em

Caspa: o que é, causas e como eliminar

Quando se conhece a raiz do problema fica muito mais fácil encontrar uma boa solução.
caspa
Designed by Freepik

A caspa é a inimiga da aparência de muita gente. Principalmente quem tem cabelos mais escuros, sofre quando ela aparece, porque é muito mais visível do que em pessoas de cabelo claro.

Mas não é só no visual que ela atrapalha. Ela também causa coceira e pode evoluir para um quadro mais sério. A boa notícia é que sabendo quais são as causas, pode-se tratar o problema. Veja o que é caspa, por que ela acontece e como tratar.

O que é caspa?

A caspa é uma célula morta que se solta do couro cabeludo, sendo substituída por uma célula nova. Pode acontecer por causa de fungos ou não.

No caso da caspa fúngica, ela tem odor mais forte, os folículos são mais amarelados e pode passar de uma pessoa para a outra. O tratamento deve ser prescrito por um médico dermatologista e normalmente ela ocorre como uma evolução da caspa comum.

Devido às causas, a caspa tem tratamento. Veja porque ela acontece e compreenda como pode prevenir.

O que causa a caspa?

O nosso couro cabeludo é uma parte naturalmente oleosa do corpo, mas essa oleosidade deve ser equilibrada para cumprir com a função de tratar dos cabelos. Portanto, alguns motivos que desencadeiam a caspa são:

Alimentação inadequada (com excesso de fritura e carboidrato)

É uma das causas do problema, porque faz o organismo produzir mais óleo. Com isso, as células mortas se soltam mais facilmente.

Estresse

Essa é outra razão que faz ela aparecer com mais intensidade, pois acelera o processo da glândula sebácea (que produz o óleo).

Poluição do ar

Junto com estes dois motivos, a poluição do ar faz o organismo produzir mais óleo de liberar mais escamas do couro cabeludo.

Água quente

Lavar o cabelo com água quente faz com que o óleo do couro cabeludo seque de repente e as glândulas começam a produzir mais do que o necessário.

Produtos

Os xampus de limpeza profunda precisam ser usados com cautela, pois também removem em excesso o óleo do couro cabeludo. Já os condicionadores e cremes devem ser usados apenas no comprimento do cabelo, nunca no couro cabeludo.

Esse ambiente oleoso demais é propício para o surgimento de fungos, que podem fazer a escamação comum virar caspa fúngica.

Como eliminar?

Levando as causas desta patologia em consideração, as formas de tratamento são os cuidados diários para que não se crie um excesso de oleosidade na pele. Então, é preciso ter atenção a:

  • Alimentação equilibrada;
  • Beber água ao longo do dia;
  • Dormir bem;
  • Lavar os cabelos quando necessário, sem deixar ficar muito oleoso;
  • Usar xampu anticaspa (quando está com caspa) ou lavar os cabelos com sabão de coco;
  • Usar produtos na quantidade certa, considerando a limpeza apenas o couro cabeludo;
  • Evitar xampus de limpeza profunda.

Diferença entre caspa e seborreia

A seborreia é considerada um tipo mais grave de caspa e acontece quando há um desequilíbrio da oleosidade do corpo, o que é uma predisposição genética.

Enquanto a caspa solta pequenos folículos de pele morta do couro cabeludo e tem cura, a seborreia pode soltar pedaços maiores de pele por causa do excesso de oleosidade.

Como existem fungos na pele que vão se alimentar dessa oleosidade, eles causam manchas avermelhadas que coçam e podem aparecer também em outras partes de corpo que são mais oleosas. Não tem cura, apenas os cuidados a tomar ao longo da vida.

Dica: Receita caseira para acabar com o problema

Além de tomar todos os cuidados recomendados acima, você pode experimentar uma receita caseira para ajudar a eliminá-la. Veja abaixo como fazer:

As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Se tiver algum sintoma de seborreia ou caspa fúngica, procurar seu médico deve ser a primeira atitude a tomar.

Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

labirintite
Saiba tudo sobre labirintite: das causas ao tratamento
seborreia
Já ouviu falar em seborreia? Conheça a causa e tratamentos