em

AVC: saiba o que causa e como prevenir

Uma das doenças que mais mata pessoas no mundo todo pode ser prevenida com hábitos saudáveis de vida
avc
Crédito: Freepik

AVC é a sigla de Acidente Vascular Cerebral, também chamado de derrame cerebral. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se da doença crônica que mais leva pessoas à internação, a perderem certas capacidades e a óbito em todo o mundo. O assunto é sério, então veja quais são as principais causas e como prevenir essa doença.

Causas do Acidente Vascular Cerebral

avc principais causas
Crédito: Freepik

Um Acidente Vascular Cerebral acontece quando alguns vasos responsáveis por levar sangue ao cérebro se rompem ou ficam obstruídos. Quando se rompem é chamado de hemorrágico e quando ficam obstruídos é chamado de isquêmico.

Em qualquer um dos tipos, a área do cérebro onde o sangue não chegar vai ficar sem oxigênio e paralisar. Assim, as partes do corpo comandadas por essa região que foi afetada também irão paralisar. Veja quais são as causas para cada tipo.

Causas de AVC hemorrágico

Esse tipo de derrame acontece principalmente quando uma pessoa sofre com pressão alta e não consegue mantê-la controlada. Também, quando um aneurisma de rompe no cérebro, que é quando um vaso sanguíneo sofre muita dilatação. Além dessas duas causas principais ainda pode ser:

  • Ter passado por tratamento com radiação para tratar câncer de cabeça ou pescoço;
  • Ferimentos no pescoço ou na cabeça;
  • Ter arritmia cardíaca;
  • Ter inflamação nos vasos sanguíneos, geralmente causada por doenças como tuberculose, vasculite ou sífilis;
  • Sofrer infarto agudo do miocárdio;
  • Ter insuficiência cardíaca;
  • Ter problemas de coagulação do sangue;
  • Doenças nas válvulas do coração;
  • Ter nascido com má formação do coração.

Causas de AVC isquêmico

As causas para esse tipo de derrame determinam quatro grupos, que são:

  • Isquêmico aterotrombótico: quando a pessoa tem aterosclerose, uma doença que causa formação de placas nos vasos sanguíneos. Essas placas podem obstruir os vasos ou criar êmbolos que se desprendem e se movem pelos vasos, podendo causar obstruções em outras áreas;
  • Isquêmico cardioembólico: nesse tipo também formam-se êmbolos que podem obstruir os vasos sanguíneos. Nesse caso os êmbolos formam-se a partir do coração;
  • Isquêmico de outra etiologia: geralmente tem relação com problemas de coagulação no sangue e acomete mais pessoas jovens;
  • Isquêmico criptogênico: recebe esse nome quando a causa não é identificada, mesmo depois de muitas investigações por parte dos médicos.

Como prevenir?

como prevenir avc
Crédito: Freepik

Será que tem como prevenir o Acidente Vascular Cerebral ou muitas pessoas nascem com essa predisposição e não conseguem evitar que aconteça? De fato, há pessoas que possuem uma predisposição genética relacionada com uma das causas de derrame.

Por exemplo, uma pessoa que já nasceu com uma doença ou má formação cardíaca, se não for curada, tem maior probabilidade de ter um AVC na vida adulta do que uma pessoa considerada totalmente saudável. Da mesma forma, a predisposição é maior em pessoas que têm histórico familiar da doença, o que não significa que não possam evitá-la.

Mesmo nesses casos, manter um estilo de vida equilibrado e saudável é a melhor forma de prevenir que essa doença aconteça. Outra das principais causas é a aterosclerose, que pode se desenvolver por causa de colesterol alto e do diabetes, por exemplo. Sendo assim, ter cuidados com a alimentação e aderir à prática de atividade física são atitudes essenciais para prevenir tudo isso.

Os outros fatores de risco também estão relacionados com o estilo de vida e podem ser evitados. São pressão alta, sedentarismo, abuso de álcool, tabagismo, obesidade ou sobrepeso. Todos esses problemas podem ser resolvidos com uma reeducação alimentar determinada por nutricionista e com a prática de alguma atividade física todos os dias.

Veja também: quais os sintomas de AVC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios e receitas suco de couve
Suco de couve: benefícios e receitas
chá de eucalipto
Benefícios e como fazer chá de eucalipto