em

AmeiAmei

Aprenda a evitar a proliferação de cáries com atitudes simples e caseiras

Alimentação e práticas diárias dentro da higiene bucal vão te ajudar a manter o sorriso lindo

Cuidados saúde bucal: cáries

As cáries são problemas de saúde bucal que acometem, na maioria das vezes, nas crianças. Porém, adultos não estão a salvo do problema. Muitas pessoas sofrem desse mal, mas não sabem o motivo.

Geralmente, as cáries surgem por conta das bactérias existentes na superfície dos dentes e falta de resistência do esmalte, que é constituído por meio da mineralização de proteínas específicas.

Quando a pessoa tem um péssimo hábito alimentar, somado a uma rotina de higiene bucal duvidosa, as chances de as cáries surgirem são enormes.

Contudo, não entre em pânico. Com alguns cuidados que você pode tomar desde já, é possível controlar a proliferação de bactérias e reverter a situação. Veja só:

1. Fazer bochecho com óleo

Óleo gergelim para cáries

Na prática Ayurveda (medicina milenar indiana), o hábito de bochechar óleo de gergelim ou coco ajuda a manter a saúde dos dentes e desintoxicar o organismo. Faça o bochecho diariamente, em jejum, pela manhã. O ideal é manter o óleo por 20 minutos na boca. Ótimo para quem deseja evitar ou controlar a proliferação das cáries.

2. Dieta saudável

Especialistas afirmam que a qualidade da sua alimentação está diretamente ligada à saúde dos dentes. Adicione alimentos repletos em cálcio e vitamina D na sua dieta: frutos do mar, lactíneos, cereais e vegetais. Diminua consideravelmente todos os tipos de processados e açucarados. E cuidado, até mesmo as frutas são ricas em açúcar, por isso não coma em excesso.

3. Alimentos da medicina Ayurveda

Medicina Ayurveda para tratar cáries

Os alimentos usados na medicina Ayurveda são altamente curativos. Cúrcuma, semente de mostarda, limão, cebola, romã vermelha e mel são ricos em vitaminas e minerais, que vão ajudar na manutenção do esmalte do dente, além de controlar a proliferação de bactérias que provocam cáries.

4. Alimentos alcalinos

A dica é neutralizar a acidez da saliva e suprimir a multiplicação de bactérias cariogênicas. Para isso, adicione alimentos como folhas verdes, pimenta caiena, alho e vegetais crucíferos: brócolis, repolho, rúcula, rabanete, couve de bruxelas, entre outros.

5. Vitamina D

Aproveite para tomar um sol, pelo menos 10 minutos, todos os dias. Esse hábito é excelente para equilibrar a vitamina D no organismo e combater as bactérias ruins que causam cáries.

6. Fluoreto de sódioFluoreto sódio para cáries

Para reverter a decomposição do esmalte, recomenda-se usar fluoreto de sódio. Produto ajuda a bloquear a perda dos minerais do seu esmalte, dificultando a entrada de bactérias que causam as cáries. Mas se você tem propensão para o problema, o ideal é usar também uma pasta de dente com flúor e um produto de enxague bucal específico, a fim de potencializar o cuidado. Lembre-se, essas dicas não substituem uma visita ao dentista.

Você sabia que os cuidados com a saúde bucal começam na primeira infância, com bebês recém nascidos? Essa e outras informações são fornecidas pela dentista Denise Tanus. Confira:

Gostou das dicas? Então compartilha com amigos e a família para que todos saibam a importância do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Receita refrigerante de uva

Aprenda fazer refrigerante de uva só com quatro ingredientes

olhos

Cabeleireira devolve prêmio de rifa para ajudar menino a fazer cirurgia