em

Leite dourado: o que é, benefícios e como fazer

Já ouviu falar nessa bebida? Descubra o que ela oferece de bom e como inclui-la no seu cardápio

tomar leite dourado
Crédito: Pixabay

Quanto mais o estilo de vida saudável se populariza, mais opções de alimentos ricos em propriedades nutricionais e terapêuticas surgem para satisfazer as necessidades dos adeptos. Conheça o leite dourado, uma bebida feita de cúrcuma, óleo de coco e leite de coco.

À essa bebida ainda podem-se acrescentar o mel, o gengibre e a canela, transformando em um chá precioso para a saúde. Cada um desses ingredientes fornece benefícios importantes para o melhor funcionamento do organismo, seja para quem quer emagrecer ou manter uma vida mais saudável.

Benefícios para a saúde

benefícios do leite dourado
Crédito: Notícias Magazine

Cada ingrediente do leite dourado é escolhido por uma razão. Aliás, por várias, pois oferecem diferentes benefícios à saúde, veja separadamente:

Cúrcuma

Essa especiaria é asiática, onde é muito utilizada tanto na gastronomia quanto na medicina tradicional e ayurvédica. No Brasil ela é conhecida como açafrão-da-terra e está presente nos pratos com curry.

São mais de 150 propriedades terapêuticas nessa planta. Por essa razão, na Índia a cúrcuma é chamada de “condimento da vida”. Com suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas ela trata:

  • Doenças do fígado;
  • Problemas respiratórios;
  • Infecções da pele;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Dores musculares;
  • Inflamações articulares;
  • Cicatrização de feridas;
  • Redução do açúcar no sangue;
  • Promoção da renovação celular e destruição de células cancerosas;
  • Aumento da secreção biliar;
  • Suprime sintomas de doenças degenerativas;
  • Suprime trombose e infarto.

De modo geral, todos os sistemas do organismo são beneficiados pelo efeito da cúrcuma, então, é razão suficiente para incluir o leite dourado na sua vida.

Leite e óleo de coco

O leite e o óleo de coco, além de fornecerem cremosidade e sabor à bebida, contribuem com ainda mais benefícios para a saúde.

O óleo de coco fornece cerca de 50% de ácido láurico que o corpo converte em monoglicerídeo, capaz de destruir vírus responsáveis pelo desenvolvimento de herpes, HIV, sarampo e tantos outros problemas.

O leite de coco é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas C, B e E, ferro, potássio, magnésio e fósforo, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

Pimenta preta

A pimenta preta também faz parte de uma das receitas de leite dourado e não é por acaso. Essa especiaria fornece vitamina C, K, ferro, potássio e magnésio, além de propriedades antibióticas que podem ajudar a aliviar tosse quando for causada por bactérias.

A pimenta preta contribui com uma boa digestão, abre o apetite, alivia a prisão de ventre, ajuda a renovar as células e é estimulante do metabolismo, ajudando a queimar calorias mais rapidamente durante a atividade física.

Emagrece?

O leite dourado não é uma bebida feita para promover o emagrecimento. Por conter derivados do coco, que é uma fruta gordurosa, essa bebida tem uma quantidade elevada de calorias. Entretanto, vale lembrar que a gordura do coco é considerada saudável, então se for consumida na quantidade certa, sem exageros, não terá problemas.

Deve considerar também que todos os ingredientes dessa bebida oferecem benefícios ao organismo para promover o seu melhor funcionamento. Além disso, contém ingredientes termogênicos que aceleram a queima de calorias, mas em pequena quantidade.

Logo, se você inclui-lo no seu plano de alimentação saudável, junto da prática de atividades físicas diárias, de forma indireta ele pode sim ajudar a emagrecer. Mas somente dentro dessas condições.

Como fazer leite dourado: duas receitas

leite dourado como fazer
Crédito: Experiência Vegana

Com algumas alterações de ingredientes, adapte a bebida para o seu gosto pessoal, pois todos os ingredientes sugeridos são bons para a saúde. Apenas tenha atenção aos termogênicos, como a canela e o gengibre, pois não são recomendados para quem tem pressão alta nem para consumir antes de ir dormir.

1. Pasta dourada básica

Agora que já sabe o quanto o leite dourado pode contribuir com a sua saúde, veja como fazer a pasta dourada básica que é a base do leite.

Ingredientes

Pimenta preta: 1 e ½ colher (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Cúrcuma em pó: ½ xícara (chá);
Óleo de coco extravirgem: 5 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um recipiente de aço inoxidável coloque a água para ferver e acrescente a cúrcuma e a pimenta. Quando formar uma mistura espessa, mexa e deixe cozinhar por 10 minutos;
  2. Tire do fogo e acrescente o óleo de coco, misturando até ficar completamente incorporado;
  3. Transfira para um pote de vidro esterilizado e armazene na geladeira por até duas semanas;
  4. Essa é a base para quando quiser fazer o leite, bastando levar ao fogo 2 xícaras de leite de coco com 1 colher de chá de pasta dourada e deixar ferver. Depois misture muito bem no liquidificador e pode acrescentar as especiarias que mais gostar.

2. Com especiarias

Essa é uma receita mais incrementada com uma variedade maior de ingredientes. As especiarias orientais dessa receita combinam muito bem entre si, além de potencializarem os efeitos da bebida.

Ingredientes

Leite de coco: 2 copos;
Cúrcuma em pó: 1 colher (sobremesa);
Pimenta preta: 1 pitada;
Gengibre em pó: ¼ de colher (chá);
Cardamomo em pó: ¼ de colher (chá);
Canela em pó: ½ colher (chá);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Essa receita não é para guardar, como a anterior. Ela rende 2 copos. Então, basta aquecer o leite até ficar do seu gosto e ir misturando os demais ingredientes até ficar bem homogêneo;
  2. Depois divida em duas poções e sirva.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

leite com canela

Leite com canela: benefícios e como fazer

torta de palmito

As 15 melhores receitas de torta de palmito para fazer em casa