em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Causas das dores nas articulações

As dores que você sente no seu corpo podem ser sinal de uma lesão ou doença
dores nas articulações
Crédito: Freepik

Sentir dores nas articulações nem sempre é sinal de problema de saúde. Pode ser apenas o cansaço por causa de um esforço exagerado. Mesmo assim é bom saber quais são as principais causas dessas dores para saber quando é hora de procurar um médico e se tratar antes que vire um problema crônico.

Principais causas das dores nas articulações

Além do cansaço por esforço, esse tipo de dor pode estar associado a doenças e lesões. Se você sente a mesma dor, no joelho por exemplo, há muito tempo e ela não passa, está na hora de procurar um médico especialista. Principalmente se já tentou remédios caseiros, exercícios e não conseguiu parar ou aliviar a dor. Você pode ter uma doença ou processo inflamatório e não sabe.

Dor no joelho

Esse tipo de dor é comum em jovens, adultos e idosos. Pode ser causada por uma torção, inflamação ou doença. O inchaço nas articulações e a sensação de que o joelho está rígido são alguns dos sintomas que podem indicar tendinite ou artrose. Também há problemas musculares causados, por exemplo, pela posição em que você fica sentado durante todo o dia no trabalho ou dentro do carro.

Dor no ombro

dor nos ombros
Crédito: Restocel

É comum confundir a dor nas articulações dos ombros como cansaço do dia a dia ou atividades dentro de casa, como estender as roupas e limpar as janelas. Mas também pode ser sinal de tendiniteartrose ou até mesmo bursite, que é resultado do uso excessivo de uma articulação – neste caso dos ombros – e resulta num processo inflamatório.

Dor na mão

Mais comum do que você imagina, esse tipo de dor nas articulações das mãos pode ser causada por lesão por esforço repetitivo (LER) ou por alguma pancada. Há a possibilidade, ainda, de artrite ou gota, muito comum nos idosos devido aos desgastes nas articulações.

Dor no pé

Ficar em pé durante muito tempo pode causar dores. Mas se elas persistirem até nos seus dias de folga, pode ser sinal de uma doença ou lesão. A dor no calcanhar, por exemplo, pode ser sinal de fascite plantar e merece a sua atenção. Se for apenas no dedão do pé, ou seja, na ponta, é de suspeitar que seja gota ou excesso de ácido úrico no sangue.

Dor no cotovelo

dor no cotovelo
Crédito: Freepik

Esse tipo de dor nas articulações do cotovelo é mais comum em pessoas que realizam atividades profissionais com movimentos repetitivos (LER). Não necessariamente que exigem muito esforço. Desenhar, escrever ou digitar também causam esse tipo de dor. O nome deste tipo de problema é epicondilite, também chamada de cotovelo do tenista.

E as dores nas costas, também são problemas nas articulações?

Nesse caso é mais comum que seja um problema muscular, que pode ser causado por problemas emocionais, como medo, raiva, tristeza e preocupação. Mas podem ser casos mais sérios como uma lombalgia, normalmente causada pela carga excessiva de exercícios, peso e até mesmo da má postura. Também pode ser hérnia de disco, caracterizada pela dificuldade em abaixar e levantar, causada por uma lesão na coluna.

No caso dos problemas emocionais ou musculares você pode tratar por meio de compressas naturais que ajudam a aliviar as dores nas regiões afetadas. Ou então compressas quentes para ajudar a relaxar o músculo.

Que médico procurar?

Quando não tem certeza de que médico procurar para falar sobre as dores nas articulações, vá primeiro ao seu clínico geral de confiança. Mas se preferir ir ao especialista, pode consultar um ortopedista, um reumatologista ou um fisioterapeuta.

Tratamentos

Para aliviar a dor no joelho você pode aplicar compressas de gelo na região, três vezes ao dia, por períodos de 15 minutos. Ou então optar por um tratamento natural, com receitas para aliviar as dores no joelho. Mas, se persistirem, você deve consultar um médico ortopedista para descobrir qual a razão do problema e o tratamento adequado.

