em

Água alcalina: o que é, benefícios e contraindicações

Confira quais são as vantagens de beber água alcalina

água alcalina
Crédito: Libre Shot

Já ouviu falar que beber água alcalina faz bem para a saúde? Uma substãncia alcalina possui o pH neutro, ou seja, de 7. A escala, para que você entenda, varia de 0 a 14. Quanto mais próximo do 0, mais ácido é, assim como o oposto, quanto mais próximo do 14, mais alcalino. A água, quando alcalina, possui o pH entre 8 e 9.

Benefícios da água alcalina

Os benefícios associados a água nesta condição é controversa. A Clínica Mayo, por exemplo, destaca que a água pura (comum), para a maioria das pessoas é a melhor opção. Principalmente quando comparada com aquelas alcalinas engarrafadas, que contém substâncias adicionadas para ter esse tipo de pH. Isso pelo fato de que não existem estudos suficientes que comprovem os seus reais benefícios.

Entretanto, um estudo publicado em 2012 afirma que o consumo de água alcalina natural (encontrada em poço artesiano) com pH de 8,8 contribuiu para tratar sintomas de refluxo gástrico. Outro estudo publicado em 2001 concluiu que a água alcalina pode trazer benefícios para aqueles que sofrem com determinadas condições de saúde, tais como pressão alta, diabetes e colesterol alto.

A questão é que estes estudos são relativamente pequenos para concluir que o consumo de água alcalina pode aportar todos estes benefícios. O indicado, neste caso, é consultar o seu médico, pois cada organismo pode reagir de forma diferente. Além desta indicação é preciso acompanhar o processo e realizar check up completo sempre que necessário.

Conheça alguns dos principais benefícios, mesmo que não científicos, mas comumente associado ao consumo de água alcalina:

1. Antienvelhecimento

água alcalina
Crédito: Núcleo Alquímico

Água alcalinizada possui esse tipo de propriedade que permite a rápida absorção de antioxidantes. Essa mesma propriedade permite a hidratação e desintoxicação das células do organismo, equilibrando assim o pH do sangue.

2. Combate o refluxo

A água alcalina pode ajudar a neutralizar o ácido clorido que, devido a problemas na válvula do estômago (que não se fecha corretamente), acontece do ácido “voltar”e atingir a faringe, causando desconforto e em alguns casos, dor.

3. Protege o coração

Acredita-se que que a água alcalina é capaz de alterar a viscosidade do sangue. Ou seja, a forma com que o o sangue irá fluir nos vasos. O que significa mais eficiência na circulação de oxigêncio no corpo, bombeado pelo coração.

4. Otimiza a hidratação

água alcalina
Crédito: Spu Fitness

Outra propriedade da água alcalina é a de proprocionar efeito isotônico no organismo. Ou seja, ela auxilia na hidratação e reposição de sais minerais perdidos ao longo do dia, principalmente para os que praticam exercícios físicos.

5. Perda de peso

Com o pH do corpo regularizado devido ao consumo de água alcalina, as funções do corpo poderão ser desempenhadas com mais eficiência. O metabolismo é um destes caso, diretamente relacionado com o processo de emagrecimento. Portanto, para quem possui o metabolismo lento, esta pode ser uma solução.

6. Protege os ossos

O desequilíbrio do pH do corpo pode causar descompensação nos níveis de cálcio. Os alimentos e a água alcalina permitem que o corpo se equilibre e distribua os minerais necessários para o bom funcionamento. Evita-se, deste modo, doenças como osteoporose.

7. Previne o câncer

A água alcalina pode ajudar na prevenção do câncer, uma vez que alcaliniza o organismo (pH em equilíbrio), ajuda a desintoxicar o sangue e a proteger as células do organismo. O corpo mais saudável (incluindo o fortalecimento do sistema imunológico) pode conseguir se proteger melhor de doenças, tais como o câncer.

8. Combate a azia

Na mesma lógica que pode ajudar a combater os sintomas de refluxo gástrico, a água alcalina é capaz de neutralizar os ácidos linerados no estômago e que podem causar a sensação de queimação e azia.

Receita de água alcalina

água alcalina
Crédito: Barriga de Sonho

Uma forma natural de produzir a sua própria águ alcalina é utilizar o limão. Sim, um ingrediente ácido mas que, ao entrar em contato com o organismo, torna-se neutro. Ele é capaz de atingir o nível de pH entre 7,36 e 7,42.

Ingredientes

Água: 2 litros (filtrada);
Limão: 1 unidade (orgânico).

Modo de preparo

  1. Corte o limão em 8 fatias (com casca e sem espremer);
  2. Coloque dentro de uma jarra de vidro com a água e tampe;
  3. Deixe descansar entre 10 horas em local fresco (fora da geladeira) e longe do sol ;
  4. Após esse período retire o limão e está pronto para o consumo.

Cuidados a ter

Apesar de ser natural, ela pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis. Portanto, para evitá-los beba com moderação, pois o corpo também precisa dos ácidos produzidos no estômago (por exemplo) para combater bactérias e outras toxinas. Confira os efeitos mais comuns:

  • Nausea;
  • Vômito;
  • Tremores nas mãos;
  • Irritação na pele;
  • Espamos musculares.

Pessoas com sintomas de virose ou diarréia não devem consumir água alcalina. Nestes casos é recomendado consultar um médico e tomar soro para hidratar-se.

Água alcalina vs água comum

Não existem estudos ou evidências científicas que apoiam o uso de água alcalina para o tratamento de condições ou doenças de saúde. Portanto, é complicado afirmar qual é a melhor água.

Por isso afirma-se que a água alcalina pode fazer bem para algumas pessoas e outras não. Como por exemplo, o consumo frequente pode causa deficiência de alguns minerais (inclusive o cálcio). Além disso, aquelas que são industrializadas (ou produzidas com auxilio de filtros específicos) podem passar por processos químicos. O que não é o mais recomendado.

No momento, o que pode ser dito é que cada organismo pode reagir de forma diferente. Daí a importância de consultar um médico para o veredito final, de acordo com a sua condição de saúde.

Fonte: Health Line

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos ricos em fibras

15 Alimentos ricos em fibras para potencializar a sua saúde

sobrenomes mais comuns do Brasil

Os 20 sobrenomes mais comuns no Brasil