em

Hidratação para cabelo caseira: veja como recuperar o brilho

Confira receitas e seus modos de aplicação para salvar seu cabelo dos maus tratos do dia a dia
hidratação para cabelo
Crédito: Freepik

É bem comum que o cabelo perca o brilho e fique danificado por causa dos produtos químicos que recebe e das agressões do dia a dia, como sol e poluição. Por isso, fazer hidratação para cabelo é uma ótima solução para recuperar o brilho e a saúde das madeixas. Você pode fazer a hidratação em casa, usando produtos profissionais ou receitinhas com ingredientes alternativos e naturais.

10 Formas de fazer hidratação de cabelo caseira

Quando você faz hidratação para cabelo, permite que os fios fiquem mais macios, brilhosos e sedosos. Também vai contribuir para que todos os nutrientes neles aplicados sejam melhor absorvidos, deixando o cabelo muito mais saudável. A hidratação pode ser feita toda semana ou a cada quinze dias, dependendo de como é a sua rotina de cuidados com o cabelo.

Veja também: mitos e verdades sobre cuidados com o cabelo

1. Máscara para cabelos secos

receita de hidratação para cabelos óleo de coco
Crédito: Freepik

Uma ótima hidratação para cabelo seco é com o óleo de coco que, além de fornecer nutrientes úteis para a saúde capilar, vai criar uma camada protetora para manter os fios hidratados.

A aplicação pode ser bem simples, caso tenha cabelos secos ou mistos. Com os fios secos, aplique o óleo de coco puro, mecha a mecha, até finalizar o cabelo por completo. Aproveite também para massagear o couro cabeludo levemente.

Depois coloque uma touca térmica, se tiver. Deixe agir por uma hora. Passado o tempo, lave o cabelo com duas aplicações de xampu para tirar bem a oleosidade do óleo de coco. O cabelo fica bem brilhoso e super hidratado.

2. Para cabelos danificados

A hidratação com açúcar é ótima para os cabelos danificados, pois além de hidratar também esfolia, retirando impurezas e selando as pontas. Com os cabelos úmidos, misture num recipiente limpo 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de um creme hidratante da sua preferência.

Aplique a mistura no cabelo, fazendo uma massagem de cima para baixo em cada uma das mechas para ajudar a esfoliar. Quando finalizar, ponha uma touca térmica e deixe agir por 20 a 30 minutos. Depois é só lavar normalmente. Prefira deixar secar ao natural.

3. Para cabelos cacheados

Fazer uma hidratação para cabelos cacheados também é super simples e você só vai precisar de poucos ingredientes, sendo que o Bepantol não pode faltar, pois é excelente para o cabelo. Veja quais são os demais.

Ingredientes

Azeite de oliva extra virgem: 1 colher (sopa);
Creme hidratante: 3 a 4 colheres (sopa);
Açúcar: 1 colher (sopa);
Bepantol líquido: ⅓ colher (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Com o cabelo úmido, coloque todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem. A quantidade de açúcar deve ser suficiente para deixar a máscara menos líquida, mas não solidificada. O ideal é que fique com uma textura pastosa;
  2. Aplique a mistura no cabelo fazendo massagem de cima para baixo, de mecha em mecha;
  3. Quando finalizar, ponha uma touca térmica e deixe agir por 20 a 30 minutos. Lave normalmente e deixe secar ao natural.

4. Cabelos lisos

hidratação para cabelos com banana
Crédito: Freepik

Já pensou em usar frutas na hidratação para cabelos? Pois é verdade, funciona. Bata no liquidificador uma banana descascada junto com o suco de duas laranjas e cinco colheres de sopa de mel puro.

Aplique a mistura com o cabelo úmido e deixe agir por uma hora. Depois é só lavar normalmente e deixar secar. Você notará a diferença na primeira aplicação.

5. Cabelos loiros

Os cabelos loiros são mais sensíveis, então deve cuidar para usar produtos de cor clara e naturais, como essa receita. Em um recipiente, adicione duas colheres de um creme hidratante que você tenha em casa e duas colheres de leite de coco. Misture bem e aplique no cabelo úmido e já lavado. Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar e finalizar como de costume.

