em

O que é e como fazer cronograma capilar

O cronograma capilar segue uma rotina de tratamentos, mas pode ser adaptado segundo suas necessidades.
cabelo cronograma capilar
Crédito: Unsplash

Para manter o cabelo bonito, hidratado e saudável não basta escolher o melhor shampoo ou lavar todos os dias. É necessário criar uma rotina de cuidados que garanta a reposição dos nutrientes perdidos no dia a dia e reparação dos danos, e o cronograma capilar é a fórmula perfeita para te ajudar nessa tarefa.

Esse tratamento vale para todos os tipos de cabelo, mas deve ser adaptado de acordo com as necessidades e especifidades de cada fio. Saiba como criar o seu.

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma tabela de cuidados com os fios baseada em hidratação, nutrição e reconstrução. As três etapas servem para devolver o brilho, maciez e saúde aos fios prejudicados por fatores como poluição, raios solares, uso de chapinha e secador, produtos químicos de coloração e tratamentos, entre outros.

A rotina é feita durante um mês e deve ser adaptada de acordo com as necessidades de cada tipo de cabelo. Fios danificados pela química, por exemplo, podem precisar de uma dose extra de reconstrução, enquanto aqueles ressecados pela falta de vitaminas precisam de mais nutrição.

Para quem é indicado?

O cronograma capilar é recomendado para todos os tipos de cabelo, já que a perda de nutrientes é inevitável, mas especialmente para quem passou por tratamentos químicos, como alisamento e tintura, ou que usa muito a chapinha, secador e modelador de cachos.

Não é difícil seguir o tratamento, mas é preciso paciência e disciplina para alcançar os resultados. De nada adianta seguir apenas a etapa da hidratação e esquecer as outras duas ou dar intervalos muito longos entre um procedimento e outro.

Etapas do cronograma capilar

cronograma capilar
Reprodução: Muito Chique

O cronograma é dividido em três etapas principais, que devem ser seguidas à risca de acordo com as prioridades de cada cabelo.

1ª etapa: Hidratação

É muito fácil para os fios ficarem desidratados, pois vento, sol e calor retiram toda a água do cabelo. O problema é que a água é que retém todos os nutrientes e componentes usados nas etapas posteriores, e por isso a hidratação é o primeiro passo essencial.

Você pode usar máscaras e produtos específicos ou fazer uma hidratação com produtos naturais, como a babosa.

2ª etapa: Nutrição

O cabelo hidratado está pronto para receber os óleos que criarão uma barreira lipídica, essencial para evitar que os fios percam a água e os nutrientes. Isso reduz o frizz, a aspereza e os nós.

O ideal é fazer esse processo com óleos vegetais, como de argan, de abacate, de rícino ou até azeite de oliva. A umectação capilar é uma boa pedida nessa etapa.

3ª etapa: Reparação

O último passo deve ser feito com menor frequência, pois pode provocar efeito rebote, ou seja: prejudicar ao invés de melhorar o aspecto dos fios. É nessa etapa que as proteínas essenciais para a saúde dos fios são repostas, como queratina, arginina e creatina, deixando-os mais fortes.

Essa reposição deve ocorrer, no máximo, uma vez por mês. Mais do que isso pode deixar os fios rígidos e quebradiços pelo excesso.

Como fazer um cronograma capilar

O cronograma capilar tem duração de um mês e é composto de oito hidratações (duas por semana), quatro nutrições (uma por semana) e uma reconstrução. O intervalo mínimo entre um procedimento e outro é de 48 horas, e a reparação pode ser feita na terceira semana.

A tabela pode ser repetida por até três meses, e se quiser seguir a rotina depois desse período vale consultar um profissional que indique um tratamento personalizado segundo suas necessidades.

Por exemplo, cabelos cacheados e em transição podem precisar de mais reposição de óleos vegetais do que os cabelos lisos, que ficam pesados com excesso de nutrição. Já um cabelo saudável pós-praia pode precisar de mais hidratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cuidados a ter com gatos idosos
Quais são os cuidados a ter com gatos idosos?
cuidados com caes idosos
6 Cuidados com cães idosos que você deve ter