em

AmeiAmei

Benefícios da tangerina

A tangerina é uma preciosa matéria prima para a indústria de cosméticos e pode fazer seu corpo funcionar melhor
Crédito: Pexels

A tangerina é uma fruta deliciosa e refrescante, originária da China e Índia. Ela tem um sabor marcante, aroma adocicado e cítrico, tão agradável que seus componentes são usados como princípios ativos para perfumes e cremes.

Também conhecida como mexerica, poncã, bergamota e muitos outros nomes pelo Brasil, a citrus reticulata é muito nutritiva, sendo rica em vitaminas A e C, potássio, fósforo e cálcio.

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, folato e magnésio, tendo qualidades digestivas, diuréticas e importante participação na síntese proteica, fortalecendo músculos e nervos.

Benefícios da tangerina para a saúde

1. Pele e cabelos mais bonitos

Sim, seus nutrientes são excelentes para dar força, brilho e vigor para sua pele e cabelos.

Apenas uma unidade já supre ⅓ da sua necessidade diária de vitamina C! Além disso, é rica em bioflavonoides, um poderoso antioxidante, que combate o envelhecimento precoce, seja com o aparecimento de rugas e diminuição da tenacidade ou a queda de cabelo e enfraquecimento dos fios.

A vitamina C atua diretamente na produção de colágeno, fundamental para a estrutura da sua pele e cabelo, sendo utilizada inclusive para ajudar a curar feridas mais rapidamente.

Seu óleo essencial, facilmente encontrado em lojas online ou de produtos naturais, combate fungos nas unhas e na pele, além de ajudar a eliminar acnes e espinhas e prevenir o surgimento de estrias.

Outro fator determinante para a beleza do seu cabelo é a presença da vitamina B12, que ajuda a fortalecer o fio, evitando que eles caiam ou fiquem brancos muito cedo.

2. Emagrecimento

Apesar de ser uma deliciosa sobremesa, super doce e suculenta, ela pode sim ser utilizada em dietas com o objetivo de emagrecimento.

A cada 100 gramas da fruta, você tem somente 53 calorias, tendo 2 gramas de fibra, 37 mg de cálcio e 27 de vitamina C. Já anotou na lista de compras para a dieta?

As fibras vão te dar uma maior saciedade até a próxima refeição, regulando o nível de açúcar. Ela também ajuda a regular o nível de cortisol, trazendo maior bem-estar, reduzindo a necessidade de se alimentar mais vezes.

Ela é fácil de transportar, consumir e encontrar nos mercados e feiras, bastante acessível e tem quase o ano todo, com maior safra no meio do ano. Seu único inconveniente é que quando você abrir uma, todos no mesmo ambiente vão saber (e provavelmente ficar com vontade)!

3. Previne o diabetes

benefícios da tangerina
Crédito: Freepik

Sua ingestão diária ajuda a combater o diabetes tipo 2, dada a presença de um bioflavanoide, o nobiletin.

Além de um poderoso antioxidante, ele ajuda a regular a quantidade de insulina no organismo, sendo assim importante para a manutenção dos seus níveis e a prevenção do diabetes.

4. Protege o coração

Além disso, o nobiletin protege seu coração, associado à sua significativa quantidade de potássio, reduzindo assim a pressão arterial e deixando o sangue mais fluido.

Esse antioxidante evita que a gordura se assente no fígado e artérias, fazendo com que elas sejam queimadas, ao invés de somente o carboidrato. Reduz também os níveis de colesterol, fortalecendo assim o sistema cardiovascular.

5. Fortalece o sistema gastrointestinal

Não apenas pela sua quantidade de fibras, fundamentais para o funcionamento adequado do trato intestinal, mas também por ser excelente para combater a bactéria H. pylori, que tem atingido cada vez mais pessoas.

Seu consumo também é recomendado, em forma de chá das folhas, para combater a azia, cólicas, acessos de vômitos e outros problemas associados ao trato gastrointestinal.

Além desses 5 benefícios, ela ajuda a fortalecer os olhos, prevenindo o aparecimento da degeneração macular, dada a presença das vitaminas A e C.

É perfeita também para ser consumida por quem sofre de anemia, pois além de ser rica em folato, ela tem vitamina C, que ajuda na absorção do ferro proveniente dos alimentos.

Exatamente por possuir elevado nível de vitamina C, ela também tem propriedades antivirais e antifúngicas, liberando as toxinas do sangue, fortalecendo assim o sistema imunológico.

Como escolher as melhores tangerinas

É importante escolher bem as suas, para não pegar nenhuma que esteja bonita por fora e seca por dentro, ou até mesmo estragada. Veja o passo a passo:

  1. Procure as frutas que não tenham sinais, pontinhos ou riscos na casca, bem como a aparência de que foram batidas;Escolha as com a casca brilhante e vívida;
  2. As frutas mais pesadas são as que têm mais líquido dentro, portanto, as mais suculentas e nutritivas;
  3. Descarte frutas com partes amolecidas, mesmo que o restante pareça bom, pois pode ter se iniciado um processo de contaminação.

Como conservar

Agora que já escolheu as mais bonitas, veja como guardar em casa:

  1. Armazene as frutas por, no máximo, uma semana, em local aberto, fora do saco do mercado;
  2. Só lave a fruta na hora de consumir. Se molhar antes, pode haver crescimento de fungos;
  3. Lave as mãos antes de consumir os gomos;
  4. Sempre retire as sementes antes de consumir ou preparar sucos;
  5. Na geladeira, guarde por até 2 semanas.

Como fazer suco de tangerina

Ingredientes

Tangerina: 2 unidades;
Água: 500 ml;
Gelo e açúcar: a gosto.

Modo de preparo

  1. Descasque as frutas, corte os gomos ao meio e retire a semente;
  2. No liquidificador, bata a água com a fruta;
  3. Coe, coloque novamente e bata com o gelo e o açúcar;
  4. Beba imediatamente.
  5. Quer aproveitar a casca também, então faça uma deliciosa geleia com ela.

Receita de geleia de casca de tangerina

receita geleia de tangerina
Crédito: Unsplash

Ingredientes

Açúcar: ½ xícara (chá);
Casca de tangerina: 3 unidades;
Cravo-da-Índia: 3 unidades;
Canela em pó: 1 colher (café).

Modo de fazer

  1. Lave bem as cascas e corte em fatias finas;
  2. Ferva as cascas, trocando a água três vezes;
  3. Em uma panela coloque o açúcar, as cascas e os cravos. Mexa sem parar até ferver;
  4. Acrescente a canela, mexa e deixe ferver até formar pequenas bolhas;
  5. Desligue e coloque em um pote de vidro para esfriar;

Quer ainda mais? Veja essa receita de bolo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como fazer amoeba
Como fazer amoeba em 10 receitas
arroz de forno fácil
10 Receitas de arroz de forno fácil