em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer

Quem é que não deseja ter em mãos uma receita fácil e barata para ter os cabelos bonitos?

babosa no cabelo
Crédito: Freepik

A babosa é uma planta muito antiga e cheia de benefícios para a saúde, em especial da pele e dos cabelos. Ela também pode ser ingerida, pois o suco feito com o seu gel é ótimo para o trato gastrointestinal e no tratamento de vários outros problemas de saúde. Conheça agora como usar babosa no cabelo e quais os seus benefícios para os fios e o couro cabeludo.

Benefícios de usar babosa no cabelo

babosa no cabelo benefícios
Crédito: Pxhere

Se você reparar, muitos produtos vendidos em supermercados e farmácias (principalmente aqueles naturais e sem adição de sal) possuem a babosa (também chamada de aloe vera) como um dos seus ingredientes.

Existem muitos tipos de babosa e a parte utilizada para aplicar nos cabelos, na pele ou para ingerir é o gel extraído do interior da folha. No caso do uso capilar, o gel irá penetrar no fio do cabelo e fornecer os nutrientes e vitaminas para os folículos capilares.

1. Efeito anti-inflamatório e cicatrizante

O gel reage de forma positiva para o couro cabeludo, ajudando a tratar a inflamação que ocorre em casos de psoríase, caspa e seborreia, bem como a acelerar o processo de cicatrização das feridas causadas pelo excesso de coceira.

Falando em coceira, o composto chamado lactato de magnésio ajuda a aliviar a sensação de coceira por conta da inflamação e dos folículos que o couro cabeludo solta no caso das doenças capilares.

2. Age como antisséptico e antifúngico

Seu efeito antifúngico ajuda a tratar a caspa e outros problemas causados por fungos na cabeça. Ao mesmo tempo, seu efeito antisséptico faz com que suas enzimas limpem o couro cabeludo das células mortas. Assim, ocorre a regeneração do tecido, ficando renovado, limpo e mais saudável.

3. Alivia queimaduras do sol no couro cabeludo

É mais difícil perceber quando a pele do couro cabeludo está queimada pelo sol. Também é mais difícil tratar, mas nesse sentido a babosa pode ajudar. Ao aplicá-la no couro cabeludo, ela atua prevenindo maiores danos que os raios UV podem causar, ajudando a região queimada a curar mais rápido.

4. Hidratante

Aplicar o gel de babosa puro ou com máscaras hidratantes no cabelo é uma opção muito eficaz, pois o gel atua na hidratação dos fios desde a raiz, devolvendo a maciez, o brilho e prevenindo o frizz. Além de reidratar, ele forma uma camada protetora que ajuda a manter essa hidratação por mais tempo.

5. Promove a nutrição dos fios e a oxigenação do couro cabeludo

A babosa é composta por uma grande quantidade de minerais e vitaminas. Ela possui vitaminas A, C, E e do complexo B. Além disso, fornece vinte tipos de minerais, entre eles o cálcio, zinco, sódio, potássio e magnésio, todos essenciais para a saúde do corpo, incluindo do couro cabeludo e da circulação do sangue nessa região.

6. Age como antioxidante

Por conta da sua grande quantidade e variedade de vitaminas, a babosa oferece um bom efeito antioxidante ao couro cabeludo. Quer dizer que ao ingeri-la, ela vai ajudar a proteger as células da oxidação provocada pelos radicais livres. Essa oxidação é responsável pelo enfraquecimento da pele, dos fios de cabelo e o aparecimento de problemas cutâneos.

7. Promove limpeza dos fios

Os aminoácidos presentes no gel da babosa proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo e ao longo dos fios. Esse compostos são responsáveis, entre outras funções, pelo crescimento, reparação e manutenção dos tecidos do corpo, o que inclui o couro cabeludo.

8. Controla a oleosidade

Certa quantidade de oleosidade nos cabelos e na pele é normal e necessária para proteger e manter a hidratação. Então, não deve remover uma leve oleosidade o tempo todo, ou o corpo vai entender que está faltando óleo e vai liberar ainda mais.

Porém, para quem sofre com oleosidade excessiva dos cabelos, o gel da babosa é um grande aliado, mantendo a pele mais saudável e controlando a liberação de óleo em excesso.

9. Aceleração do crescimento dos cabelos

A babosa possui um tipo de enzima que atua em benefício do crescimento dos cabelos. Também por causa da limpeza que promove no couro cabeludo, ajuda a melhorar a circulação e favorece o crescimento dos fios, pois elimina as impurezas que obstruem os poros.

10. Age no controle da queda

Da mesma forma que estimula o crescimento dos fios de cabelo, também ajuda com que parem de cair em excesso. É claro que quando existe uma queda acentuada, além do normal, o médico deverá ser consultado, pois pode ser um sintoma de outro problema de saúde.

De modo geral, é uma planta que vai tratar da queda de cabelo de forma natural, sem contraindicações, facilmente aplicável em casa. Ainda assim a recomendação é que tenha acompanhamento profissional para saber qual a quantidade recomendada para o seu problema em especial.

