em

Como usar a babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer

Quem é que não deseja ter em mãos uma receita milagrosa (fácil e barata) para ter os cabelos bonitos?
babosa no cabelo
Designed by Freepik

A babosa é uma planta muito antiga e cheia de benefícios para a saúde, em especial da pele e dos cabelos. Mas ela também pode ser ingerida, pois o suco feito com o gel da babosa é ótimo para o trato gastrointestinal e no tratamento de vários outros problemas de saúde. Veja agora como usar babosa no cabelo e seus benefícios.

Benefícios de usar babosa no cabelo

Se você reparar, muitos produtos vendidos em supermercados e farmácias (principalmente aqueles naturais e sem adição de sal) possuem a babosa como um dos seus ingredientes.

A parte da babosa utilizada para aplicar nos cabelos, na pele ou para ingerir é o gel extraído do interior da folha. No caso do uso capilar, o gel irá penetrar no fio do cabelo e fornecer os nutrientes e vitaminas para os folículos capilares. Conheça os benefícios da babosa no cabelo:

1. Anti-inflamatório, antifúngico e cicatrizante

O gel da babosa reage de forma positiva para o couro cabeludo, ajudando a tratar a inflamação que ocorre em casos de psoríase, caspa e seborreia, bem como a acelerar o processo de cicatrização deixado por esses problemas por conta do excesso de coceira.

Falando em coceira, o composto chamado lactato de magnésio da babosa ajuda a aliviar a sensação angustiante de quando a cabeça começa a coçar por conta da inflamação e dos folículos que o couro cabeludo solta no caso das doenças capilares.

2. Hidratante

Hidratar os cabelos com babosa é uma técnica muito eficaz, pois o gel da planta atua na nutrição dos fios desde a raiz, devolvendo a maciez, o brilho e prevenindo o frizz.

Isso ocorre graças a grande quantidade de minerais e vitaminas que a babosa fornece. Ela possui vitamina A, C, E e do complexo B, que também atuam como antioxidantes promovendo a renovação celular.

Além disso, fornece vinte tipos de minerais, entre eles o cálcio, zinco, sódio, potássio e magnésio, todos essenciais para a saúde do corpo, incluindo do couro cabeludo e da circulação do sangue nessa região.

3. Promove limpeza dos fios

Os aminoácidos presentes no gel da babosa permitem que o gel realize uma limpeza profunda no couro cabeludo e ao longo dos fios. Esse compostos são responsáveis, entre outras funções, pelo crescimento, reparação e manutenção dos tecidos do corpo, o que inclui o couro cabeludo.

4. Controla a oleosidade

A certa quantidade de oleosidade nos cabelos e na pele é normal e necessária, para proteger a pele e mantê-la hidratada. Então, não deve remover uma leve oleosidade o tempo todo, ou o corpo vai entender que está faltando óleo e vai liberar ainda mais.

Porém, para quem sofre com oleosidade excessiva dos cabelos, o gel da babosa é um grande aliado, mantendo a pele mais saudável e controlando a liberação de óleo em excesso.

5. Aceleração do crescimento dos cabelos

A babosa possui um tipo de enzima que tua em benefício do crescimento dos cabelos. Também por causa da limpeza que promove no couro cabeludo, ajuda a melhorar a circulação e favorece o crescimento dos fios, pois elimina as impurezas que obstruem os poros.

6. Controle da queda

Da mesma forma que a babosa estimula o crescimento dos fios de cabelo, também ajuda com que parem de cair em excesso. É claro que quando existe uma queda acentuada, além do normal, o médico deverá ser consultado, pois pode ser um sintoma de outro problema de saúde.

Mas de modo geral, é uma planta que vai tratar da queda de cabelo de forma natural, sem contraindicações, facilmente aplicável em casa. Ainda assim a recomendação é que tenha acompanhamento profissional para saber qual a quantidade recomendada para o seu problema em especial.

Como usar babosa no cabelo?

A melhor forma de obter os efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes e hidratante da babosa é na sua forma pura, retirando o gel da planta na hora e em seguida aplicar no couro cabeludo, já limpo, deixando agir por meia hora.

Mas também pode-se misturar o gel da babosa com outros ingredientes naturais que agem a favor da saúde dos cabelos. Veja a seguir.

Como fazer hidratação com babosa?

A hidratação com babosa pode ser feita em casa, utilizando outros ingredientes que, juntos, atuam pela saúde capilar, como sabonete de coco, óleo e mel. Assim, tem-se a receita perfeita para cabelos hidratados e sedosos.

Ingredientes

  • Gel de babosa: 1 xícara;
  • Sabonete de coco (natural): 1 barra;
  • Mel de abelha: 1 xícara;
  • Óleo de rícino: 3 colheres de sopa;
  • Água filtrada: 1,5 litro.

Modo de preparo

1. Em uma panela (pode ser de inox, ágata ou vidro) coloque o sabonete cortado em pedaços e a água em fogo baixo;
2. Após formar uma mistura homogênea, acrescente o mel;
3. Misture e espere que este preparado esfrie para depois acrescentar o gel da babosa e o óleo de rícino;
4. Coloque em uma embalagem da sua preferência para poder utilizar como um xampu. Recomenda-se utilizar a babosa no cabelo desta forma duas vezes por semana.

Como usar a babosa para fazer cabelo crescer?

Se o seu objetivo é usar a babosa também para acelerar o crescimento dos cabelos, junto com o efeito da hidratação, a receita é a seguinte:

Ingredientes

  • Óleo de jojoba: 1 colher de sopa;
  • Óleo essencial de alecrim: 20 gotas;
  • Gel de babosa: 1 folha grossa.

Modo de preparo

1. Lave a folha de babosa e corte ao meio para raspar todo o gel que soltar. Bata o gel no liquidificador.

2. Depois de bater o gel, coloque-o em uma vasilha e misture-o com os óleos

3. Aplique o gel em todo o couro cabeludo e massageie de leve. Se sobrar aplique ao longo do fios.

4. Coloque uma touca e deixe agir por quarenta minutos.

5. Depois é só lavar o cabelo normalmente, sem usar água muito quente. Repita uma vez por semana.

Os óleos de jojoba e alecrim intensificam o efeito da babosa nos cabelos, pois também fornecem vitaminas e minerais que melhoram a saúde do couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios.

Quais as possíveis causas da demora do crescimento do cabelo?

O seu cabelo demora a crescer e, quando chega ao tamanho ideal está fraco e quebradiço? Estes são alguns dos motivos que podem estar danificando os seus fios:

1. Caso more em uma região muito úmida, este pode ser um fator;
2. O seu organismo pode estar com alguma deficiência de vitaminas;
3. A poluição ambiental também pode contribuir para os efeitos negativos;
4. Uso prolongado ou até mesmo de alguma medicação específica pode causar este efeito (consulte o seu médico).

Dica: Além de usar babosa no cabelo, veja outros benefícios da babosa para a saúde.

As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Uma história incrível de uma bebê adotada
4 receitas para consumir em jejum e perder peso