em

11 Frutas ricas em vitamina C

Para estar sempre com a imunidade em dia, você tem muito mais opções do que a laranja!
frutas ricas em vitamina C
Crédito: Unsplash

Seu corpo precisa de diversas vitaminas para se manter saudável, funcionando corretamente. Uma das mais importantes é exatamente a vitamina C. E se quando pensa nela, lembra logo da laranja, saiba que há muito mais opções de frutas ricas em vitamina C do que você imagina.  Veja a lista e deixe sua alimentação muito mais saudável.

11 Frutas ricas em vitamina C

A Universidade de Campinas (SP) fez, em 2011, uma Tabela Brasielira de Composição de Alimentos (TACO), de onde é possível tirar um raking dos alimentos mais ricos em vitamina C. Veja a seguir quais são as frutas.

1. Acerola

frutas ricas em vitamina C acerola
Crédito: Pixabay

A vice-campeã da lista das frutas ricas em vitamina C é a acerola, com 941,4 mg de vitamina C a cada 100 gramas, o que corresponde a 2092% da necessidade diária!

Além disso, ela é rica em cálcio, riboflavina, ferro, niacina, magnésio, zinco e muito mais, sendo uma excelente aquisição para o seu cardápio.

O primeiro lugar fica com o camu-camu, fruta originária das regiões alagadiças da Amazônia. Ela tem uma cor vermelho escuro e o tamnho de uma jabuticaba.

2. Graviola

Em 4º lugar (a polpa congelada de acerola ficou em terceiro) está a graviola, que faz deliciosos sucos e tem 286 mg de vitamina C a cada porção de 1.5kg, o que corresponde a meia unidade da fruta.

3. Caju

frutas ricas em vitamina C caju
Crédito: Pxhere

O caju tem, a cada 100 gramas, cerca de 219,3 mg da vitamina, o que dá 487% da dose diária recomendada.

Rico em minerais como manganês, cobre ferro e zinco, ele é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo uma fruta completa, inclusive com lipídeos e proteína.

4. Mexerica Rio

A mexerica – ou tangerina – é a sétima fruta com mais vitamina C, tendo, a cada 100 gramas, cerca de 112 mg de vitamina, o que corresponde a 249% da necessidade diária.

Além disso, é rica em cálcio, cobre e fibras, sem contar que é muito fácil de descascar e comer.

5. Goiaba branca com casca

frutas ricas em vitamina C goiaba
Crédito: Pxhere

Sendo a oitava fruta com mais vitamina C, a goiaba apresenta em sua composição aproximadamente 99,2 mg da vitamina, totalizando 220% da quantia diária necessária.

É rica em potássio, lipídios e zinco, ajudando a mantar ossos e dentes mais fortes, além de uma imunidade reforçada.

6. Laranja-da-baía

Impressionantemente, a laranja está abaixo de todas essas outras frutas ricas em vitamina C, contendo 56,9 mg a cada 100 gramas da polpa da fruta crua.

Ela também é rica em cálcio, fósforo e potássio.

7. Mamão papaia

frutas ricas em vitamina C mamão
Crédito: Freepik

Apesar de ser apenas o 10º da lista, o mamão merece destaque pelas suas propriedades nutricionais e como medicamento.

Ainda assim, ele contém, a cada 100 gramas, 82 mg da vitamina, correspondendo a cerca de 180% da quantidade diária necessária.

8. Kiwi

Uma unidade de kiwi, com 40g, tem 28mg de vitamina C. Além disso tem uma grande quantidade de cálcio, vitamina B6 e fósforo.

9. Manga palmer

frutas ricas em vitamina C manga
Crédito: Unsplash

A cada 100g de manga, você encontra 65 mg dessa vitamina, o que atende a 146% da necessidade diária.

Ela é rica também em tiamina B1, manganês e fibras, além de ter baixo valor glicêmico.

10. Morango

Quatro unidades de morango (100g) dará 63 mg. Ele é o 27º alimento com mais vitamina C pesquisado pela Unicamp. Essa quantidade corresponde a 141% da quantidade diária recomendada.

Ferro, fósforo e manganês fazem parte do pacote nutricional, sendo ele rico em ambos os minerais.

11. Carambola

frutas ricas em vitamina C carambola
Crédito: Pixabay

A última fruta da lista é rica em tiamina B1, zinco e cobre, sendo um excelente remédio contra a pressão alta e outras doenças.

Uma unidade de carambola, o que corresponde a 130g, contém 79 mg de vitamina C, correspondendo a 135% da necessidade diária.

E o limão? Saiba que a cada 100 gramas, ele tem 38 mg de vitamina C, sendo ainda interessante, principalmente pelas outras propriedades nutricionais.

Benefícios da vitamina C

Até os mais leigos sabem da importância desta vitamina para o organismo, estando entre suas qualidades menos conhecidas a redução do fluxo menstrual, tratamento de manchas na pele e aumento da libido.

Interessante, não é mesmo? Pois sim, ela ajuda a reforçar o sistema imunológico do organismo, evitando o envelhecimento precoce e deixando as células mais fortes e protegida de doenças, como o câncer.

Além disso, é ótima para o sistema cardiovascular, evitando derrames, cegueira noturna e degeneração macular, gripes e outras doenças.

A recomendação diária varia de acordo com a idade e o sexo: para mulheres de 19 a 30 anos, 75 mg/dia, e para homens na mesma faixa etária, 90 mg por dia.

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
difusor de cachos como usar
Como usar difusor de cachos
pasta de alho
7 Receitas de pasta de alho