em

AmeiAmei

15 piores alimentos e por que você não deve consumi-los

Saiba quais são os alimentos comercializados que mais prejudicam o organismo

os piores alimentos para saúde
Crédito: Wikipédia

Você já parou para ler o rótulo do alimento que você consome? Dependendo do seu estilo de alimentação, você terá uma surpresa desagradável ao constatar a presença de diversos químicos nocivos para o organismo. Portanto, confira quais são os piores alimentos para a saúde e se surpreenda com a nocividade desses produtos.

Quais são os piores alimentos do mundo para a saúde?

A preocupação com a saúde começou a se tornar uma tendência mundial, tanto pelas pessoas, quanto pelos governos. As pessoas passaram a ter consciência em relação a sua qualidade de vida e longevidade.

Já o governo, começou a perceber que um estilo inadequado de alimentação gerava prejuízo financeiro, por conta de doenças, queda de desempenho e aposentadoria. Alguns produtos tornaram as despesas hospitalares mais altas, por conta dos tratamentos e o índice de faltas em empresas aumentou.

Por conta disso, a própria Organização Mundial de Saúde publicou que seria interessante aumentar os impostos em bebidas com muito açúcar, como o refrigerante. O aumento seria em torno de 20% sobre o valor do produto, inspirando-se em uma medida do governo dinamarquês para combater a obesidade, afinal, esse problema vem aumentando no mundo inteiro. Só no Brasil, nos últimos 10 anos, os índices subiram cerca de 60%.

Para ficar por dentro dessa tendência e cuidar do seu corpo e da sua longevidade, saiba quais são os piores alimentos para a saúde. Apesar de serem comercializados normalmente, são muito danosos e exigem bastante cuidado.

1. Sorvete

piores alimentos
Crédito: Toda Atual

Esse doce tão querido pelos brasileiros é um dos vilões da alimentação saudável. Os sorvetes industrializados contêm altas doses de açúcar, gorduras trans, conservantes e aromatizantes artificiais.

Todas essas são substâncias que podem causar danos no sistema nervoso. O emulsificante é um dos componentes utilizados na produção e que causa mais danos.

Aprenda a fazer sorvete fit com ingredientes saudáveis

2. Salgadinho

Os salgadinhos de milho é um dos alimentos perigosos pois possuem glutamato monossódico, o que faz dele um componente muito perigoso, pois é utilizado pelo organismo como um transmissor de impulsos para o cérebro. Desse modo, ele pode gerar problemas na região, se consumido com frequência, como o mal de Alzheimer.

3. Pizza congelada

As pizzas congeladas possuem alto teor de condicionadores de massa artificiais e conservantes, prejudiciais à saúde. Você sabia que em 2 pedaços de pizza congelada há metade do sódio e toda a gordura saturada que um adulto pode consumir em um dia? Números alarmantes que demonstram o perigo do consumo frequente desse alimento.

Aprenda a fazer massa de pizza para rechear como quiser

4. Batata frita

saiba se comer batata frita pode aumentar risco de morte
Crédito: PxHere

As batatas fritas consumidas em redes fast food são altamente cancerígenas, pois possuem substâncias como a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas.

Além disso, a batata é frita em óleo reutilizado várias vezes faz mal. Pois esse óleo superaquecido e reutilizado fica incorporado na batata e pode causar inflamações no corpo.

São tantos químicos, que esse alimento consegue durar anos fora da geladeira, sem estragar. Há diversos experimentos comprovando esse fato, mas as empresas preferem escamotear essa realidade ao máximo.

Aprenda a fazer batata frita sem usar óleo – Muito mais saudável

5. Bacon

Sim, é verdade que este é um dos piores alimentos para a saúde. O consumo de carnes processadas, como o bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de desenvolver diabetes em 19%.

6. Salsicha

Assim como o bacon, a salsicha do cachorro quente também é uma carne processada e pode trazer os mesmos riscos de doenças cardíacas, pulmonares e diabetes.

A salsicha faz mal possui também nitrito de sódio, substância cancerígena relacionada a leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês de mães que ingeriram muito essa substância.

7. Donuts

Crédito: Guia Restaurante Seleto

O mais interessante (e perigoso) em relação aos donuts é que, para a sua produção, cerca de 40% da gordura utilizada é trans. Também são altas doses de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares. Desse modo, ele é altamente danoso para a saúde do organismo.

8. Refrigerante

Uma lata de refrigerante tem 10 colheres de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína e está repleto de corantes artificiais e sulfitos. Por isso é considerado um dos piores alimentos, principalmente para os rins. Para ter uma ideia melhor do risco, saiba que para neutralizar a acidez de 1 lata de refrigerante são necessários 30 copos de água.

9. Refrigerante dietético

A maioria dos refrigerantes dietéticos possui aspartame, substância associada a algumas doenças como: crise de ansiedade, palpitações cardíacas, cegueira, perda auditiva, tumores cerebrais, epilepsia, tonturas, fadiga, enxaqueca, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem e cãibras musculares.

Portanto, além de ter os mesmos componentes maléficos do refrigerante convencional, o dietético ainda possui todos os efeitos negativos do aspartame.

10. Macarrão instantâneo

Crédito: Pxhere

Segundo a OMS, o consumo de sódio por dia não pode ultrapassar 2 gramas. O pacotinho de tempero do miojo já possui de 0,8 a 2,32 gramas, batendo até a meta diária de sódio. Além disso, ele possui glutamato monossódico e gordura hidrogenada, substâncias que podem aumentar as probabilidades de infarto e AVC.

11. Margarinas

Já parou para se perguntar se margarina faz mal? Embora não possuam gordura trans, elas possuem alto teor de gordura interesterificada, mais danosas do que a trans ao organismo.

Ela dificulta o processo de metabolização do corpo, principalmente por conta de sua hidrogenização, responsável por trazes danos ao sistema cardiovascular.

12. Biscoitos recheados

Esse tipo de biscoito entram na lista dos piores alimentos por possuírem quantidades elevadas de açúcar refinado e gorduras. Desse modo, ele propicia o aumento do colesterol no organismo. Vale destacar que os seus aditivos fazem com que ele se associe à hiperatividade e ao déficit de atenção.

13. Churrasco

organizar churrasco
Crédito: Pxhere

Embora seja polêmica a presença do churrasco nessa lista, todo o debate gira em torno do seu modo de preparo. Isso porque a carne é assada pela queima do carvão. Entretanto, estudos revelaram que essa fumaça é prejudicial (e cancerígena). O problema reside na absorção das toxinas pela ingestão (impregnada na carne), absorção pela pele e inalação (vias respiratórias).

14. Mortadela

A mortadela é um condimento que possui um excesso preocupante de sódio e gorduras saturadas. Além disso, ela abre espaço para misturas em seu preparo, podendo colocar até 10% de miúdos de animais em sua composição. Possui corantes alimentícios, como o nitrito, extremamente danosos para o organismo.

O que são e quais os riscos dos alimentos embutidos

15. Temperos prontos

Por possuírem uma quantidade absurda de sódio em sua composição, eles sobrecarregam os rins, pois atrapalham o processo natural osmótico e por isso são considerados como um dos piores alimentos. Além disso, possuem glutamato monossódico, prejudicial para as mães que estão amamentando. Também pode interferir nas funções nervosas a longo prazo.

Qual desses piores alimentos do mundo você deseja parar de comer? Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pastel de forno

10 Receitas de pastel de forno irresistíveis

adotada aos 60

Conheça a idosa adotada aos 60 anos por uma jovem de 30