em

Chás para gripe: veja quais são as melhores opções

Mudou o clima, imunidade baixou e a gripe apareceu? Veja quais chás são seus grandes aliados no alívio dos sintomas
chás para gripe
Crédito: Freepik

Cansaço, mal estar, dor de cabeça, nariz entupido, tosse, dor de garganta… Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo é o claro sinal da presença da gripe. Não há como curá-la imediatamente, mas sim, tomar chás para gripe com o objetivo de aliviar os sintomas.

Os 10 melhores chás para gripe

Os melhores remédios para gripe são de conhecimento popular, como o limão, alho, mel e por aí vai. Ao utilizar uma combinação desses ingredientes, terá um efeito potencializado no alívio dos sintomas da gripe. Veja quais são essas combinações de chás para gripe e experimente em casa.

1. Chá de laranja

A laranja é rica em vitamina C, conhecida como aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

Para tomar o chá ferva as cascas de 2 laranjas e 1 limão em 1 litro de água durante 10 minutos. Depois é só coar, adicionar mel, que também ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta, e beber ao longo do dia.

2. Chá de gengibre com limão

chás para gripe com gengibre
Crédito: Pixabay

Reunindo a vitamina C do limão, seu poder de alcalinizar o sangue, além do efeito termogênico do gengibre que ajuda a trazer a energia e combater o cansaço, os sintomas da gripe reduzem consideravelmente.

Para beber o chá de gengibre com limão, deixe o gengibre fervendo em água por alguns minutos, depois acrescente uma rodela de limão e abafe até amornar.

3. Chá de eucalipto

De preferência, use folhas de eucalipto frescas. Elas são antissépticas, descongestionantes, anti-inflamatórias e expectorantes, ou seja, ótimas aliadas do combate à gripe.

Para tomar essa opção dos chás para gripe, lave bem as folhas, depois ferva-as em um pouco de água, deixe descansar para liberarem suas propriedades, coe e beba ao longo do dia.

4. Chá de sabugueiro

O sabugueiro é muito utilizado para aliviar sintomas da gripe, pois contém substâncias essenciais para esse processo, que não os flavonoides, óleos essenciais e vitamina C.

Para fazer o chá coloque uma colher de sopa de flores de sabugueiro em uma xícara de água fervida. Beba depois que a bebida tiver ficado alguns minutos em repouso.

5. Chá misto

chás para gripe misto de ingredientes
Crédito: Pixabay

Naquele chá de gengibre com limão você pode acrescentar o efeito bactericida do mel e as vitaminas e minerais fornecidos pelo leite, que além de tudo acalma o organismo.

Esse chá é feito colocando o limão e o gengibre para ferver em água durante quinze minutos. Depois aqueça o leite, misture tudo, adoce com o mel e beba em seguida.

6. Chá de equinácea

A equinácea é uma linda flor que serve para tratar infecções, acalmar o corpo e estimular o sistema imunológico. Sendo assim, é uma boa opção entre os chás para gripe, ajudando o corpo a ficar mais forte para combater o vírus.

Faça o chá misturando 1 colher de chá das raízes ou folhas da planta com 1 xícara de água fervente e deixe em repouso até amornar. Depois coe e beba. Cuidado com o excesso, pois essa planta causa efeitos colaterais e não deve ser consumida por quem tem doenças autoimunes.

7. Chá de alho

chás para gripe com alho
Crédito: Pixabay

O alho puro pode ser difícil de engolir, mas a verdade é que ele oferece um excelente efeito antibiótico natural, além de ser ajudando a fortalecer o sistema imune e a reduzir os sintomas da gripe.

Faça um chá com alguns dentes de alho esmagados e água quente. Beba morno e, para melhorar o sabor, use mel. Assim você já usufrui da ação anti-inflamatória e cicatrizante dele também.

8. Chá de casca de cebola

Essa é mais uma das receitas de chás para gripe que é recomendada para quando está causando muita tosse. A cebola, assim como o alho, é um antibiótico natural. Ela absorve as toxinas do ambiente, ajudando a livrar a casa da doença. Também ajuda a limpar a garganta, amenizando as crises.

Para fazer o chá de casca de cebola, use a segunda camada da casca da cebola, aquela que não ficou em contato com o ambiente. Ferva as cascas em uma xícara de água por 5 minutos. Depois espere amornar, coe, adoce com mel e beba algumas vezes ao dia.

9. Chá de alecrim

Com aroma e sabor contrários aos chás de alho e de cebola, tomar o chá de alecrim é bem mais agradável e também eficiente. Essa opção dos chás para gripe ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fazendo a gripe passar mais rápido.

Para potencializar o efeito do chá de alecrim, coloque raminhos lavados de molho em uma xícara de água acabada de ferver. Deixe por 5 minutos para fazer a infusão.

Coe, misture mel e 1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora. Beba tudo. Faça uma xícara de cada vez.

10. Chá de hortelã-pimenta

chás para gripe com hortelã
Crédito: Pixabay

A hortelã-pimenta é um entre alguns tipos de hortelã existentes. Essa planta possui muitas propriedades medicinais, inclusive ajudando a aliviar os sintomas de gripe. Além de tudo, é um chá com efeito termogênico para dar mais disposição e é saboroso.

Faça o chá deixando em infusão algumas folhas de hortelã em água fervida ainda quente. Depois de alguns minutos, coe, misture mel, suco fresco de limão e pode tomar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
menino de 5 anos morto pela irmã
Entenda o caso do menino de 5 anos morto pela irmã
remédios caseiros para gripe
Remédios caseiros para gripe e resfriado que você precisa conhecer