Como usar babosa no cabelo?

babosa no cabelo como usar
Crédito: Pixabay

A melhor forma de obter os efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes e hidratantes da babosa é na sua forma pura, retirando o gel da planta na hora e em seguida aplicar no couro cabeludo, já limpo, deixando agir por meia hora.

Também pode-se misturar o gel da babosa com outros ingredientes naturais que agem a favor da saúde dos cabelos. Veja a seguir.

Como fazer hidratação com babosa?

A hidratação com babosa pode ser feita em casa, utilizando outros ingredientes que, juntos, atuam pela saúde capilar, como sabonete de coco, óleos essenciais e mel. Assim, tem-se a receita perfeita para cabelos hidratados e sedosos.

Ingredientes

Gel de babosa: 1 xícara (chá);
Sabonete de coco (natural): 1 barra;
Mel de abelha: 1 xícara (chá);
Óleo de rícino: 3 colheres (sopa);
Água filtrada: 1,5 litro.

Modo de preparo

  1. Em uma panela (pode ser de inox, ágata ou vidro) coloque o sabonete cortado em pedaços e a água em fogo baixo;
  2. Após formar uma mistura homogênea, acrescente o mel;
  3. Misture e espere que esse preparado esfrie para depois acrescentar o gel da babosa e o óleo de rícino;
  4. Coloque em uma embalagem da sua preferência para poder utilizar como máscara de hidratação.

Como usar a babosa para fazer cabelo crescer?

Se o seu objetivo é usar a babosa também para acelerar o crescimento dos cabelos, junto com o efeito da hidratação, a receita é a seguinte:

Ingredientes

Óleo de jojoba: 1 colher (sopa);
Óleo essencial de alecrim: 20 gotas;
Gel de babosa: 1 folha grossa.

Modo de preparo

  1. Lave a folha de babosa e corte ao meio para raspar todo o gel que soltar. Bata o gel no liquidificador;
  2. Depois de bater o gel, coloque-o em uma vasilha e misture-o com os óleos;
  3. Aplique o gel em todo o couro cabeludo e massageie de leve. Se sobrar aplique ao longo do fios;
  4. Coloque uma touca e deixe agir por quarenta minutos;
  5. Depois é só lavar o cabelo normalmente, sem usar água muito quente.

Os óleos de jojoba e alecrim intensificam o efeito da babosa nos cabelos, pois também fornecem vitaminas e minerais que melhoram a saúde do couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios.

Quais as possíveis causas da demora do crescimento do cabelo?

O seu cabelo demora a crescer e, quando chega ao tamanho ideal está fraco e quebradiço? Esses são alguns dos motivos que podem estar danificando os seus fios:

  • Caso more em uma região muito úmida, este pode ser um fator;
  • O seu organismo pode estar com alguma deficiência de vitaminas;
  • A poluição ambiental também pode contribuir para os efeitos negativos;
  • Uso prolongado de alguma medicação específica pode causar este efeito (consulte o seu médico).

Quando usar babosa no cabelo?

babosa no cabelo quando usar
Crédito: Pixabay

A babosa pura não tem contraindicações quando aplicada na pele. Exceto em casos raros de alergia. Então, ela pode ser usada quando quiser melhorar a hidratação e a nutrição dos fios ou quando quiser tratar alguma queimadura leve ou irritação.

Quantas vezes usar?

Recomenda-se utilizar a babosa no cabelo como forma de máscara de hidratação de uma a duas vezes por semana, conforme a necessidade dos fios.

Da mesma forma, a máscara para estimular o crescimento do cabelo pode ser apliacada uma vez por semana, de acordo com os demais tratamentos que esteja fazendo. Não há necessidade de fazer mais do que isso.

Se for utilizar a babosa pura na intenção de tratar alguma queimadura ou irirtação, a aplicação pode ser feita diariamente. Aplique antes do banho, deixe agir por cerca de 30 minutos e depois lave normalmente com xampu neutro e água morna.

Para outros casos, como tratamento de caspa e seborreia, o médico deverá ser consultado para recomendar a frequência ideal.

Alternativas à babosa

Se não encontrar uma planta para colher as folhas para usar babosa no cabelo, existem outras alterativas naturais que pode experimentar. Apenas lembre-se de testar em uma parte da pele primeiro para ver se vai ocorrer alguma reação alérgica.

Essas alterativas vão depender do efeito desejado, pois nem todas são tão completas em benefícios para o cabelo. Alguns bons exemplos que pode usar em máscaras capilares são:

  • Alecrim;
  • Jaborandi;
  • Hortelã;
  • Bardana;
  • Jojoba;
  • Sálvia;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de rícino;
  • Óleo de abacate.

As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

em inundação casal se recusa a sair do telhado sem seus cachorros

Durante enchente, casal preso no telhado se recusou a ser resgatado

como usar shampoo a seco

Como usar shampoo a seco em dias corridos