chás para gripe
Crédito: Freepik

Chás para gripe: veja quais são as melhores opções

Mudou o clima, imunidade baixou e a gripe apareceu? Veja quais chás são seus grandes aliados no alívio dos sintomas

Publicidade

Cansaço, mal estar, dor de cabeça, nariz entupido, tosse, dor de garganta… Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo é o claro sinal da presença da gripe. Não há como curá-la imediatamente, mas sim, tomar chás para gripe com o objetivo de aliviar os sintomas.

Os 10 melhores chás para gripe

Os melhores remédios para gripe são de conhecimento popular, como o limão, alho, mel e por aí vai. Ao utilizar uma combinação desses ingredientes, terá um efeito potencializado no alívio dos sintomas da gripe. Veja quais são essas combinações de chás para gripe e experimente em casa.

1. Chá de laranja

A laranja é rica em vitamina C, conhecida como aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

Para tomar o chá ferva as cascas de 2 laranjas e 1 limão em 1 litro de água durante 10 minutos. Depois é só coar, adicionar mel, que também ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta, e beber ao longo do dia.

Publicidade

2. Chá de gengibre com limão

chás para gripe com gengibre
Crédito: Pixabay

Reunindo a vitamina C do limão, seu poder de alcalinizar o sangue, além do efeito termogênico do gengibre que ajuda a trazer a energia e combater o cansaço, os sintomas da gripe reduzem consideravelmente.

Para beber o chá de gengibre com limão, deixe o gengibre fervendo em água por alguns minutos, depois acrescente uma rodela de limão e abafe até amornar.

3. Chá de eucalipto

De preferência, use folhas de eucalipto frescas. Elas são antissépticas, descongestionantes, anti-inflamatórias e expectorantes, ou seja, ótimas aliadas do combate à gripe.

Para tomar essa opção dos chás para gripe, lave bem as folhas, depois ferva-as em um pouco de água, deixe descansar para liberarem suas propriedades, coe e beba ao longo do dia.

Publicidade

4. Chá de sabugueiro

O sabugueiro é muito utilizado para aliviar sintomas da gripe, pois contém substâncias essenciais para esse processo, que não os flavonoides, óleos essenciais e vitamina C.

Para fazer o chá coloque uma colher de sopa de flores de sabugueiro em uma xícara de água fervida. Beba depois que a bebida tiver ficado alguns minutos em repouso.

5. Chá misto

chás para gripe misto de ingredientes
Crédito: Pixabay

Naquele chá de gengibre com limão você pode acrescentar o efeito bactericida do mel e as vitaminas e minerais fornecidos pelo leite, que além de tudo acalma o organismo.

Publicidade

Esse chá é feito colocando o limão e o gengibre para ferver em água durante quinze minutos. Depois aqueça o leite, misture tudo, adoce com o mel e beba em seguida.

6. Chá de equinácea

A equinácea é uma linda flor que serve para tratar infecções, acalmar o corpo e estimular o sistema imunológico. Sendo assim, é uma boa opção entre os chás para gripe, ajudando o corpo a ficar mais forte para combater o vírus.

Faça o chá misturando 1 colher de chá das raízes ou folhas da planta com 1 xícara de água fervente e deixe em repouso até amornar. Depois coe e beba. Cuidado com o excesso, pois essa planta causa efeitos colaterais e não deve ser consumida por quem tem doenças autoimunes.

Publicidade

7. Chá de alho

chás para gripe com alho
Crédito: Pixabay

O alho puro pode ser difícil de engolir, mas a verdade é que ele oferece um excelente efeito antibiótico natural, além de ser ajudando a fortalecer o sistema imune e a reduzir os sintomas da gripe.

Faça um chá com alguns dentes de alho esmagados e água quente. Beba morno e, para melhorar o sabor, use mel. Assim você já usufrui da ação anti-inflamatória e cicatrizante dele também.

8. Chá de casca de cebola

Essa é mais uma das receitas de chás para gripe que é recomendada para quando está causando muita tosse. A cebola, assim como o alho, é um antibiótico natural. Ela absorve as toxinas do ambiente, ajudando a livrar a casa da doença. Também ajuda a limpar a garganta, amenizando as crises.

Publicidade

Para fazer o chá de casca de cebola, use a segunda camada da casca da cebola, aquela que não ficou em contato com o ambiente. Ferva as cascas em uma xícara de água por 5 minutos. Depois espere amornar, coe, adoce com mel e beba algumas vezes ao dia.

9. Chá de alecrim

Com aroma e sabor contrários aos chás de alho e de cebola, tomar o chá de alecrim é bem mais agradável e também eficiente. Essa opção dos chás para gripe ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fazendo a gripe passar mais rápido.

Para potencializar o efeito do chá de alecrim, coloque raminhos lavados de molho em uma xícara de água acabada de ferver. Deixe por 5 minutos para fazer a infusão.

Publicidade

Coe, misture mel e 1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora. Beba tudo. Faça uma xícara de cada vez.

10. Chá de hortelã-pimenta

chás para gripe com hortelã
Crédito: Pixabay

A hortelã-pimenta é um entre alguns tipos de hortelã existentes. Essa planta possui muitas propriedades medicinais, inclusive ajudando a aliviar os sintomas de gripe. Além de tudo, é um chá com efeito termogênico para dar mais disposição e é saboroso.

Faça o chá deixando em infusão algumas folhas de hortelã em água fervida ainda quente. Depois de alguns minutos, coe, misture mel, suco fresco de limão e pode tomar.

Publicidade

Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer

PODE GOSTAR TAMBÉM