em

AmeiAmei

Conheça os benefícios da acerola e como plantar em casa

Além de gostosa e versátil, essa fruta também traz incríveis benefícios para a saúde
acerola
Crédito: Pixabay

A acerola é uma frutinha pequena, vermelha, doce e levemente ácida. Seu nome científico é Malpighia emarginata, originária da América Central. Além de servir para o preparo de diversas receitas, também oferece muitos benefícios à saúde. Veja quais são os principais, dicas para consumir a fruta e também um jeito simples de como plantar uma aceroleira em casa.

Benefícios para a saúde

principais beneficios acerola
Crédito: Pixabay

Essa fruta é muito conhecida por ser rica fonte de vitamina C, mas ela tem muito mais a oferecer para a saúde.

1. Alta atividade antioxidante

Consumi-la é oferecer um alto nível de antioxidantes para as células. Os antioxidantes são agentes que vão proteger as células do corpo contra o efeito oxidativo dos radicais livres. Quando as células estão oxidadas, elas adoecem. E assim, o corpo sofre as consequências através de inflamações, problemas de pele, sistema imunológico enfraquecido e até aumenta o risco de desenvolver câncer. Então, alimentos antioxidantes são essenciais para a saúde.

2. Proteção do fígado

Pessoas que precisam tomar muitos medicamentos ou que sofreram algum tipo de intoxicação, têm maior risco de ter problemas de fígado. Ela ajuda a proteger contra esses problemas. O ideal é fazer uso da acerola diariamente, na sua forma inteira e fresca, antes e durante o uso de medicamentos para a prevenção dos ataques químicos.

3. Ação anti-inflamatória

Essa fruta possui uma poderosa ação anti-inflamatória no organismo, em qualquer parte do corpo, interna ou externamente. Sua ação antioxidante, mencionada anteriormente, impede que as enzimas inflamatórias do organismo atuem agravando as inflamações. Mesmo assim, ela sozinha não é o tratamento adequado, mas sim, como coadjuvante do tratamento médico para acelerar a cura.

4. Benéfica contra hiperglicemia

Para quem sofre com diabetes, no sentido de ficar com excesso de glicose no sangue, a fruta também é uma aliada. Claro, junto de uma dieta adequada para evitar o excesso de glicose. Em sua forma pura, vai evitar a absorção do açúcar pelo intestino, evitado, assim, que tenha picos de açúcar no sangue.

5. Controle da obesidade e saúde cardiovascular

Para quem está fazendo dieta com nutricionista, por conta da obesidade, também pode ter essa frutinha no cardápio. Ela ajuda a reduzir os triglicerídeos e assim, reduzir o colesterol LDL que entope as artérias. Com o colesterol ruim reduzido, consegue-se um melhor efeito de emagrecimento, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

6. Efeito clareador sobre a pele

Até mesmo como tratamento de pele, a fruta pode ser utilizada. Nesse caso, deve-se aplicar o extrato sobre a parte da pele que deseja reduzir manchas. Esse extrato vai impedir que ocorra a melanogênese, ou seja, a produção de melanina. Atenção: a melanina é uma protetora da pele e é o que lhe confere cor. Então, nesse caso, só deve ser usada para o tratamento de manchas específicas e com orientação do dermatologista.

Propriedades nutricionais

Uma das propriedades nutricionais que mais chama a atenção nessa fruta é a vitamina C. Cada 100 gramas de acerola chega a ter 1.500 miligramas de vitamina C, que é a responsável pelo efeito antioxidante no organismo. Além dessa vitamina, a fruta também tem:

  • Energia: 32 calorias;
  • Sódio: 7 microgramas;
  • Potássio: 146 microgramas;
  • Carboidratos: 8 gramas;
  • Cálcio: 12 microgramas;
  • Magnésio: 18 microgramas.

Como consumir?

como consumir acerola suco
Crédito: Tudo Gostoso

Pode-se fazer muita coisa com a acerola, especialmente receitas doces. Se comprar em grande quantidade e quiser congelar, deve armazenar a fruta inteira para que não perca suas propriedades. Depois, pode preparar:

1. Sucos e vitaminas

O suco é a forma mais comum de consumo dessa fruta. Pode ser feito com ela fresca ou congelada. Se triturar junto o caroço, pode ingerir, pois também é muito saudável. Nas vitaminas, misture essa fruta com outras e com leite para obter uma bebida bastante nutritiva.

2. Sobremesas

Os sorvetes caseiros são uma forma mais saudável de saborear essa sobremesa. Entre tantas opções de sabores, a versão com acerola é muito refrescante. Além do sorvete, também pode usar a fruta no preparo de pudins, bolos e compotas.

3. Chá de folhas de acerola

Outra forma de consumo da fruta é fazendo o chá de suas folhas frescas. Pode também incluir algumas frutas dentro do chá se quiser. É uma boa opção de bebida, tanto quente quanto gelada, para o dia a dia.

Existem contraindicações?

A acerola não apresenta qualquer nível de toxidade. Portanto, o seu consumo é totalmente seguro e livre, não havendo contraindicações.

Como plantar em casa?

como plantar acerola
Crédito: Jardim Exótico

Se você aprecia tanto essa fruta que gostaria de ter uma aceroleira em casa, saiba que no Brasil ela cresce e frutifica muito bem, em diversas condições climáticas. Você pode fazer o plantio a partir de sementes ou de uma muda no quintal. É importante que ela receba bastante sol ao longo do dia, para a produção da vitamina C.

O plantio deve ser feito, de preferência, em época de chuvas, mas quentes, não no inverno. O solo deve ser profundo, bem drenado e uma mistura de arenoso com argiloso. Ele deve se manter bem nutrido, com farinha de osso, torta de mamona e compostos orgânicos. Também precisa ser bem regada para se manter úmida, já que precisa de muita exposição solar.

Então, você deve preparar um canto do quintal que tenha espaço para árvore crescer e que pegue bastante sol. Prepare a terra para que fique bem fofa e com nutrientes. Faça uma cova funda, plante e regue. Se for uma muda, coloque uma estaca para que ela fique de pé até enraizar. Em cerca de 8 meses já deverá ver as primeiras frutas e poderá ir colhendo, diariamente, as mais vermelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alimentos que combatem a insônia
Principais alimentos que combatem a insônia
conservar banana
Como conservar banana por mais tempo