como conservar alho
Crédito: Freepik

Aprenda a escolher e como conservar alho por mais tempo

Não compre alho para deixar esquecido no armário e acabar jogando fora. Veja como evitar o desperdício!

Publicidade

Para quem aprecia seu aroma e sabor, o alho é um tempero indispensável na maioria das receitas salgadas. Além de gostoso, o alho oferece benefícios à saúde, tanto que existem várias receitas de chá de alho e xarope para aliviar sintomas de gripe e resfriado. Mas, você sabe como escolher alho fresco e como conservar alho em casa para durar bastante tempo? Veja essas dicas fáceis!

Como escolher alho na hora de comprar?

Se você dá mais importância para a praticidade e não gosta de ficar com cheiro de alho nas mãos, a dica é comprar alho picado e congelado.

Assim, você garante que todo o conteúdo do pacote é bom para uso, só precisa tirar do congelador e colocar na panela.

Mas, se você preferir comprar alho fresco, precisa saber como escolher, evitando que vários dentes da cabeça de alho estejam secos ou mofados, e tenha que jogar boa parte no lixo.

Publicidade

Antes de tudo, saiba identificar que existem dois tipos principais de alho vendidos no Brasil: o alho branco (chinês) e o alho roxo, que é considerado de qualidade superior.

Na hora de escolher, pegue a cabeça de alho na mão, veja se todos os dentes estão com bom aspecto e protegidos, tanto pela casca externa da cabeça quanto pela casca do dente em si. Aperte para ver se os dentes estão firmes e inteiros, sem partes mofadas ou machucados.

Aproveite e veja: Alho confitado: uma receita fácil para várias utilidades

Como conservar alho para durar mais tempo?

As cabeças de alho novas tendem a durar duas ou três semanas em bom estado, fora da geladeira. Mas, como você nem sempre sabe por quanto tempo elas já estavam no supermercado ou na feira para comprar, o melhor a fazer é deixar o alho pronto para uso, conservado na geladeira ou no congelador.

Publicidade

Tempero de alho e sal

Uma das formas de como conservar alho é fazer um tempero pronto de alho e sal. Você descasca os dentes de alho, coloca em um pontinho, adiciona sal e soca com um socador para o alho ficar triturado e salgado, uma pasta. O sal ajuda a conservar o alho.

Mantenha essa misturinha na geladeira, em um potinho bem tampado, e vá usando durante a semana. Não faça muito, pois, mesmo na geladeira e com sal, ele estraga.

Alho em conserva

Não precisa fazer uma conserva toda elaborada, nem cozinhar o alho antes. A ideia é apenas descascar os dentes de alho e imergi-los em azeite. Se quiser, pode adicionar ervas, pimentas e outras especiarias para dar mais sabor. O alho no azeite dura mais tempo e pode ficar fora da geladeira, enquanto o frasco de vidro ainda estiver lacrado. Depois de aberto, deve ficar na geladeira.

Publicidade

Alho congelado

Por fim, o alho congelado tem bastante durabilidade e é uma boa ideia para ter mais praticidade no dia a dia corrido. Você pode congelar os dentes inteiros ou picados, dependendo de como costuma usá-los.

Para os dentes inteiros, apenas descasque-os. Depois, coloque os dentes num potinho de vidro com tampa e deixe no congelador. Para evitar que eles grudem, pode colocar os dentes sobre um prato ou forma e usar um pincel de cozinha para pincelar um pouquinho de azeite em volta de cada um deles antes de congelar.

Para os dentes picados, descasque-os e pique no tamanho desejado. Se quiser fazer uma pasta, triture. Depois do alho picado ou triturado, misture um pouco de azeite para evitar que vire uma bola de alho congelado. Distribua o alho triturado ou picado em uma forminha de gelo, formando porções menores. Leve para congelar, depois pode transferir os bloquinhos para um saco plástico e manter no congelador.

Publicidade

Veja também: Receitas de pão francês com creme de alho

PODE GOSTAR TAMBÉM