A solução caseira que você pode tentar em casa para dores nas articulações dos ombros é fazer um chá com a raiz da planta garra-do-diabo, que possui propriedades e efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes, relaxantes e antiartríticas. As compressas geladas na região também podem ser uma boa opção. Além, é claro, de procurar um fisioterapeuta ou o seu médico de confiança para avaliar a situação.

Para aliviar a dor na articulação da mão você pode fazer uma receita caseira com cebola, linhaça e batata, especialmente recomendada para artrite. Ou então optar pelo uso de uma pomada natural de arnica, planta excelente para combater dores e processos inflamatórios.

Para aliviar as dores das articulações dos pés, se for uma artrite reumatóide, você pode mergulhá-los em uma bacia com água quente (cuidado para não se queimar) e deixar por pelo menos 15 minutos, todos os dias. Agora, se for o caso de gota, o uso do gelo é o mais indicado. Para reduzir os índices de ácido úrico no sangue, essas receitas com chás naturais podem ajudar.

Para aliviar as dores nas articulações dos cotovelos, você deve procurar um ortopedista ou fisioterapeuta para indicar o tratamento adequado. Se houver inflamações, você pode optar por tratamentos com arnica, compressas naturais e até mesmo por meio de alimentos anti-inflamatórios.

Canela-de-velho

planta medicinal contra dores nas articulações
Crédito: Imagem de Reprodução

Entre os tratamentos naturais para dores nas articulações estão as bebidas e compressas caseiras. A canela-de-velho é um exemplo, que pode ser utilizada em tratamentos terapêuticos para aliviar as dores nas articulações das mãos, dos joelhos e provocadas por doenças como artrites e artroses.

Você pode aproveitar as propriedades dessa poderosa planta para fazer um chá para beber ou então para aplicar como compressa no local em que você sente as dores. Lembre-se que essa aplicação só deve ser feita caso não haja nenhuma irritação ou ferida no local.

Ingredientes

Canela-de-Velho: 15 folhas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque a água numa panela e deixe ferver;
  2. Após atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas;
  3. Tampe e deixe esfriar.

Lembre-se que esse é um tratamento caseiro. Portanto, para que comece a surtir efeito é preciso tomar o chá por pelo menos um mês. Em conjunto, procure um médico para que ele possa avaliar o seu caso em específico.

Manter uma alimentação balanceada, os exames médicos em dia e a praticar exercícios físicos regulares também ajudam a aliviar e, em alguns casos, a parar de vez com as dores nas articulações.

Dores nas articulações do corpo: 10 mitos e verdades

dores nas articulações do corpo
Crédito: Hortuv

É fácil identificar que o corpo sente dor. Mas será que é mesmo dores nas articulações? Veja os mitos e verdades que envolvem esse assunto:

1. As articulações doem mais quando faz frio?

Algumas pessoas possuem maior sensibilidade e notam diferenças em locais úmidos e frios. Entretanto, o especialista em reumatologia, Nilton Salles (do Hospital 9 de Julho,em São Paulo)  afirma que não há evidências comprovadas de que o processo inflamatório na região aumente.

2. Apenas idosos sentem dores nas articulações?

Não. Doenças relacionadas às articulações podem surgir em todas as fases da vida. Exemplos destas situações são lúpus, que atinge jovens em torno dos 20 anos, gota que atinge adultos por volta dos 35 anos, osteoartrite que é mais comum em idosos. Existem mais de 120 doenças reumáticas, ou seja, é mais comum do que você imagina.

3. Exercício físico pode piorar as dores nas articulações?

Esse é o tipo de pergunta que vai depender da intensidade e frequência com que é realizada a prática do exercício, assim como o tipo e as condições físicas de quem o pratica. O exercício físico pode ser recomendado para aliviar dores, como também pode ser indicado a sua interrupção, quando é identificado um estágio mais avançado da doença. Por isso a importância de consultar o médico.

