sintomas do câncer de pâncreas
Crédito: Freepik
em

6 sintomas do câncer de pâncreas – Qual médico consultar e quando

Saiba quais são os principais sintomas de câncer do pâncreas e quais médicos devem ser consultados para o diagnóstico correto

Saber identificar os principais sintomas do câncer de pâncreas é essencial. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o tipo mais comum quando se origina no tecido glandular, sendo cerca de 90% dos casos. Ele é um câncer com alta mortalidade, por ser de “difícil detecção e ter comportamento agressivo”, sendo responsável por 4% das mortes por câncer no país.

Ocorre normalmente acima dos 30 anos de idade, sendo muito mais provável de acontecer depois dos 60 anos, atingindo em sua maioria, pessoas do sexo masculino. Mas as mulheres também devem estar atentas aos sintomas do câncer de pâncreas.

Quais são os sintomas de câncer do pâncreas

Ainda de acordo com os dados do INCA, o número de óbitos causados pela doença no ano de 2015 foi de 9.464, entre eles, 4.654 eram homens e 4.808 eram mulheres. Assim, mesmo que a chance de aparecer em homens seja maior do que em mulheres, a maior parte das mortes é feminina.

É importante que você não deixe passar os sintomas de aviso, pois quanto mais cedo confirmar a doença, mais fácil se torna o tratamento. Se lembre sempre que, descobrir rápido a doença, é essencial para a resolvê-la de forma efetiva.

1. Pele e olhos amarelados

sintomas do câncer de pâncreas
Crédito: VIX

O bloqueio da secreção da bílis e o encurtamento do canal biliar são causas de possível quisto no topo do pâncreas. A bilirrubina, que é um composto da bílis no sangue, pode ser aumentada devido à obstrução das vias biliares. Nestes casos, gera-se a icterícia, que se trata de um sintoma percebido geralmente através dos olhos e da cor amarelada da pele.

Tristeza causa câncer: sim ou não?

2. Fezes e urina escurecidos

Tenha também atenção às fezes e à urina, uma vez que estas podem escurecer, dada a presença da bilirrubina. Além disso, a consistência e o odor podem ser alterados, sendo necessária mais atenção ao caso.

Conheça os sintomas do câncer e cólon

3. Dor suave no abdômen

Um dos principais sintomas do câncer de pâncreas. Por norma, a dor aparece de noite, na zona superior abdominal esquerda, dificultando o sono. Se você se inclinar para a frente, sentirá a dor atenuada.

4. Alterações na rotina intestinal

sintomas do câncer de pâncreas
Crédito: Hain Heal

Podem surgir mudanças na sua rotina intestinal, com uma maior quantidade de idas ao banheiro ou até mesmo, constipação.

A falta de enzimas pancreáticas no intestino pode levar a episódios de diarreia com fezes soltas, mal cheirosas, demasiado líquidas e com teor oleoso. No entanto, ter prisão de ventre com fezes rígidas, endurecidas e complicadas de evacuar pode ser também comum, sobretudo tendo uma digestão difícil.

5. Náuseas

Tenha atenção a este sintoma, que também é frequente. A sensação de náuseas, principalmente ao final do dia, pode ser um dos sintomas de câncer de pâncreas, principalmente associado aos outros. Todas estas perturbações acontecem quando o tumor fricciona o intestino delgado.

Diagnóstico de câncer: como lidar e o que fazer

6. Emagrecimento repentino

Este sinal trata-se de uma consequência que pode ter origem na doença em si ou na terapêutica que está realizando. A redução do peso geralmente ocorre quando o organismo consome energia e calorias a mais. Com esta ação, o seu apetite será reduzido e as proteínas musculares ficarão mais fracas.

Que médico consultar e quando

sintomas do câncer de pâncreas
Crédito: Gastro Curitiba

O primeiro médico a se consultar é o clínico geral, para descartar outras possibilidades de doenças que possam estar causando esses sintomas, que são típicos de diversas fontes.

Se diagnosticado o câncer, o encaminhamento será para um oncologista. Se já estiver em estado mais avançado, pode ser que um hematologista seja recomendado também.

O tratamento a ser feito vai depender do tipo de tumor, das condições físicas do paciente e dos resultados de todos os exames solicitados. O estado geral do paciente é determinante para a escolha do método.

Conheça os tipos de câncer mais comuns no Brasil

Para o INCA, “a cirurgia, único método capaz de oferecer chance curativa, é possível em uma minoria dos casos, pelo fato de, na maioria das vezes, o diagnóstico ser feito em fase avançada da doença”, pois seus sintomas são comuns a diversas outras doenças e muitas vezes ignorados.

Se não puder fazer a cirurgia, o paciente será submetido à radioterapia, quimioterapia e outros tratamentos que visem reduzir o sofrimento durante o processo de cura. “Desta forma, dor, depressão, falta de ar ou qualquer outra manifestação deve ser objeto da atenção da equipe de cuidado”, afirma o instituto.

O mais importante é manter a calma e buscar orientação médica para eliminar a hipótese da doença e tratar a causa real dos sintomas ou até mesmo, diagnosticar o quanto antes a mesma, aumentando as chances de sucesso.

Então, o melhor ainda é prevenir o seu aparecimento, seguindo as instruções do INCA, relacionadas logo abaixo:

Lembre-se de que o artigo tem caráter informativo e em hipótese alguma, substitui uma consulta ao médico. Dessa forma, se você está percebendo alguns desses sintomas do câncer de pâncreas, informe o seu médico de confiança e faça os exames solicitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chips de batata-doce

Como fazer chips de batata-doce para petiscar

banana chips

Banana chips: aprenda a fazer um petisco diferente