em

Meu cabelo não cresce: causas e o que fazer

Em primeiro lugar, precisa visitar um profissional que pode detectar a real causa do problema, evitando tratamentos que não funcionam

meu cabelo não cresce
Crédito: Freepik

Ter cabelo comprido é o grande desejo de muitas pessoas, pois as longas madeixas são um símbolo de beleza e força. Mas nem todo mundo consegue chegar ao comprimento desejado porque os fios não crescem na velocidade esperada. Em primeiro lugar é importante saber que o crescimento do cabelo depende de alguns fatores. Então, se você está se perguntando “por que meu cabelo não cresce?”, veja quais são as possíveis causas e o que fazer a respeito.

Veja também: dicas para dar mais volume ao cabelo

Por que o seu cabelo não cresce

Cada organismo é único, por isso, na hora de questionar “por que meu cabelo não cresce como o da fulana”, lembre-se que o crescimento dos fios está diretamente ligado ao seu metabolismo e aos cuidados que você tem com a saúde dos seus fios. Sendo assim, as possíveis causas para o cabelo demorar para crescer, são:

Alimentação deficiente

O corpo humano necessita de uma variedade de nutrientes todos os dias para fazer uma manutenção adequada de todos os sistemas, o que inclui a composição, a saúde e o crescimento do cabelo. Por exemplo, os fios de cabelo são formados pelas proteínas melanina e queratina, entre outros compostos.

Para que essas proteínas cumpram com sua função, o corpo necessita de outros tipos de proteínas, além de vitaminas e sais minerais. Se eles não estiverem sendo absorvidos na quantidade adequada, o cabelo não vai ficar forte nem crescer.

Deficiência no metabolismo de nutrientes

Nem sempre a alimentação deficiente é a resposta para a pergunta “por que meu cabelo não cresce”. Pode ser que você tenha uma alimentação muito saudável, mas tenha algum outro problema no seu metabolismo que esteja impedindo a absorção adequada do que você está comendo. Então seu organismo não vai receber a quantidade necessária de vitaminas, minerais e proteínas para gerar o crescimento do cabelo.

Estresse e ansiedade

Você já deve ter ouvido falar que o estresse faz o cabelo cair, e faz sentido. Da mesma forma, dificulta o crescimento dos fios, pois o organismo está em desequilíbrio. O mesmo pode acontecer em casos de ansiedade e também de depressão. Os transtornos da mente afetam diretamente a saúde física.

Excesso de química

Danificar o cabelo constantemente também é uma das causas para que os fios não consigam crescer. Se você usa muita química e não faz um cronograma capilar de recuperação constante, é certo que o seu cabelo será fraco demais para atingir o comprimento desejado.

Excesso de calor

Pelo mesmo motivo do excesso de química, quem submete os fios ao excesso de calor constante terá dificuldade em fazê-los crescer. Por isso que é importante aplicar um protetor térmico nos fios toda vez em que for usar o secador, a chapinha ou o babyliss. Esse calor excessivo direto nos fios, sem proteção, faz com que eles ressequem e percam nutrientes, o que dificulta o crescimento saudável.

Veja também: como evitar a queda de cabelo feminino

O que fazer

meu cabelo não cresce o que fazer
Crédito: Unsplash

Como você viu, as causas do cabelo não crescer variam bastante. Mas para todas elas há soluções. Veja as melhores dicas:

Vá ao médico

Os especialistas que podem identificar o motivo do crescimento lento do seu cabelo são o dermatologista e o tricologista. Agende uma consulta com um desses profissionais para descobrir a verdade causa do problema e, então, iniciar um tratamento eficaz.

Alimente-se bem

Mesmo antes de ir ao médico saber a causa do problema, pode começar a praticar uma alimentação de alta qualidade, pois de qualquer forma esse hábito irá beneficiar a sua saúde. Se possível, vá ao nutricionista para que ele prescreva um plano alimentar de acordo com o seu estilo de vida e as reais necessidades do seu organismo.

Veja também: a importância de uma alimentação saudável

Xampus fortalecedores

Depois de ir ao médico, ele vai recomendar os melhores produtos para estimular o crescimento do seu cabelo. Então você deverá escolher um xampu fortalecedor que seja próprio para o seu tipo de cabelo e usar de acordo com as recomendações do profissional.

Óleo de rícino

Um dos tratamentos naturais mais usados para o cabelo crescer é feito à base de óleo de rícino. Esse óleo já foi estudado para essa finalidade e se mostrou eficiente, embora ainda sejam necessários mais estudos a respeito. Para esse tratamento, precisa fazer testes, pois cada organismo reage de forma diferente.

Mas de modo geral, o tratamento é feito aplicando no cabelo uma mistura com 200 ml de condicionador e 1 colher de sopa de óleo de rícino. Depois de lavar o cabelo normalmente, aplique essa mistura e massageie todo o couro cabeludo, deixando agir por 5 minutos. Pode usar todos os dias ou dia sim e dia não.

Depois de 2 meses o resultado deve começar a aparecer. O ideal é fazer esse tratamento buscando ter uma boa alimentação e evitando o estresse do dia a dia. A consulta ao especialista também é importante para garantir que o tratamento não seja em vão.

Aproveite e veja também mais 21 dicas para o cabelo crescer mais rápido:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como tirar mau cheiro dos sapatos

Como tirar mau cheiro dos sapatos com 11 dicas

receitas de bolo de chocolate light

10 Receitas de bolo de chocolate light