em

Benefícios do óleo de amêndoas

Esse óleo é aromático e contribui com a saúde e a beleza do corpo inteiro. Aprenda a fazer
óleo de amêndoas
Crédito: Pixabay

O óleo de amêndoas é um dos mais populares para passar na pele e deixá-la mais macia e hidratada. Ele é derivado da amêndoa, uma oleaginosa rica em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e muitos outros nutrientes benéficos à saúde.

Ele é vendido em forma de produto cosmético, para aplicar na pele e no cabelo, e também como alimentício para usar em várias receitas doces e salgadas em substituição a outros óleos menos nutritivos. Para cada finalidade, ele vem em uma embalagem diferente e é encontrado nas farmácias e lojas de produtos naturais.

Benefícios do óleo de amêndoas para o cabelo

oleo de amendoas para cabelo
Crédito: Pixabay

Você pode adicionar umas gotas de óleo no seu xampu ou no creme hidratante usado na sua hidratação semanal. Veja os benefícios que ele traz

1. Hidratação e maciez

Por ser um óleo, ele vai criar uma camada protetora ao redor dos fios, reduzindo a perda de água que ocorre quando o cabelo fica muito tempo exposto ao calor. Assim, aumenta a hidratação e deixa a textura do fio mais macia.

2. Aumento do brilho

Por conter vitamina E e ser hidratante, também faz com que o aspecto do fio fique mais brilhoso e saudável. Só precisa cuidar para não aplicar demais ou diretamente na raiz caso o cabelo seja oleoso.

3. Nutrição e redução do frizz

O óleo pode participar tanto do tratamento de hidratação quanto de nutrição dos fios, pois contém muitos nutrientes importantes para a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Como vai deixar os fios mais fortes, também contribui com a redução de frizz.

Benefícios para o corpo

oleo de amendoas para pele
Crédito: Pixabay

Para utilizar como hidratante corporal, o óleo de amêndoas é bem antigo. Diferente dos cremes, ele deixa a pele com toque muito macio e suave. Embora exista a versão cosmética, não tem problema aplicar o óleo puro, de uso culinário, na pele.

1. Hidratante

Assim como o óleo atua nos fios de cabelo, criando uma camada protetora, ele vai fazer o mesmo com a pele, ajudando a manter sua hidratação por mais tempo.

2. Melhora a elasticidade

Estimulante da produção de colágeno, ao ser aplicado diariamente, o óleo vai ajudar a manter a pele mais jovem, bonita, elástica e firme.

3. Anti-inflamatório e calmante

Ao ser aplicado na pele, suas propriedades vão agir acalmando o tecido e relaxando o corpo, também impedindo a inflamação de pequenos ferimentos, como pequenos cortes e acne.

4. Demaquilante

Quando você precisar remover a maquiagem e não tiver um demaquilante próprio, coloque um pouco de óleo de amêndoas em um algodão ou direto no rosto e remova com o algodão. Prefira a versão pura, pois a cosmética tem álcool e pode irritar os olhos e mucosas.

5. Suaviza a textura

Nas regiões mais ásperas, como joelhos, cotovelos e sola dos pés, é ótimo aplicar esse óleo antes de dormir para que ele suavize a textura da pele. Nos pés, passe o óleo e use meias para que ele tenha um melhor efeito.

Propriedades

Em 100 gramas de óleo de amêndoas puro há 884 kcal, em sua maioria gorduras saudáveis necessárias para a manutenção da saúde, como os ácidos graxos. Há também vitamina E, que é essencial para cabelos e pele, o potássio, o cálcio, o magnésio e o ferro. Tem propriedades antissépticas, relaxantes e hidratantes.

Como e quando aplicar?

Como uso culinário, pode incluir o óleo de amêndoas em pratos doces e salgados, em substituição a outro tipo de óleo ou gordura.

No cabelo, ele pode ser adicionado nas máscaras de hidratação semanais ou quinzenais feitas em casa. Ele vai potencializar o efeito do creme, especialmente se colocar uma touca térmica depois da aplicação e aguardar 20 minutos antes de enxaguar.

Na pele, pode ser aplicado puro no corpo todo diariamente após um banho quente para deixar a pele macia e mais relaxada. O aroma do óleo também vai ajudar a pegar no sono mais tranquilamente.

Como fazer óleo de amêndoas caseiro?

Embora o óleo pronto não seja muito caro, você pode fazer o seu em casa e usar para todas as finalidades que desejar. Separe em recipientes diferentes para usar na comida, no cabelo e na pele.

Você vai precisar de 2 xícaras de amêndoas cruas e 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.

  1. O primeiro passo é triturar as amêndoas no liquidificador. Pare de bater para baixar o que ficou nas laterais do copo e volte a bater até que fique uma massa bem triturada;
  2. Adicione o azeite e vá misturando devagar até que fique homogêneo. Transfira para um recipiente de vidro com tampa e deixe repousar ao abrigo da luz por 2 semanas;
  3. Passados os dias, filtre o óleo usando uma peneira e distribua para os recipientes conforme a finalidade de uso.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cortes de cabelo curto
Cortes de cabelo curto: 10 ideias para 2019
Mulher ignorou nódulo no estômago por 13 anos e ele cresceu 4 kg
Mulher ignorou nódulo no estômago por 13 anos e ele cresceu 4 kg