em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Cãibras: o que é, principais causas, como aliviar e prevenir

A dor da cãibra incomoda e faz com que a pessoa que tenha, sofra. Mas você sabe por qual motivo elas estão acontecendo? Descubra e evite novas ocorrências
cãibras
Crédito: PxHere

Sabe o que são cãibras? Com certeza que já teve algum episódio destes. Trata-se de uma contração muscular associada a uma dor aguda. A sua duração pode ser de apenas alguns segundos ou vários e tormentosos minutos. Contudo, a dor é séria, apesar de não serem casos clínicos complicados ou graves.

Causas mais comuns das cãibras

Mas o que pode ser a causa da cãibra? Na realidade, podem ser várias, como você vai descobrir logo abaixo:

1. Corpo desidratação

A falta de hidratação adequada, com ao menos 2 litros de água por dia, pode levar ao acúmulo de ácido lático no organismo, fazendo com que a musculatura se contraia excessivamente, causando a dor das cãibras.

2. Carência de sais minerais

Existindo pouco potássio ou sódio, por exemplo, no organismo, se está sujeito a cãibras frequentes. O uso continuado de diuréticos fortes pode causar perda de minerais, e com isso aumentar a incidência desse problema.

Conheça os alimentos que são ricos em potássio

3. Período de gestação

cãibras
Crédito: Ser Padres

Durante a gravidez também se percebe muitos casos de cãibras, principalmente a noturna, naqual a gestante acorda com o músculo repuxando muito, por causa das mudanças estruturais sofridas durante o processo.

4. Esforço durante uma prática

Durante a prática de atividades que requerem muito esforço de um determinado músculo, pode-se desencadear uma situação de contração da musculatura, causando câibras e  muita dor.

5. Presença de ácido lático

O acúmulo de ácido lático, como mencionado no primeiro tópico, pode causar cãibras. Ele é formado a partir do esforço muscular, onde se começa a respiração anaeróbica, com a decomposição da glicose, para suprir a demanda de oxigênio.

Como aliviar as cãibras

No momento em que começar um epsódio de cãibra, lembre-se de se alongar a musculatura que está contraída, para que o sangue circule melhor. Desta forma, o nível nutricional será restabelecido.

Contudo, se tiver cãibras frequentes, convém que busque ajuda médica especializada. Se estiver ocorrendo algum problema articular, os sintomas terão de ser analisados.

Como evitar cãibras

cãibras
Crédito: Lipictx

Preste atenção aos episódios de cãibras, mas acima de tudo previna-as, assim, este será menos um problema de saúde com que se tem de preocupar. Além disso, a solução passa apenas pela alteração de alguns simples hábitos.

Beba mais água

Hidrate-se corretamente ao longo do dia, com água, sucos, chás, frutas e verduras que permitam a boa hidratação do seu organismo, evitando-se os epsódios de cãibras.

Use calçado adequado

Utilize sapatos apropriados para realização de exercícios físicos, visto que isso influencia os músculos. A mesma dica serve para as pessoas que passem tempo contínuo na posição de pé.

Exercício

É muito bom e aconselha-se diversas vezes a prática de alguma atividade física, contudo, é importante reconhecer quando você atinge os seus limites para evitar cãibras.

Alimentação

Ter uma alimentação equilibrada é a regra de número 1 para todos os problemas de saúde, e este não é exceção. Consuma alimentos nutritivos tais como batata, avelã, amendoim, uva, repolho, banana, castanha-do-pará, aveia frutas e verduras de cor escura.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Tratamento caseiro

cãibras
Crédito: Everyday Wellness

O tratamento caseiro para cãibras é simples e pode ser feito mesmo sem acompanhamento. A primeira coisa a fazer é buscar uma alimentação saudável, rica em minerais como magnésio e potássio, além de beber muita água.

Assim que ocorrer algum episódio de cãibra, alongue o músculo, com cuidado e delicadeza. Massageie com movimentos circulares e coloque compressas mornas para estimular a recuperação.

Deixe o músculo repousar, alongando periodicamente, até que a dor desapareça completamente. As cãibras são incômodas, mas podem ser evitadas!

17 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Exercícios para síndrome do túnel do carpo
7 Exercícios para síndrome do túnel do carpo
chá de morango benefícios
Chá de morango: benefícios e como fazer