em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

Óleo de rícino faz o cabelo crescer em quanto tempo?

Esse poderoso óleo é um dos mais usados para tratar do cabelo e estimular seu crescimento. Será que funciona mesmo?
óleo de rícino faz o cabelo crescer
Crédito: Freepik

O óleo de rícino é extraído da mamona e muito utilizado em tratamentos capilares. Esse óleo também é recomendado para tratar problemas de pele e artrites por conta do seu efeito anti-inflamatório e facilitador da cicatrização. Mas quando o assunto é cabelo, o uso mais procurado desse óleo é para estimular o crescimento dos fios. Então, será que o óleo de rícino faz o cabelo crescer mesmo? Em quanto tempo esse efeito acontece? Veja a seguir.

Óleo de rícino faz o cabelo crescer?

De acordo com um estudo disponível no Repositório Institucional FASF, feito com a participação de 30 voluntárias, o óleo de rícino mostrou que, sim, é capaz de influenciar positivamente no crescimento acelerado dos fios.

A razão é que esse óleo possui muitas propriedades que beneficiam a saúde do cabelo, estimulando naturalmente o seu crescimento. Ele é hidratante, restaurador e alimenta os fios com nutrientes importantes para que fiquem fortes e resistentes. Com base nesse estudo e em tantos testes realizados e aprovados por dermatologistas, que se encontram com facilidade na internet, pode-se dizer que sim, o óleo de rícino faz o cabelo crescer.

Em quanto tempo?

como óleo de rícino faz o cabelo crescer
Crédito: Freepik

Seguindo o mesmo estudo já mencionado, o teste realizado nas voluntárias consistiu em dividi-las em dois grupos, sendo que um grupo recebeu um óleo placebo (sem atividade no organismo) e o outro grupo recebeu óleo de rícino. As participantes foram orientadas quanto ao uso do produto e a duração do testes foi de 60 dias.

Quando o teste completou os primeiros 30 dias, os responsáveis pela pesquisa identificaram que não havia ocorrido crescimento do cabelo em nenhum dos dois grupos. Porém, a partir do segundo mês os resultados começaram a aparecer. Ao final do teste, completados os 60 dias, a diferença no tamanho do cabelo das participantes que fizeram uso do óleo de rícino foi notória em comparação com o grupo de controle.

Portanto, acredita-se que o tratamento com óleo de rícino para fazer o cabelo crescer deve ter duração mínima de dois meses. Outros cuidados devem ser tomados para que se obtenha um efeito positivo, inclusive relacionados aos cuidados diários com o cabelo e com uma alimentação saudável.

Veja também: dormir com o cabelo molhado faz mal?

Como usar óleo de rícino para o cabelo crescer

O óleo de rícino faz o cabelo crescer quando utilizado da forma correta, sem excesso. O ideal é que, antes de iniciar um tratamento caseiro, consulte um dermatologista para ter certeza que está tudo com com a saúde do seu cabelo e do couro cabeludo. A receita é a seguinte:

  1. Em um pote, misture 200 ml do seu condicionador com 1 colher de sopa de óleo de rícino;
  2. Lave o cabelo normalmente, com água morna e apenas xampu. Retire o excesso de água e aplique a mistura de óleo com condicionador por todo o cabelo, da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo. Deixe agir de 2 a 5 minutos;
  3. Enxague bem o cabelo com água morna e deixe secar naturalmente. Pode usar todos os dias. Depois de dois meses, compare as medidas do antes e depois. Se não viu resultados, interrompa o uso.

tipos de hipertensão
Conheça os tipos de hipertensão
escondidinho de frango
15 Receitas de escondidinho de frango diferentes e saborosas