sobre cárie nos dentes
Crédito: Freepik

Cárie no dente: conheça o que causa, como evitar e tratar esse problema

Ter dentes danificados afeta a saúde, a estética e a autoestima. Veja como prevenir um dos problemas mais comuns

Publicidade

A higiene bucal é um cuidado que deve ser ensinado e praticado desde a primeira infância, quando os dentes de leite começam a nascer. Muitos pais pensam que os dentes de leite não precisam ser escovados porque vão cair, mas não é bem assim que funciona. A criança que não escova os dentes todos os dias vai desenvolver cáries tanto quanto os adultos. Essas cáries vão causar dor, dificuldade para comer, além do risco de evoluir para um problema mais sério, como infecções nas gengivas. Mas você sabe o que é a cárie, porque ela acontece e como evitar? Veja a seguir.

O que é?

De modo geral, ela é o resultado do acúmulo de placas bacterianas sobre os dentes, quando não recebem uma escovação adequada. Quanto mais tempo essa placas cheias de bactérias ficam sobre o dente, mais elas o corroem, dando início à chamada desmineralização do esmalte do dente. Essa é a cárie.

A região desgastada fica, inicialmente, com uma mancha branca. Essa mancha é a característica da desmineralização do esmalte que é a camada protetora externa dos dentes.

Conforme evolui, o dente vai ficando com uma cor bem escura e, como se trata de uma corrosão, o dente fica aberto, causando mau cheiro, dor e sensibilidade, além do risco de infecções mais sérias.

Publicidade

Causas

causas da cárie dentaria
Crédito: Freepik

Como você viu no tópico anterior, a cárie ocorre, principalmente, pela falta de uma higiene bucal adequada. É importante saber que as bactérias bucais estão presentes na boca de todas as pessoas. Mas elas começam a fazer mal ao dentes quando entram em contato com açúcares presentes nos alimentos, mesmo nos salgados que são carboidratos.

A mistura dos açúcares com essas bactérias resulta na produção de ácidos que têm a capacidade de destruir o dente se não for tratada.

Porém, de acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, é comum haver casos de pessoas que cuidam muito bem dos dentes e mesmo assim têm cáries, enquanto outras pessoas não são tão cuidadosas e não as desenvolvem.

Isso acontece porque algumas pessoas têm dentes mais fracos do que outras, com um esmalte protetor menos resistente, fazendo com que a cárie apareça com mais facilidade.

Publicidade

Como evitar

como evitar cárie no dente
Crédito: Freepik

Tanto as pessoas com essa predisposição genética de ter um esmalte dentário menos resistente quanto àquelas com dentes bem fortes, precisam ter dois cuidados principais para evitá-las.

Alimentação saudável

O primeiro cuidado é evitar o excesso de carboidratos e outros açúcares presentes em alimentos e bebidas. Claro, não é possível cortar todos os tipos de açúcares da alimentação, até porque os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo.

Mas é possível dar preferência para os açúcares naturais presentes nas frutas e legumes, além de manter uma alimentação bem saudável para nutrir os dentes com os minerais necessários ao seu fortalecimento constante.

Publicidade

Higiene bucal adequada

O outro cuidado igualmente importante é escovar os dentes todos os dias, pelo menos depois das refeições principais para remover o excesso de resíduos. Mesmo quando você passa a língua nos dentes e eles parecem estar lisos e limpos, não estão. É necessário fazer a escovação e também passar fio dental para remover a sujeira que a escova não alcança.

Ir ao dentista uma vez ao ano

Também faz parte dos cuidados dentários fazer pelo menos uma visita por ano ao dentista. Nessa visita o profissional irá avaliar a saúde bucal como um todo, pois é possível que haja tártaros (placas calcificadas) e outras sujeiras que a pessoa não consegue ver nem sentir. Assim, o dentista poderá fazer uma limpeza e prevenir que doenças bucais se manifestem quando já estão em estágio avançado.

Como tirar?

O único modo seguro de removê-las é indo ao dentista. É necessário que o profissional faça uma avaliação do dente danificado, muitas vezes necessitando de exame de raios X para saber qual é a profundidade da cárie.

Publicidade

Somente depois ele irá abrir o dente, usado materiais esterilizados para evitar infecção por bactérias, e limpar o dente da cárie, finalizando com a chamada obturação, que é o fechamento do dente com um material próprio, como resina. Não é seguro tentar mexer em uma cárie por conta própria, pois há grande risco de infectar a boca e de causar uma hemorragia.

PODE GOSTAR TAMBÉM