em

AmeiAmei

Óleos essenciais para o cabelo: os melhores e como usar

Tire proveito do que a natureza oferece em benefício da saúde e da beleza dos seus cabelos

óleos essenciais para o cabelo
Crédito: Freepik

Os óleos essenciais são naturais, extraídos de diversas espécies vegetais. Flores, sementes, folhas, raízes e ervas podem virar óleo para utilizar de forma medicinal e estética. Os óleos essenciais podem ser usados em receitas, na aromaterapia, para a saúde da pele e também tem os óleos essenciais para o cabelo. Veja quais são e como usar.

6 Óleos essenciais para o cabelo

oleos essenciais para o cabelo melhores tipos
Crédito: Freepik

Os óleos essenciais para o cabelo são uma opção barata e segura de ter fios hidratados e nutridos, com toque macio e aspecto brilhoso. Na maioria, são óleos que pode usar para várias finalidades e alguns tipos até podem ser feitos em casa.

1. Óleo de coco

O óleo de coco está no auge do sucesso entre as pessoas adeptas de um estilo de vida mais saudável. Na verdade, tanto o óleo quanto outros derivados do coco, pois essa fruta é rica em gorduras saudáveis que nutrem o cabelo e o corpo inteiro.

2. Óleo de alecrim

O alecrim concentrado em forma de óleo ajuda o cabelo a crescer melhor, devido ao seu efeito de limpeza dos radicais livres que danificam as células. Atua no tratamento de caspa e irritação no couro cabeludo, além de deixar os fios mais fortes.

3. Óleo de lavanda

Essa planta de flores tão cheirosas oferece um óleo calmante e relaxante que age no cabelo como antisséptico, anti-inflamatório e antimicrobiano. O óleo de lavanda acalma irritações e nutre o cabelo, servindo como auxiliar no tratamento de caspa.

4. Óleo de hortelã

A hortelã tem um aroma agradável e refrescante, ótimo para sentir nos cabelos ao longo do dia. O óleo de hortelã enriquece os fios com nutrientes, estimula o fluxo sanguíneo quando usado em hidratações, age como antisséptico e antimicrobiano.

5. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca, uma árvore australiana, é muito utilizado para a cicatrização da pele, inclusive do couro cabeludo, eliminando os resíduos quando aplicado e massageado junto com o xampu ou a máscara hidratante.

6. Óleo de amêndoas

De aroma adocicado e suave, o óleo de amêndoas é um dos mais populares e também oferece ótimos benefícios para a nutrição, hidratação e reparação dos fios.

Como usar óleos essenciais no cabelo

melhores oleos essenciais para o cabelo como usar
Crédito: Freepik

A forma que você vai usar os óleos essenciais para o cabelo vai depender do que você quer como resultado. Ele pode ser aplicado de diferentes formas.

Máscara de hidratação

As máscaras de hidratação caseiras são feitas duas vezes por semana em cabelos muito danificados, uma vez por semana em cabelos secos e quebradiços e duas vezes por mês em cabelos saudáveis, como manutenção.

Compre uma boa máscara de hidratação, separe em um pote a quantidade necessária para o seu cabelo e pingue algumas gotas de um óleo essencial. Se quiser, pode adicionar outros ingredientes como Bepantol e uma ampola de vitamina E. Deixe a máscara agir nos cabelos por 20 minutos e depois enxágue, finalizando como de costume.

Reparador de pontas

Quando o seu cabelo começar a ficar com pontas duplas e ressecadas, tenha um pouco de óleo essencial para aplicar nas pontas, seja para dormir ou antes de sair. Apenas algumas gotas são o suficiente. Aplique nas mãos, esfregue uma na outra para aquecer e passe nas pontas do cabelo.

Redutor de frizz

Esse efeito é parecido com o reparador de pontas, mas para evitar o excesso, o ideal é colocar o óleo essencial em um pequeno borrifador. Aplique nos fios úmidos ou secos, desde que limpos, para prevenir o surgimento de frizz. Evite passar na raiz.

Pós-química

É comum o cabeleireiro aplicar um óleo bem cheiroso no cabelo quando termina um alisamento ou outro tipo de química. Nessa etapa de finalização escolha o óleo que deseja aplicar e deixe até o dia seguinte, quando for lavar o cabelo. Ele já vai iniciar uma proteção e reparação imediata nos fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sentir sonolência

O que causa e como tratar a sonolência?

sobre aromaterapia

Aromaterapia: o que é, benefícios e como funciona