em

Quais são os sintomas de gripe e como diferenciar de um resfriado?

Ela ataca muita gente todos os anos, especialmente nas trocas de estação. Saiba reconhecer a gripe quando ela aparece.
sintomas de gripe
Designed by Freepik

Todo mundo já teve gripe uma vez na vida ou pelo menos um resfriado. Você sabe diferenciar os sintomas de gripe e os de um resfriado? E sabe o que sente uma pessoa atacada pela gripe H1N1? Tire todas essas dúvidas agora.

Sintomas de gripe comum

Logo sabemos quando uma gripe nos pegou porque os sintomas são clássicos, embora possam ser confundidos com uma alergia respiratória. Por isso, se perceber sintomas de gripe muito intensos, vá à farmácia ou ao médico para se certificar que é mesmo gripe.

1. Febre

A febre costuma acontecer somente nos casos de gripe, e não de resfriado, exceto nas crianças. Normalmente não eleva muito a temperatura corporal além dos 38 graus, mas serve como aviso de que o corpo precisa de cuidados.

2. Dor de garganta e tosse

A tosse é provocada por uma irritação na musculatura da garganta que é afetada pela gripe, provocando dor e dificuldade para engolir, além de rouquidão.

3. Dores e indisposição

É muito comum que em caso de gripe a pessoa fique apática, cansada, sonolenta, com dores musculares e de cabeça. São os sintomas que surgem no auge do ataque viral.

4. Espirros

O clássico sintoma de uma gripe são os espirros frequentes e seguidos, durante todo o dia, como uma das reações do corpo em tentar expulsar o vírus.

5. Coriza e sinusite

Ao mesmo tempo em que sente-se dores, tosse e espirros, a coriza é inevitável. O nariz escorre, entope, fica vermelho e coça, tornando difícil respirar. Normalmente só um descongestionante pode ajudar.

Não necessariamente todos estes sintomas de gripe aparecem juntos ou são sentidos de forma igual por todas as pessoas. Tudo vai depender da reação de cada sistema imunológico.

Sintomas da gripe H1N1

Certamente você já ouviu falar – e até tenha tomado a vacina – na gripe H1N1. Mas sabe o que é? Bem, essa é uma gripe mais forte, também causada por um vírus da família Influenza, mas que ataca o corpo de maneira mais repentina e intensa.

Na gripe H1N1 a febre pode ser mais alta, bem como as dores no corpo e a dificuldade para respirar. Ela também é transmissível e pode ainda causar náuseas e vômito, dor de cabeça constante, diarreia, calafrios um mal estar mais acentuado do que na gripe. Nesse caso, o médico deverá ser consultado.

Diferenças entre gripe e resfriado

A gripe e o resfriado possuem muito em comum, como por exemplo, ambos são suportáveis e costumam ir embora do corpo após alguns dias. Os dois provocam os mesmos sintomas e são causados por uma infecção aguda provocada por vírus, facilmente transmissível.

A grande diferença está em que a gripe ataca de maneira mais intensa do que o resfriado, e por isso, por ser mais perigosa em crianças, idosos e pessoas debilitadas, pois há o risco de evoluir para um problema pulmonar ou cardíaco.

O vírus causador da gripe é da família Influenza, enquanto os vírus do resfriado pode ser parainfluenza, adenovírus, rinovírus e outros.

Dica: Alimente-se bem para curar a gripe

Como não há uma cura para a gripe ou para o resfriado, temos que nos prevenir, e a melhor forma é mantendo o sistema imunológico fortalecido através de uma boa alimentação e de chás. Veja o que comer antes, durante e depois da gripe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chás para desinchar
Chás para desinchar o corpo – Veja uma lista com os 8 melhores
como fazer um fogão à lenha
Como fazer um fogão a lenha em casa e sem gastar muito