Como conservar babosa
Crédito: Freepik

Como conservar babosa para o gel durar mais tempo

O gel da babosa tem ótimas propriedades para beneficiar a saúde de modo geral. Mas, deve estar bem conservado para ser usado

Publicidade

Já falamos aqui sobre várias formas de usar babosa para beneficiar a saúde. Tem receitas de suco de babosa, também de babosa para a pele e babosa para cabelos. Vale a pena ter algumas babosas (aloe vera) plantadas em casa para colher a folha fresca, remover o gel e usá-lo no dia a dia. Aprenda agora como conservar babosa por mais tempo!

Como conservar babosa na geladeira e no congelador

O melhor é usar a babosa fresca, na hora em que for colhida. Mas, como a folha é grande e tem bastante gel, provavelmente vai sobrar e aí você pode guardar na geladeira ou congelar para usar nos dias seguintes.

Como conservar babosa na geladeira

Na geladeira, seu gel de babosa pode ficar por até uma semana. Para isso, siga o passo a passo:

Depois de colher a folha de babosa, deixe escorrer o líquido amarelo que vai sair dela. Esse líquido é tóxico, por isso, deixe escorrer tudo.

Publicidade

Em seguida, lave bem a folha embaixo da torneira. Com uma faca, corte a folha no sentido do comprimento.

Depois, com uma colher, raspe todo o gel transparente que estiver no interior da folha. É essa parte que você vai usar nas suas receitas com babosa.

O gel é gelatinoso, então, pode colocá-lo no liquidificador ou esmagar com um garfo até parecer mais líquido.

Publicidade

Depois, adicione vitamina C para ajudar na conservação: pode ser uma pastilha de vitamina C ou um pouco de caldo fresco de limão puro (sem água).

Mexa bem e transfira a babosa para um frasco de vidro ou plástico, bem lavado e bem fechado com tampa. Mantenha na geladeira durante a semana e vá usando.

Como congelar babosa

Se você não pretende usar todo o gel em uma semana, aprenda como conservar babosa no congelador para durar por uns 6 meses sem estragar, e para você usar por um tempo mais prolongado.

Publicidade

O início do processo é o mesmo da dica anterior, até na parte de bater o gel no liquidificador. Para essa dica não precisa adicionar vitamina C, apenas usar o gel puro mesmo.

Depois de batido o gel, pegue uma forminha de gelo bem limpa e distribua o gel. Coloque a forminha no congelador e deixe até congelar.

Depois, se quiser reduzir o espaço no congelador, transfira os cubos de gel congelados para um saco plástico, de preferência nas porções que for usar nas receitas, para descongelar apenas a quantidade que for usar de cada vez.

Publicidade

Como conservar babosa fazendo mel

Essa é outra forma de preparar a babosa para ficar até 2 meses na geladeira. Essa receita serve para usar na pele e no cabelo, mas não para tomar.

A receita é simples: depois de extrair o gel transparente da folha de babosa, coloque tudo no liquidificador junto com açúcar. A quantidade é meio a meio: metade de gel para metade de açúcar, que é um bom conservante. Pode ser qualquer tipo de açúcar.

Depois de bater bem o gel com o açúcar, transfira a mistura para um frasco de vidro com tampa e coloque na geladeira por 2 dias, sem mexer.

Publicidade

O mel de babosa pode ficar até 2 meses na geladeira, no frasco bem fechado. Para misturar com outros produtos, como xampu, faça isso apenas com o xampu que usa com frequência. Como a máscara de hidratação não é usada com tanta frequência, misture o mel apenas na quantidade de máscara que for usar.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM

tipos de poodle

Conheça os tipos de poodle e suas características

Altura ideal para cada idade

Altura ideal para cada idade até os 18 anos