adicionar ao dia a dia

Confira como incluir esses alimentos no cardápio e os benefícios de cada um deles

superalimentos
Crédito: Unsplash

Já pensou em comidas que concentram uma enorme dose de nutrientes e que podem prevenir diversos problemas, como o câncer? Eles existem. Basta incluir os superalimentos em sua dieta, aproveitando de todos os benefícios que esses ingredientes podem trazer para o organismo.

Superalimentos para incluir no cardápio

Geralmente, esses alimentos são muito fáceis de serem aproveitados na alimentação; podem ser usados em receitas práticas e fáceis de fazer em casa. Confira 8 superalimentos bastante nutritivos.

1. Açaí

superalimentos açai
Crédito: Wikimedia Commons

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira muito saborosa e é apreciada tanto em receitas doces, quanto em receitas salgadas. Ele pode trazer diversos benefícios para o organismo e, por isso, é considerado um superalimento.

O açaí tem um incrível potencial rejuvenescedor, devido a sua enorme quantidade de antioxidantes, eliminando ou retardando desgastes causados nas células corporais. Um dos antioxidantes presentes no açaí são as atocianinas, capazes de reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

As atocianinas também podem contribuir com benefícios para o sistema cardiovascular, prevenindo coágulos sanguíneos, ocasionando o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de um modo geral.

2. Nozes e castanhas

superalimentos castanhas
Crédito: Pexels

Esses ingredientes possuem diversas vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B e vitamina E, magnésio, potássio e fósforo. O que contribui para diversas funções do corpo, como a saúde muscular.

Por conta de seus altos índices de potássio, esses componentes podem auxiliar bastante atletas e pessoas que também possui alto desgaste físico no dia a dia, evitando a fadiga muscular.

Além disso, as nozes e as castanhas são ricas em ômega 3, o que as torna muito poderosas para a manutenção da saúde cerebral.

3. Cacau

superalimentos cacau

Crédito: Freepik

Embora bem conhecido por ser utilizado em chocolates, aqui estamos falando do produto sem ou com pouquíssima adição de açúcar. Não vale aquele chocolate ao leite; tente os com maior concentração de cacau e também os nibs e as polpas.

Um dos grandes benefícios do cacau é que ele possui diversos antioxidantes que permitem combater a precocidade no envelhecimento do cérebro e em outros órgãos importantes.

Além disso, estudos apontam que o cacau ajuda a melhorar o humor, podendo ser uma das ferramentas utilizadas para amenizar os sintomas da depressão.

Lembre-se sempre que a depressão é uma doença e que é muito importante que se consulte um especialista em saúde mental ao se notar os primeiros sintomas.

4. Quinoa

superalimentos quinoa
Crédito: Freepik

A quinoa está na classificação de superalimentos por possuir uma quantidade muito elevada de vitaminas, minerais e proteínas, o que faz dela um estimulador da energia corporal, proporcionando uma forte nutrição, a melhora da pele e o fortalecimento da imunidade.

Além disso, ela é composta de 23% de proteína, ultrapassando os níveis de todos os outros vegetais proteicos, como a soja, o que faz com que a quinoa seja excelente para a constituição dos músculos.

Saiba como preparar quinoa para usá-las nas mais variadas receitas.

5. Chia

superalimentos chia
Crédito: Freepik

A chia é rica em fibra e ômega 3, sendo excelente para nivelar o nível de açúcar no sangue, diminuindo o colesterol, atribuindo energia e promovendo a digestão.

Além disso, esse superalimento contém importantes minerais e antioxidantes, sendo um alimento completo para a saúde. Adicione-a em sucos, frutas e iogurtes, ela não mudará o sabor.

Veja como consumir chia nas refeições diárias.

6. Mirtilos

superalimentos mirtilo
Crédito: Unsplash

Os mirtilos são superalimentos muito nutritivos, disponibilizando poderosos benefícios para o organismo. Em 50 g, existem três vezes mais vitamina C do que numa laranja. Isso faz dele uma ótima fonte de colágeno e fortalecimento da imunidade, mantendo uma pele saudável.

Além disso, são ricos em antioxidantes, o que garante maior reparação de células danificadas por desgastes quaisquer. Os flavonoides defendem o organismo dos radicais livres, responsáveis por causar danos na memória e nos tecidos. Portanto, os mirtilos podem evitar degeneração do cérebro.

7. Abacate

superalimentos abacate
Crédito: Unsplash

O abacate é um dos superalimentos por causa da vitamina E e gorduras boas, que são muito benéficas à saúde cerebral. Seus antioxidantes também evitam o envelhecimento prematuro das células neurais. Além disso, o abacate contém ômega 3, que resguarda o cérebro de danos precoces.

Por conta também desses antioxidantes, ele possui um excelente potencial anti-inflamatório. Experimente receitas deliciosas de vitamina de abacate.

8. Salmão

superalimentos salmão
Crédito: Unsplash

O salmão possui diversos benefícios, como a enorme presença de minerais e ômega 3. Os minerais ajudam a manter a saúde muscular; já o ômega 3, a mental.

Além disso, o salmão é rico em selênio, mineral bastante útil para o crescimento adequado de unhas e cabelos, usado inclusive em produtos capilares e cosméticos.

Para completar, ele também possui niacina, uma vitamina que pode reduzir os níveis de colesterol. É muito benéfica para a saúde cardiovascular e para a prevenção de infartos e entupimento de artérias.

Conheça mais também sobre a spirulina, considerada pela Organização Mundial da Saúde o alimento do milênio, no vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

manchas vermelhas no rosto

Causas e como tirar manchas vermelhas no rosto

berinjela benefícios e receitas

Berinjela: benefícios para a saúde e receitas