em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

5 Benefícios da carambola

Essa fruta em formato de estrela é deliciosa e ainda faz muito bem para a saúde!
carambola
Crédito: Pixabay

Quer saber quais são os benefícios da carambola? Bastante comum na região Nordeste do Brasil, é um fruto reconhecido por ter a forma de uma estrela e ser deliciosamente agridoce.

Além de ser saboroso e contar com uma cor linda, um amarelo vivo, esse ingrediente é riquíssimo em termos nutricionais, detalhados aqui como os 5 benefícios da carambola.

Origem

Oriunda da Índia e muito popular na China, a caramboleira é uma árvore de médio porte e possui flores brancas e roxas, sendo assim normalmente utilizada como árvore ornamental.

Chegou ao Brasil em meados de 1800, estando presente em todo o país. Porém as condições climáticas e de solo do Nordeste são mais benéficas ao seu desenvolvimento, sendo assim mais comum encontrá-la em alguns estados dessa região.

Carambola faz mal?

Muito tem se falado sobre a toxidade da carambola, mas será que ela faz mal mesmo?

Apesar de sua aparência especial, em formato de estrela e sabor único, essa fruta possui em sua composição uma boa quantidade de ácido oxálico, que é relativamente tóxico, se não for processado rapidamente no organismo.

Ele possui uma boa dose desse ácido, assim como o cacau e espinafre, sendo assim contraindicado para quem sofre com problemas renais.

A presença dessa substância pode levar à formação de cálculos renais e agravar a artrite, reumatismo, osteoporose e gota.

Benefícios

Se você não sofre com nenhum dos males acima, vale a pena conhecer os benefícios da carambola de perto.

1. Ajuda na digestão

Como tem muitas fibras, a carambola é perfeita para quem sofre de problemas digestivos: seus nutrientes fazem uma espécie de limpeza interna no estômago e no intestino, prevenindo quadros de constipação intestinal.

Além disso, se você cometeu exageros naquele almoço de domingo, ela ajuda a fazer uma melhor digestão, auxiliando no processo de quebra do alimento.

2. Combate o mau colesterol

As fibras também são poderosas aliadas na luta contra o LDL, o mau colesterol, que obstrui as artérias e causa diversas doenças.

Além de reduzir a quantidade de LDL, a carambola também ajuda a melhorar o bom colesterol (HDL), sendo assim recomendada para quem sofre com esse mal.

3. Ajuda a controlar o açúcar no organismo

A carambola tem pouco açúcar, sendo uma sobremesa interessante para quem não pode exagerar no doce.

Além disso, atua diretamente na absorção da glicose no organismo, evitando os perigosos picos de glicose, que podem causar sérios problemas para quem precisa controlar a insulina.

4. Controla a pressão arterial

O sódio é um dos principais vilões de uma pressão saudável. Felizmente, a carambola não é uma fonte rica dessa substância.

Por outro lado, esse fruto contém uma enorme quantidade de potássio, que é um nutriente importante para o controle da pressão arterial.

Além disso, o consumo do suco de carambola reduz o ritmo dos batimentos cardíacos, reduzindo a pressão arterial.

5. É boa para a pele

A vitamina C é um ótimo antioxidante, estando presente na carambola. Ajuda também a fortalecer o sistema imunológico, combatendo as bactérias que possam se alojar na pele. Além de ser rica em zinco, o que auxilia no combate à acne.

Além disso, ela possui uma elevada concentração de flavonoides, que contribui para uma pele mais saudável e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças dermatológicas, como a psoríase e a dermatite.

Malefícios e cuidados ao consumir

carambola malefícios
Crédito: Pixabay

Além da presença do ácido oxálico, a carambola pode induzir reações alérgicas em algumas pessoas, sendo importante consumir uma pequena quantidade de início, a fim de averiguar se há riscos.

A fruta é excelente para baixar a pressão arterial, boa para uns, nem tanto para outros. Se você sofre com pressão baixa, evite o consumo.

Opte sempre por frutos oriundos de fazendas orgânicas ou outras de boa procedência, pois ela tende a tornar difícil a remoção dos agrotóxicos da casca, apresentando elevada capacidade de absorção dos mesmos.

Lave-a sempre bem quando ela chega em casa e deixe-a na geladeira por até 5 dias ou na fruteira por dois dias (se você resistir).

Propriedades nutricionais e calorias

A carambola é rica em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B e C e potássio, sendo recomendada para o combate à febre e estímulo do apetite.

A casca possui bastante tanino, ajudando assim no caso de diarreia, sendo o seu consumo recomendado, seja natural ou em forma de chá.

É rica em antioxidantes, combatendo os radicais livres, fazendo com que as células possam se desenvolver de forma saudável, reduzindo assim o risco de câncer.

Como consumir

Agora que você já conhece bem essa fruta, deve estar se perguntando: e como consumir a carambola?

Super versátil, ela pode ser consumida pura, em sucos, geleias, bolos e tortas, sorvetes… São inúmeras as aplicações. O chá de carambola é outra boa opção.

Muito apreciada também em drinks, dado seu formato exótico e sabor único, ela pode compor as mais incríveis misturas, com ou sem álcool, dando um clima mais tropical a qualquer festa e ocasião.

Além de receitas doces, pode ser utilizada em saladas e até como molho para assados, trazendo o sabor agridoce para a mesa.

Quando for a época de carambola e você começar a encontrá-la no mercado, que tal fazer essa receita de doce que está no vídeo?

 

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

vitamina de banana
6 Receitas incríveis de vitamina de banana
falta de vitamina D
Falta de Vitamina D: sintomas, causas e consequências