Veja também: como cuidar de cabelos loiros

6. Hidratação com azeite e mel

Essa hidratação, assim como a com óleo de coco, deixa os fios oleosos. Então, prefira fazer se tiver cabelos secos ou mistos. Também tenha atenção na hora de enxaguar para remover completamente os ingredientes e deixar os fios sem resíduos.

A receita consiste em misturar 3 colheres de sopa de azeite de oliva com meio copo de mel puro de abelhas. O mel, além de hidratar, vai ajudar a tratar o couro cabeludo sensível, em especial se tiver com alguma inflamação ou sensibilidade.

Depois de fazer a mistura, é só aplicar mecha por mecha no cabelo já lavado e ainda úmido, mas sem excesso de água. Aplique do cabelo todo, depois faça um coque, ponha uma touca plástica e aguarde meia hora para poder enxaguar e finalizar como de costume.

7. Suco de uva e Bepantol

Rico em antioxidantes que ajudam a recuperar as células do couro cabeludo, o suco de uva também é uma opção para fazer hidratação para cabelo. O Bepantol dispensa apresentações, pois é o queridinho de qualquer pessoa que se preocupe em cuidar bem do cabelo.

Para fazer, misture 40 ml de suco de uva concentrado e sem açúcar com 1 tampinha de Bepantol líquido, 1 tampinha de glicerina líquida, 2 colheres de sopa de máscara hidratante e 1 colher de chá de mel. Aplique nos fios úmidos, deixe agir por meia hora e lave bem com duas demãos de xampu. Deixe secar naturalmente.

Veja também: como fazer hidratação com glicerina e Bepantol

8. Com abacate e óleo de coco

hidratação para cabelo com abacate
Crédito: Freepik

Tanto o abacate quanto o óleo de coco são alimentos oleosos e ricos em nutrientes para a saúde. Então, além de comê-los, também pode usá-los para fazer hidratação para cabelo. A receita consiste em esmagar a polpa de um abacate pequeno e misturar com um pouco de óleo de coco até dar o ponto de pasta maleável.

Com a máscara pronta, aplique nos fios, mecha por mecha, e depois faça um coque. Se tiver uma touca térmica, pode usar. Deixe agindo por meia hora depois lave com seus produtos de costume. Deixe secar sem usar o secador.

9. Com aloe vera

A aloe vera é uma poderosa planta da família das suculentas que propriedades benéficas para a pele, os cabelos e os órgão internos. Dentro da folha da babosa tem um gel que é hidratante, cicatrizante, anti-inflamatório e muito nutritivo. Ou seja, perfeito para hidratar o seu cabelo e mantê-lo com brilho e maciez.

Para essa receita o ideal é colher a folha de aloe vera na hora em que for usar. Corte-a ao meio no sentido do comprimento e raspe o gel do interior. Coloque em um potinho e misture com um pouco de água. Se quiser, bata no liquidificador. Só precisa disso.

Lave o cabelo com xampu, retire o excesso de água e aplique o suco de babosa no cabelo todo, da raiz às pontas. Nessa hidratação, dê uma atenção especial ao couro cabeludo, massageando-o por alguns minutos. Depois de meia hora pode lavar normalmente com água morna ou fria e os seus produtos de costume.

10. Com clara de ovo

A clara de ovo crua traz muitas boas propriedades para os fios e o couro cabeludo. Ela é muito proteica, ajudando na reconstrução dos fios. Para a receita, escolha pelo menos 3 claras, de acordo com o comprimento do seu cabelo. Se for curto, pode ser que 2 bastem. Misture bem com um pouco de água ou óleo de coco para ficar mais maleável.

Depois aplique principalmente no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Enxague e lave bem com seus produtos de costume, lembrando de deixar a água morna e de não usar o secador nem a chapinha após a hidratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cuidar de cabelos loiros
Como cuidar de cabelos loiros: 7 dicas preciosas
receitas com polvo
9 Receitas com polvo para experimentar