sintomas de câncer de cólon
Crédito: PxHere
em

7 sintomas de câncer de cólon, como é feito o diagnóstico e se há cura

De acordo com as estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer, cerca de 36 mil novos casos serão diagnosticados entre 2018/2019

É sempre bom conhecer e estar atento aos possíveis sintomas do câncer de cólon. isso porque a doença, também conhecida como câncer de intestino (de cólon e reto ou colorretal) atinge tanto homens quanto mulheres, principalmente a partir dos 50 anos de idade, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Dentre os fatores de risco estão a obesidade e alimentação não balanceada, assim como o histórico familiar e doenças inflamatórias do intestino (retocolite ou doença de Crohn, por exemplo).

Entretanto, para prevenir o câncer de cólon, você deve manter uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e consultas regulares ao médico. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras pode ajudar a manter a saúde do intestino.

Possíveis sintomas de câncer de cólon

câncer de cólon
Crédito: Cardea Health Integrative

Alguns sintomas podem ser frequentemente associados ao câncer colorretal. Entretanto, o médico deverá ser consultado, para que exames específicos sejam realizados para o correto diagnóstico e tratamento. Lembre-se que cada organismo é diferente e, determinados sintomas podem estar associados a outras doenças e condições de saúde.

1. Sangue nas fezes

O sangue nas fezes é um dos sintomas de câncer de cólon, assim como indica que existe algum tipo de hemorragia, podendo ser originário do intestino (cólon). E, por se tratar de uma doença ligada a esta parte do corpo, é considerado com um dos principais sintomas de câncer de cólon.

Também pode ser sinal de outras doenças, tais como as inflamatórias do intestino ou mesmo de parte do tubo digestivo, como é o caso da úlcera.

2. Anteração da rotina intestinal

Os sintomas de câncer de cólon podem provocar alterações na sua rotina de “idas ao banheiro”, no que diz respeito a prisão de ventre e até mesmo diarreia. O ideal é reparar se a mudança se deve ao hábito alimentar ou ingestão de determinadas comidas que podem causar estes problemas. Ou se persistem. No segundo caso, procure um médico e relate os epsódios.

3. Dor e desconforto abdominal

sintomas de câncer de cólon
Crédito: nemetas

Localizado próximo a parede abdominal, se houver quaisquer sintomas de câncer de cólon, pode acontecer também dor e desconforto na região. Inclusive, pode acontecer de ter a sensação de prisão de ventre e cólicas provocadas pela diarreia. Outro fator a observar é se, mesmo depois de ir ao banheiro, sente que ainda não conseguiu eliminar tudo (fezes).

4. Fadiga e anemia

Uma vez que a parede do intestino será atacada por células cancerígenas, a absorção de nutrientes ficará comprometida. Desta forma é comum que o organismo se sinta fraco (pois não tem energia suficiente para se manter) e, consequentemente, será possívle diagosticar a anemia. É preciso ter atenção, pois estes sintomas de câncer de cólon podem estar associadas a outras doenças, também.

5. Perda de peso aparente

Este é um dos sintomas de câncer de cólon, mas não é exclusivo deste tipo. Normalmente a doença pode causar perda de apetite e massa muscular, mesmo que a ingestão de alimentos e calorias continue a mesma que a habitual.

No caso deste tipo, em específico, se deve ao fato de que o tecido tumoral consome massa muscular e gorduras do organismo.

6. Alteração das fezes

sintomas de câncer de cólon
Crédito: New Woman India

Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir das cores, texturas e formato das fezes. Neste caso, trata-se de um dos sintomas de câncer de cólon, devido as mudanças na parede intestinal, pode ocontecer delas tornarem-se muito finas e compridas.

7. Massa tumoral

Outro sintoma do câncer de cólon é o crescimento anormal na região do abdomen, causado principalmente pelo inchaço. Portanto, se você associar os demais sintomas como desconforto abdominal, inchaço e perda de peso, procure um médico e relate essa situação.

Que médico consultar?

Antes de tirar quaiquer conclusões precipitadas ou escolher tratamentos caseiros, lembre-se de consultar um médico. As especialidades que podem diagnosticar esse tipo de câncer são:

Anote todos os sintomas de câncer de cólon que você está sentindo, assim como os fatores externos que podem ou não terem influenciado nesta situação. O estresse e alimentação são importantes, assim como o histórico familiar na hora de conversar com o médico.

Como é feito o diagnóstico para o câncer de cólon?

sintomas de câncer de cólon
Crédito: Zuehua

Apesar do exame de fezes ser um dos exames que podem ser solicitados para o diagnósticar a partir dos sintomas de câncer de cólon, a melhor forma de o fazer (atualmente) é por meio de uma colonoscopia (solicitada a partir de uma consulta médica).

Além de de permitir a visualização direta do revestimento interno das paredes do intestino, cólon e reto, também permite que seja feito a biópsia para análise. Desta forma será possível realizar o diagnóstico por meio da histopatologia.

Complementar a esses exames (quando diagnosticado), poderá ser solicitado também exames que determinem o estágio da doença e a sua extensão. Os mais comuns são exames físicos e laboratoriais (de sangue), radiografias, ressonância ou tomografias.

Câncer de cólon tem cura?

sintomas de câncer de cólon
Crédito: Oncomarkers

Este tipo de câncer pode ter até quatro estágios, sendo este fator determinante para o sucesso do tratamento. Nos estágios I, II e III as possibilidades de cura são grandes, ao contrário do estágio IV, no qual detecta-se metástase (quando espalha para os demais orgãos).

Dentre as possibilidades de tratamento, estão:

Cirurgia: simples, para retirada do pólipo ou invasiva, para retirada da parte do intestino afetada dentro do abdomen;

Quimioterapia: utilizada para destruir as células cancerosas (muitas vezes após a realização do procedimento de cirurgia simples ou invasiva);

Radioterapia: radiação no local do tumor, com o objetivo de eliminar as células cancerosas que ainda estão no técido colorretal;

Terapia alvo: medicamentos (drogas) que possuem a capacidade de atacar apenas as células cancerosas, preservando as boas.

O tipo de tratamento para combater o câncer de cólon será determinado pelo médico, uma vez que depende do estágio, assim como a aceitação e evolução do corpo, diante de cada uma das opções.

Após o tratamento, também é importante manter o acompanhamento e monitoramento, com o objetivo de detectar se há novos sintomas de câncer de cólon ou não.

8 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como evitar que as manchas na pele se agravem no verão

demência sintomas e causas

Demência: o que é, sintomas e tipos