Os óleos essenciais são naturais, extraídos de diversas espécies vegetais. Flores, sementes, folhas, raízes e ervas podem virar óleo para utilizar de forma medicinal e estética. Os óleos essenciais podem ser usados em receitas, na aromaterapia, para a saúde da pele e também tem os óleos essenciais para o cabelo. Veja quais são e como usar.
6 Óleos essenciais para o cabelo

Os óleos essenciais para o cabelo são uma opção barata e segura de ter fios hidratados e nutridos, com toque macio e aspecto brilhoso. Na maioria, são óleos que pode usar para várias finalidades e alguns tipos até podem ser feitos em casa.
1. Óleo de coco
O óleo de coco está no auge do sucesso entre as pessoas adeptas de um estilo de vida mais saudável. Na verdade, tanto o óleo quanto outros derivados do coco, pois essa fruta é rica em gorduras saudáveis que nutrem o cabelo e o corpo inteiro.
2. Óleo de alecrim
O alecrim concentrado em forma de óleo ajuda o cabelo a crescer melhor, devido ao seu efeito de limpeza dos radicais livres que danificam as células. Atua no tratamento de caspa e irritação no couro cabeludo, além de deixar os fios mais fortes.
3. Óleo de lavanda
Essa planta de flores tão cheirosas oferece um óleo calmante e relaxante que age no cabelo como antisséptico, anti-inflamatório e antimicrobiano. O óleo de lavanda acalma irritações e nutre o cabelo, servindo como auxiliar no tratamento de caspa.
4. Óleo de hortelã
A hortelã tem um aroma agradável e refrescante, ótimo para sentir nos cabelos ao longo do dia. O óleo de hortelã enriquece os fios com nutrientes, estimula o fluxo sanguíneo quando usado em hidratações, age como antisséptico e antimicrobiano.
5. Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca, uma árvore australiana, é muito utilizado para a cicatrização da pele, inclusive do couro cabeludo, eliminando os resíduos quando aplicado e massageado junto com o xampu ou a máscara hidratante.
6. Óleo de amêndoas
De aroma adocicado e suave, o óleo de amêndoas é um dos mais populares e também oferece ótimos benefícios para a nutrição, hidratação e reparação dos fios.
Como usar óleos essenciais no cabelo

A forma que você vai usar os óleos essenciais para o cabelo vai depender do que você quer como resultado. Ele pode ser aplicado de diferentes formas.
Máscara de hidratação
Compre uma boa máscara de hidratação, separe em um pote a quantidade necessária para o seu cabelo e pingue algumas gotas de um óleo essencial. Se quiser, pode adicionar outros ingredientes como Bepantol e uma ampola de vitamina E. Deixe a máscara agir nos cabelos por 20 minutos e depois enxágue, finalizando como de costume.
Reparador de pontas
Quando o seu cabelo começar a ficar com pontas duplas e ressecadas, tenha um pouco de óleo essencial para aplicar nas pontas, seja para dormir ou antes de sair. Apenas algumas gotas são o suficiente. Aplique nas mãos, esfregue uma na outra para aquecer e passe nas pontas do cabelo.
Redutor de frizz
Esse efeito é parecido com o reparador de pontas, mas para evitar o excesso, o ideal é colocar o óleo essencial em um pequeno borrifador. Aplique nos fios úmidos ou secos, desde que limpos, para prevenir o surgimento de frizz. Evite passar na raiz.
Pós-química
É comum o cabeleireiro aplicar um óleo bem cheiroso no cabelo quando termina um alisamento ou outro tipo de química. Nessa etapa de finalização escolha o óleo que deseja aplicar e deixe até o dia seguinte, quando for lavar o cabelo. Ele já vai iniciar uma proteção e reparação imediata nos fios.
Veja também: Óleo de girassol para cabelo: benefícios e como usar

