em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como fazer protetor solar caseiro

É possível fazer protetor solar em casa e manter a pele protegida. Veja as receitas
fazer protetor solar caseiro
Crédito: Freepik

Muitas pessoas ainda subestimam a importância do protetor solar. Porém, fazer uso diário desse creme é uma das principais formas de se proteger contra o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele do tipo não melanoma é o que mais afeta os brasileiros, entre todos os tipos de tumores malignos. Então, se uma das razões pelas quais você não usa protetor é o alto preço do produto, saiba que é possível fazer protetor solar caseiro.

Receitas de protetor solar caseiro

receitas de protetor solar caseiro
Crédito: Freepik

Veja como fazer 2 tipos diferentes de protetor solar caseiro para você utilizar diariamente, mantendo a sua pele sempre bonita e protegida.

1. Protetor com óxido de zinco

O óxido de zinco é uma substância ativa usada para prevenir assaduras, Ele é adstringente, antisséptico, suaviza, protege e cicatriza a pele quando há infecções. Nessa receita, o óxido de zinco é que oferece o fator de proteção. Pode comprar na farmácia.

Ingredientes

Óleo de coco: ½ xícara (chá);
Azeite: ½ xícara (chá);
Cera de abelha: ½ xícara (chá);
Óleo essencial preferido: 5 gotas;
Óxido de zinco em pó: 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um recipiente de vidro, junte o óleo de coco, o azeite e a cera de abelha e coloque em banho-maria, mexendo sempre até que as texturas estejam bem misturadas e líquidas;
  2. Depois que formar um líquido homogêneo, retire do calor e acrescente as gotas de óleo essencial;
  3. Coloque luvas e uma máscara para adicionar o óxido de zinco, pois não deve respirar nem tocar na substância pura. Misture bastante até ficar homogêneo;
  4. Feche o recipiente de vidro bem fechado e deixe de repouso por 24 horas. Pronto, está feito o seu protetor solar caseiro.

2. Protetor solar com pasta d’água

Essa receita de protetor solar caseiro tem fator de proteção 20 e é preciso reaplicar a cada 30 minutos de exposição solar.

Ingredientes

Pasta d’água: 3 colheres (sopa);
Óleo de amêndoa natural: ½ xícara (chá);
Óleo de coco: ½ xícara (chá);
Óleo essencial preferido: 10 gotas.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente de vidro com tampa;
  2. Mantenha na geladeira e pode ser usado por até 3 meses.

Como usar protetor solar caseiro

Cada pele reage de forma diferente ao efeito do protetor solar. Quanto mais clara, mais sensível, então a frequência da reaplicação deve ser maior.

Também deve considerar que o protetor vai saindo da pele quando você sua ou se molha. Então, uma forma segura de garatir que qualquer uma das receitas tenha um bom efeito é fazer a reaplicação a cada 30 minutos para pele mais sensível ou a cada hora para pele menos sensível.

Para ter mais segurança, vá ao dermatologista para conhecer o seu tipo de pele. Então o médico poderá recomendar a melhor receita e de quanto em quanto tempo precisa reaplicar o produto na pele.

Considere também pesquisar os preços dos protetores do mercado. Hoje há versões bem mais em conta e, quem sabe, seja melhor garantir algo feito em laboratório, com segurança comprovada. Use a versão caseira como um plano B.

5 Motivos para usar protetor solar

Como você viu no início, o principal motivo para usar protetor solar é prevenir o câncer de pele. Mesmo que essa doença não ocorra apenas pela falta de proteção contra os raios do sol, ainda assim, a exposição solar sem proteção é um alto fator de risco para o seu desenvolvimento. Veja outros motivos.

1. Evitar queimaduras

Todo mundo sabe que ficar horas no sol sem usar protetor solar faz a pele queimar. A queimadura pode ser leve ou grave, conforme o tipo de pele e o tempo de exposição ao sol.

2. Prevenir o envelhecimento precoce

O câncer de pele e a queimadura da pele ocorrem porque as células ficam danificadas. Da mesma forma, o envelhecimento precoce acontece quando você queima as suas células ficando horas ao sol sem proteção. Também prejudica a produção e elastina e colágeno que fazem a sua pele ser firme e elástica. Então, logo começam a aparecer as rugas, manchas e a pele fica mais ressecada e frágil.

3. Prevenir sardas

Sardas não necessariamente são um problema, mas, para quem não nasce com elas e vai desenvolvendo ao longo dos anos por causa do excesso de exposição solar sem proteção, podem ser um sinal de alerta para doenças de pele.

4. Prevenir manchas

As manchas na pele podem ser um sinal de doença ou somente um incômodo estético. De toda forma, ao aplicar protetor solar todos os dias, elas podem ser prevenidas.

5. Ter um bronzeado saudável

Há quem deixe de usar protetor solar por achar que não vai ficar bronzeado, mas é um engano. O protetor não impede que a pele fique bronzeada. Pelo contrário, ele permite que a pigmentação ocorra de forma mais saudável.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Consulte seu dermatologista antes de usar o protetor solar feito em casa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
salvar um prato muito doce
Como salvar um prato muito doce
carlinhos maia homenageia a mãe
Carlinhos Maia homenageia a mãe e realiza sonho antigo