em

Margarina faz mal: sim ou não? Saiba de uma vez por todas

Você sabe como a margarina é feita? Veja quais são os efeitos que esse produto traz para o organismo

margarina faz mal
Crédito: Pixabay

Já parou para pensar se o consumo de margarina faz mal? Esse produto foi criado com o intuito de substituir a manteiga, uma alternativa mais barata durante o período de crise. Mas será que é um substituto saudável ou não?

Margarina faz mal à saúde?

margarina faz mal
Crédito: La Labi

É bastante discutido se a margarina faz mal ou não para a saúde. A realidade é que sim, a margarina ser prejudicial para a saúde. Mesmo assim, muita gente distorce esse fato, falando que ela é menos calórica e gordurosa do que a manteiga. Logo, dizem que é mais saudável.

À princípio, a margarina foi criada com o intuito de ser uma solução alimentar na crise da França de Napoleão III. Desse fato, surge a pergunta: o que faz a margarina ser mais barata?

De acordo com o médico Dr. Victor Sorrentino, os problemas desse produto são:

A margarina utiliza hexano em sua composição, que por sua vez, é um solvente de petróleo. Também está presente o ácido fosfórico, clorídrico e sulfúruco. Esses ácidos são componentes de produtos de limpeza abrasivos. O produto também é catalisado com níquel.

Ou seja, mesmo que a manteiga possua mais gorduras saturadas totais, a margarina faz mal a saúde devido aos seus componentes.

Além disso, a margarina também passa pelo processo de hidrogenação (transforma em gordura trans). Esse tipo de gordura são prejudiciais para a saúde do organismo, principalmente das artérias.

Algumas marcas, mais recentes no mercado, não possuem gordura trans na sua composição. E isto é verdade. Porém, para que o produto tenha sua textura sem ser submetido ao processo de hidrogenação, há a presença de gordura interesterificada.

A gordura interesterificada é mais danosa que a gordura trans, apesar de menos conhecida, por conter óleo vegetal hidrogenado.

A margarina faz mal a saúde porque causa problemas de saúde como:

  • Problemas digestivos e no fígado;
  • Ganho de peso;
  • Imunidade debilitada;
  • Riscos de câncer;
  • Atraso no desenvolvimento infantil;
  • Problemas cardíacos;
  • Desregularização metabólica do colesterol;
  • Risco de aterosclerose;
  • Danos no sistema reprodutor e respiratório.

Desse modo, é necessário que se pare de usar esse ingrediente artificial que é a margarina em sua casa. Mas calma, existem substitutos saudáveis que você pode consumir, sem culpa.

Aprenda a fazer manteiga caseira com receitas simples e fáceis

Alternativas à margarina

A saúde é um fator muito importante para o desenvolvimento e manutenção da vida. Assim, não é interessante insistir no consumo de um alimento explicitamente prejudicial à saúde.

Confira algumas alternativas agora que você aprendeu que margarina faz mal:

Azeite de oliva

margarina faz mal
Crédito: Dom Total

Rico em gordura insaturada, o azeite de oliva é maravilhoso para o organismo, beneficiando o seu funcionamento correto, com gorduras boas. Além disso, gera um sabor mais clássico e refinado no pão e em outros alimentos.

Azeite ou óleo: qual o melhor para fritar?

Polpa de abacate

Parece loucura, mas a polpa de abacate pode substituir a margarina no preparo de bolos e outras receitas. Além disso,  possui uma consistência muito parecida com a da manteiga, sendo saudável. Aproveite e conheça os benefícios do abacate para saúde.

Creme de gergelim

margarina faz mal
Crédito: Receitaria

É um substituto maravilhoso para a manteiga e para a margarina. É ainda um dos alimentos ricos em cálcio. Esse creme é popularmente conhecido como tahine e é muito querido em dietas fitness.

Pasta de amêndoas

Para fazer essa pasta, bata as amêndoas em um mixer. Elas aos poucos vão soltando os seus óleos saudáveis, gerando uma textura cremosa. Vale destacar que essa pasta é ideal para quem frequenta a academia e deseja hipertrofia dos músculos.

Dicas de como ganhar massa muscular de forma saudável

Iogurte grego

margarina faz mal
Crédito: Organic Authority

Ele pode ser um excelente substituto da margarina em pratos como bolos e pães. Esse componente é rico em fibras e promove o emagrecimento, além do equilíbrio da flora bacteriana do intestino.

Aprenda como fazer iogurte caseiro grego, simples, integral e mais

Já sabia que margarina faz mal? Compartilhe com pessoas que você quer bem e as alerte sobre os perigos desse produto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tingir roupa preta

Como tingir roupa preta desbotada

sorvete de chocolate

Como fazer sorvete de chocolate em casa: 12 receitas