em

11 Sintomas de estresse no corpo e na mente

O estresse não deve ser ignorado. Suas consequências podem ser devastadoras
todos sintomas de estresse
Crédito: Freepik

Falar que está estressado já virou comum. O estresse é um conjunto de reações do organismo quando a pessoa vivencia situações de alta pressão ou esforço, seja físico ou emocional. A princípio é o chamado instinto de sobrevivência, quando o corpo entra em estado de extremo alerta para conseguir atacar ou fugir do perigo. Mas trazendo para a realidade atual, os sintomas do estresse se manifestam aos poucos, nas situações cotidianas, e vão se instalando no corpo e na mente. Veja quais são e o que pode acontecer se não tratar.

Sintomas físicos de estresse

os sintomas de estresse fisicos
Crédito: Freepik

Viver situações isoladas de estresse não é necessariamente um problema. Aliás, pode ser bom, pois o organismo responde com determinadas alterações químicas que vão ajudar a pessoa a se adaptar para conseguir lidar com a situação estressante.

Quando as situações tornam-se frequentes, como os problemas diários de pressão no trabalho, em casa e na convivência social, então essas alterações químicas acabam prejudicando a vida da pessoa, pois se manifestam de forma patológica, como nesses sintomas físicos:

1. Problemas para dormir

Por estar com a mente sempre focada nos problemas estressantes, a dificuldade para pegar no sono ou manter-se dormindo começa a acontecer com cada vez mais frequência. Vai depender de como cada pessoa reage aos problemas que está enfrentando, não importa qual a gravidade deles.

2. Cansaço excessivo

Em uma pessoa estressada, o cansaço físico é constante. Seja porque ela não está dormindo bem ou mesmo porque o corpo está em desequilíbrio, liberando excesso de adrenalina e nem mesmo as boas noites de sono fazem ela se recuperar e sentir-se totalmente descansada.

3. Queda de cabelo

Perder alguns fios de cabelo todos os dias é normal. Quando percebe que tufos de cabelo se soltam da cabeça, seja ao longo do dia ou no banho, muito mais que o normal, é outro dos sintomas de estresse que merece atenção.

4. Problemas estomacais

Existem diversas causas para os problemas estomacais, sendo que o estresse pode desencadear alguns deles, como gastrite e úlceras. Esses são problemas que não podem ser ignorados, pois tendem a se agravar.

5. Problemas intestinais

Da mesma forma que os problemas estomacais, os intestinais também aparecem quando o organismo está desregulado por causa do estresse. Sendo assim, a pessoa pode começar a sofrer tanto com o intestino preso, quanto solto demais, tendo diarreias frequentes.

6. Problemas de pele

A manifestação dos problemas de pele como sintomas do estresse vão variar de pessoa para pessoa. Quem já tem predisposição à acne, por exemplo, pode perceber uma forte manifestação em período de alto estresse. Quem tem problemas imunológicos pode sofrer com doenças autoimunes, como lúpus e psoríase.

7. Alterações no apetite

Como a fome também é regulada pelos hormônios e eles estão desequilibrados na pessoa estressada, o apetite tende a mudar. Enquanto alguns simplesmente emagrecem porque não conseguem comer, outros passam a ter um apetite descontrolado e até acordam no meio da noite para fazer refeições.

8. Dor de cabeça e dores no corpo

Pessoas estressadas estão sempre sentindo algum incômodo no corpo, seja dor de cabeça frequente, dores nos braços, nas pernas, nas costas, nunca estão sentindo-se totalmente descansadas e com bem-estar físico.

Sintomas psicológicos de estresse

principais sintomas de estresse psicologicos
Crédito: Freepik

Além das alterações físicas, a saúde emocional é afetada ao mesmo tempo. Inclusive, acaba sendo uma resposta ao problemas físicos que impedem a pessoa de sentir-se animada, disposta e feliz diariamente.

9. Tristeza, desânimo e preocupação

Os problemas que estão causando os sintomas do estresse ficam perturbando a mente constantemente. Como são problemas, não tem como não se preocupar e simplesmente ignorá-los. Se assim fosse, muitos sintomas não ocorreriam. Também porque os sintomas físicos se manifestam, a pessoa está sempre incomodada com dores, problemas de pele e mal estar, logo, percebe-se triste e desanimada com frequência.

10. Comportamento explosivo

A irritabilidade repentina é um dos sintomas de estresse, pois na verdade a pessoa está sempre a ponto de “explodir”. Basta uma pequena situação estressante para que a reação de raiva venha à tona e quem estiver por perto vai sofrer as consequências. Muitas vezes, logo após essa manifestação repentina, a pessoa vai se acalmar e sentir-se triste pelo descontrole, pois não está conseguindo lidar com suas emoções.

11. Problemas de concentração e memória

A pessoa que está convivendo com estresse sofre com dificuldade para se concentrar nas coisas, pode esquecer o que tinha para fazer e até nomes de pessoas que conheceu há pouco tempo. Com isso, até mesmo o interesse por coisas que costumava se interessar pode mudar, pois os pensamentos estão sempre acelerados, como se não houvesse um botão de pausa para prestar atenção no momento presente.

Consequências do estresse

Como você viu, os sintomas de estresse afetam todos os aspectos da vida. As consequências disso vão desde doenças que se instalam por causa dos sintomas frequentes até problemas de relacionamento com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Se perceber que está convivendo com mais de um dos sintomas físicos e psicológicos, não os ignore. O estresse precisa ser tratado, mesmo que isso implique em grandes mudanças na sua rotina e na sua vida. Busque ajuda médica ou de um terapeuta para saber por onde as mudanças podem começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dicas para passar roupa mais rápido
10 Dicas para passar roupa mais rápido
fazer laço de fita
Como fazer laço de fita