4. Estar acima do peso ou ter obesidade pode prejudicar as articulações?

Essas condições podem, sim, agravar o quadro, uma vez que a pressão nas articulações é maior. Inclusive para quem já sofre algum tipo de processo inflamatório. Nesses casos, além de fazer um acompanhamento médico é recomendado o controle alimentar com um nutricionista para ajudar a perder o excesso de peso e iniciar uma atividade física regular.

5. Fazer fisioterapia resolve as dores nas articulações?

fisioterapia para dores nas articulações
Crédito: Freepik

A resposta a essa pergunta só pode ser dada por um especialista. Existem casos em que a fisioterapia deve ser aliada a medicamentos e outros casos essa atividade por si só, resolve. Mas também há casos que exigem repouso absoluto com ou sem medicação. Por isso não arrisque.

6. É comum sentir dores nas articulações durante a gravidez?

A gravidez provoca diversas mudanças no organismo da mulher, principalmente hormonais. Como é o caso do aumento da produção de relaxina, que provoca o relaxamento articular. Por isso é comum que as grávidas sintam dores nas articulações das pernas e quadril. Evite ficar em pé durante períodos longos.

7. A minha alimentação pode influenciar nas dores que sinto?

A alimentação influencia diretamente algumas doenças ligadas às dores nas articulações. Por exemplo, quem sofre de artrite, recomenda-se a ingestão de ácidos graxos ômega-3. No caso da gota, evitar alimentos que produzem de ácido úrico ou aumentar a ingestão de cálcio para ajudar a evitar artrose.

8. Pessoas que carregam muito peso têm mais chances de sentir dores nas articulações?

Há sempre consequências em realizar atividades em excesso ou pesadas, como carregar peso. A diferença é que, naquelas pessoas que o fazem de qualquer maneira, as lesões e doenças podem surgir ou se desenvolver mais rápido. No caso das pessoas que o fazem com algum cuidado e acompanhamento médico, podem postergar o aparecimento de doenças e, consequentemente, as dores.

9. As mulheres sentem mais dores nas articulações do que os homens?

Depende da doença, pois algumas são mais comuns em homens, como é o caso da gota, e outras em mulheres, como por exemplo a fibromialgia. Mas podem acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

10. Mulheres que sentem dores nas articulações não devem engravidar?

De acordo com o reumatologista Geraldo Castelar, algumas doenças reumáticas “podem até melhorar com a gravidez, devido a mudanças hormonais”. Entretanto o recomendado é fazer o acompanhamento com o médico, assim como o pré-natal para não colocar em risco a vida da mãe e do bebê.

Dicas para prevenir dores nas articulações

Manter um estilo de vida com hábitos saudáveis é essencial para prevenir as dores nas articulações. Cada pessoa deve adaptar a rotina com os hábitos que considera relevantes para si. Tenha a sugestão de um médico antes de fazer alterações alimentares e relacionadas a atividades físicas. Alguns dos bons hábitos são:

  • Ter uma alimentação saudável, com muitas frutas, legumes, leguminosas, sementes e cereais integrais. Prefira alimentos orgânicos e vegetais da época;
  • Evite ao máximo os alimentos industrializados temperados. Eles contêm gorduras ruins para a saúde, excesso de sal, de açúcar e são pobres de vitaminas e minerais. Prefira sempre fazer sua comida em casa, evitando as frituras e os alimentos refinados e pré-prontos;
  • Hidrate-se, beba muita água, sucos naturais sem açúcar, água de coco, um pouco de café, um pouco de chá, tudo natural, feito em casa;
  • Faça atividade física com acompanhamento profissional. Praticar exercícios com a postura errada é pedir para ter dores nas articulações e em outras partes do corpo;
  • Descanse. Não adianta forçar o corpo por mais tempo do que você aguenta, seja no trabalho ou no exercício. Durma bem, relaxe o corpo, alongue-se antes e depois das atividades do dia.

78 Comments Leave a Reply
  1. Estou em Portugal quero comprar “miconia albicans” onde devo procurar. Não encontro em lojas físicas,. Quem vende online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Vitamina C evita resfriados sim ou não
Vitamina C evita resfriados, sim ou não?
Yamasterol o que é para que serve e como usar
Yamasterol: o que é, para que serve e como usar