em

Como fazer óleo de cenoura caseiro e seus benefícios

Descubra uma nova forma de usar a cenoura em benefício da saúde e beleza do cabelo e da pele
óleo de cenoura caseiro
Crédito: Pixnio

Não é segredo para ninguém que a cenoura é um ótimo legume para incluir na alimentação. Além de ser saborosa, é versátil no preparo e oferece uma riqueza de vitaminas, minerais e fibras à saúde. Se quiser aproveitá-la de forma mais concentrada, pode fazer óleo de cenoura caseiro. Veja as receitas e os benefícios que ele oferece.

Veja também: como congelar cenoura corretamente

Aqui você encontra:

3 formas de fazer óleo de cenoura caseiro

Fazer o óleo de cenoura em casa é muito fácil. Depois basta misturá-lo com outros ingredientes, de acordo com a finalidade de uso, veja só:

1. Para umectação capilar

Essa receita é feita com 300 ml de azeite de oliva extravirgem, 1 cenoura média ralada crua e 1 pau de canela. Juntos, ajudam a conservar a cenoura de forma natural e também contribui no combate à queda de cabelo.

Depois de ralar a cenoura, coloque-a em um vidro limpo e seco. Cubra com o azeite, tampe o vidro e deixe na geladeira por 48 horas. Passado esse tempo, passe a mistura por uma peneira e descarte a cenoura que sobrou, ficando apenas com o líquido.

Coloque o óleo que restou de volta no vidro, adicione a canela e já pode usar para fazer sua umectação. Veja o que é a umectação capilar, benefícios e como fazer em casa.

2. Óleo de cenoura para nutrição e hidratação capilar

três formas de fazer óleo de cenoura caseiro
Crédito: Cabelos de Rainha

Na umectação você pode aplicar o óleo de cenoura caseiro sozinho nos fios. Já para fazer um tratamento de nutrição e hidratação, a receita do óleo é a mesma, mas você deverá misturar 1 colher de café desse preparado em um pouco de creme, potencializando o efeito do produto. Confira as receitas de hidratação capilar caseira.

3. Óleo para estrias

Buscando por soluções caseiras para reduzir as cicatrizes das estrias? Experimente esse óleo que é feito com 1 cenoura ralada crua e algum tipo de óleo vegetal para cobrir, como nas receitas para tratar do cabelo.

Depois de deixar a mistura na geladeira por 48 horas e colá-la, basta misturar um pouco com farelo de aveia e aplicar sobre as estrias, fazendo uma massagem delicada no local.

A aveia serve como esfoliante que vai remover as células mortas e estimular a circulação do sangue. Depois de 20 minutos, lave com água fria.

Benefícios do óleo de cenoura

O principal uso do óleo de cenoura caseiro é para melhorar a saúde do cabelo, promovendo o seu crescimento acelerado. O óleo contém vitaminas A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, além de betacaroteno, zinco, cobre, iodo, magnésio, ferro e cálcio.

Ao fazer uso desse óleo nos cabelos ele irá proteger os fios das intempéries; ajudar a combater inflamações e infecções no couro cabeludo; melhorar a circulação sanguínea para acelerar o crescimento dos fios; além de deixar o cabelo mais brilhoso e forte; evitando a quebra e as pontas duplas.

Os mesmos benefícios aplicados no cabelo também pode ser absorvidos ao usar esse óleo na pele. Ele oferece ação antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante, hidratante, além de estimular a um bronzeado mais intenso ao ser aplicado para tomar sol. Mesmo assim, lembre-se de usar protetor solar.

Veja como preparar o óleo e fazer a umectação no vídeo abaixo:

água tônica
Água tônica: o que é e para que serve essa bebida gaseificada
óleo de alecrim caseiro
Como fazer óleo de alecrim caseiro e para o que ele serve