em

Remédios caseiros para gripe e resfriado que você precisa conhecer

Mande a gripe embora em poucos dias com esses remédios caseiros
remédios caseiros para gripe
Crédito: Freepik

Como anda o seu sistema imunológico? Ele precisa estar bem fortalecido para não contrair uma gripe ou resfriado. Mas se por acaso você não teve como evitar e foi pego por um vírus, veja quais são os melhores remédios caseiros para gripe que vão ajudar a aliviar os sintomas até o vírus resolver ir embora.

10 Melhores remédios caseiros para gripe

Quando o corpo é atacado por um vírus Influenza, que pode ser de gripe ou de resfriado, logo começam a surgir os sintomas, que não são nada agradáveis, embora não sejam preocupantes. Então, como é preciso esperar que o organismo o combata, pois não há como fazer isso com medicamentos, o melhor é repousar bastante, evitar locais com muita gente e partir para os remédios caseiros para gripe.

1. Chá de mel com limão e gengibre

melhores remédios caseiros para gripe chás
Crédito: Pixabay

Os chás para gripe são feitos com ingredientes que promovem o alívio da dor, a limpeza do organismo e estimulam o corpo a ter mais energia para deixar de ficar abatido. Nesse chá o mel atua como anti-inflamatório e cicatrizante, o que é bom quando está com a garganta inflamada.

O limão ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a equilibrar o pH do sangue. O gengibre é o ingrediente termogênico que vai acelerar o metabolismo e trazer mais energia.

2. Chá de sabugueiro com alecrim

Essas duas plantas também estão na lista dos melhores remédios caseiros para gripe, pois possuem propriedades úteis na hora de aliviar os sintomas, fortalecendo o corpo com muitos nutrientes importantes.

Só precisa ferver um pouco de água, misturar 1 colher de sopa de sabugueiro e um raminho de alecrim e esperar 5 minutos para coar e beber.

3. Sucos cítricos

remédios caseiros para gripe suco de fruta
Crédito: Pixabay

Durante a gripe (antes e depois dela também) capriche nos sucos naturais de frutas ricas em vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico, como suco de laranja, tangerina, limão, acerola, caju e maçã.

Os sucos cítricos possuem uma concentração maior de vitamina C, mas também pode misturar essas frutas com outras, pois todas elas vão contribuir positivamente.

4. Óleo de alho

O óleo de alho pode ser comprado pronto ou feito em casa. O fato é que ele é uma rica fonte vitaminas A, B e C, além de acelerar o metabolismo para eliminar o vírus da gripe e fornecer nutrientes essenciais à saúde, como cálcio, potássio e sódio.

Ele também atua como um antibiótico natural, mantendo o corpo blindado contra outros micro-organismos que podem querer atacá-lo durante esse período de sensibilidade.

5. Chá de pulmonária

Entre os remédios caseiros para gripe também está o chá feito com a planta pulmonária, que merece atenção especial. Como o próprio nome indica, essa planta é ideal para tratar problemas de pulmão, o que pode aliviar sintomas da gripe, como tosse forte e dificuldade de respirar.

6. Mel e própolis

remédios caseiros para gripe mel e própolis
Crédito: Pixabay

Tanto o mel quanto o própolis são produtos das abelhas e têm ação benéfica sobre a gripe, agindo como adstringentes, antissépticos e hidratantes das mucosas do nariz e garganta. Pode comer puro ou misturar em todos os remédios caseiros já citados.

7. Leite com açafrão

O leite com açafrão, também chamado de leite dourado, fornece benefícios ao sistema respiratório e alivia as dores musculares. Sendo ótima opção para alívio dos sintomas gerais da gripe, além de ser um ótimo calmante por causa do leite aquecido.

8. Xarope de cebola

A cebola, assim como o alho, tem ação antibiótica e ajuda a fazer uma boa limpeza no corpo. Para fazer o xarope, vai precisar também de alho e de mel, assim ele ganhará consistência e será um dos poderosos remédios caseiros para gripe.

Coloque uma cebola e três dentes de alho cortados em pedaços para ferver em um pouco de água em fogo baixo. Desligue o fogo e, quando a mistura amornar, coe o líquido e coloque-o em um frasco, misturando com o mel. Tome 2 colheres de sobremesa ao dia.

9. Alimentar-se com qualidade

Uma alimentação saudável ajuda muito a prevenir todos os tipos de doenças, bem como a tratá-las quando são inevitáveis. Essa alimentação deve ser rica em alimentos orgânicos, muitas frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais e, se não for vegetariano nem vegano, também é importante consumir carne magra, leite e derivados.

10. Água

Além de ficar em repouso, alimentar-se com qualidade e escolher um dos remédios caseiros para gripe mencionados, é muito importante manter-se hidratado. A água é sim um remédio, pois o corpo necessita de pelo menos 2 litros todos os dias para conseguir tratar a gripe com mais eficiência. Nenhuma outra bebida substitui a água pura, mas você pode alternar com água alcalina e água de coco.

Alimentos bons para gripe

A dieta de uma pessoa com gripe deve ser a mesma de qualquer pessoa que preza por uma vida saudável: rica em alimentos naturais, com muitas vitaminas e minerais essenciais que fortalecem o sistema imunológico. Isso inclui:

  • Vitamina A: agrião, espinafres, abóbora, cenoura, manga, brócolis, tomate e couve;
  • Vitamina C: abacaxi, limão, laranja, wiki, acerola, maracujá e morango;
  • Ômega-3: linhaça, castanhas, peixes gordos, ovos e azeite de oliva;
  • Probióticos: kefir, kombuchá, iogurte natural e vegetais fermentados;
  • Zinco: carnes de todos os tipos e leguminosas;
  • Selênio: castanha-do-Pará, trigo, carnes, arroz, ovo, queijo e feijão.

Agora que você conhece quais nutrientes precisa ingerir para mandar a gripe embora e impedir que ela volte, inspire-se com uma receita deliciosa, saudável e reconfortante para os dias doentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chás para gripe
Chás para gripe: veja quais são as melhores opções
melhor açúcar
Qual é o melhor açúcar para a saúde do organismo?