em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus!

Conheça receitas e benefícios do suco de graviola

Um suco gostoso e muito nutritivo para incluir no cardápio, com ou sem dieta
suco de graviola benefícios
Crédito: Wikimedia Commons

De sabor suavemente cítrico, a graviola é uma fruta originária do Caribe, mas também é produzida na África e América do Sul. Ela tem uma textura cremosa e, por incrível que pareça, essa fruta é pertencente à família das amoras. No Brasil, é comum fazer suco de graviola, mas a fruta também pode ser degustada em pedaços, ao natural.

A sua polpa branca e macia exala um perfume adocicado e suave, que é muito utilizado para aromatizar os sorvetes. Conheça mais sobre os benefícios dessa fruta para a saúde e veja receitas de suco.

Benefícios do suco de graviola

benefícios suco de graviola para saúde
Crédito: Bonde

A fruta tem vitaminas B e C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e sódio. Por tudo isso, ela é uma ótima fruta na prevenção de doenças do estômago e vermes. Ajuda a relaxar e eliminar sintomas de insônia. Trata a diabetes, gripes e resfriados.

1. Ação antioxidante

Seu suco tem um forte poder antioxidante, capaz de eliminar o excesso de radicais livres que fazem as células adoecerem. Assim, tomando-o no dia a dia e mantendo uma alimentação saudável, é possível evitar problemas de saúde, o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

2. Fonte de potássio

A pressão arterial pode ser regularizada através do potássio, que elimina o excesso de sódio no sangue. Então, por conter esse mineral na sua composição, a fruta é uma boa aliada no equilíbrio da pressão sanguínea.

3. Colabora com dietas de emagrecimento

A graviola apresenta níveis baixos de calorias, sendo assim, é ótima opção para incluir na dieta para perda de peso. Além do mais, seus nutrientes também são importantes para quem quer perder peso, mantendo a pressão equilibrada e favorecendo a redução do colesterol ruim.

4. Ajuda a controlar os sintomas de diabetes

Por ser rica em fibras, que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, a graviola é uma boa aliada na prevenção e manutenção dos níveis glicêmicos, que geram os sintomas do diabetes. Por segurança, como cada caso é um caso, antes de começar a consumir a fruta, consulte seu médico.

5. Equilíbrio da temperatura corporal em dias de calor

O suco de graviola é fonte de fósforo, cálcio, sódio e potássio. Por isso é um ótimo indicado para dias de calor, reequilibrando a temperatura normal do corpo, hidratando e recompondo as energias gastas.

6. Alivia sintomas de gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são doenças causadas por vírus, então não há remédios que as curem, apenas que aliviam os sintomas. Esse suco é um deles, natural e saboroso. Fonte de vitamina C, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, então também é bom para prevenir essas doenças.

Como fazer suco de graviola: 5 receitas

receitas de suco de graviola
Crédito: Receitinhas

Depois de ver tantos benefícios e saber que o sabor dessa fruta é tão atraente, chegou a hora de aprender a fazer algumas receitas de suco de graviola.

1. Suco simples

A primeira sugestão utiliza apenas uma fruta, que é a graviola, além do açúcar e da água. Muito simples de fazer, refrescante e nutritivo.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Graviola: 1 unidade;
Açúcar mascavo: a gosto;
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Descasque a graviola e retire todas as sementes;
  2. Bata os gomos limpos, a água e o açúcar mascavo no liquidificador, por 1 minuto;
  3. Acrescente o gelo e sirva.

2. Com limão

Se você gosta de incluir o sabor do limão em todos os sucos e sobremesas possíveis, vai adorar essa receita. Já aproveita para adicionar ainda mais vitamina C e ter uma bebida poderosa para a saúde.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Graviola: 1 unidade;
Limão: suco de 1 unidade;
Adoçante ou açúcar demerara: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece preparando a graviola. Corte ao meio, retire as sementes, separe a polpa e bata no liquidificador;
  2. Depois peneire e coloque o suco coado de volta no liquidificador. Adicione o suco do limão, o açúcar ou adoçante, a água e bata bem para misturar. Já pode servir.

3. Com cenoura

A cenoura, além de riquíssima em nutrientes, também é docinha, então esse suco fica com um sabor incrível e é altamente nutritivo. Veja como fazer:

Ingredientes

Água gelada: 200 mililitros;
Polpa de graviola: 400 gramas;
Cenoura em rodelas: 1 unidade;
Adoçante: a gosto, se achar necessário.

Modo de preparo

  1. Depois de separar a polpa da graviola e preparar a cenoura descascada em rodelas, só precisa colocar tudo no liquidificador;
  2. Bata muito bem e deixe o adoçante por último, depois de provar o suco, para saber se já não vai estar doce o suficiente.

4. Graviola, couve e hortelã

A couve é o vegetal que não pode faltar nas melhores receitas de suco detox. A hortelã, além de oferecer muitos benefícios à saúde, contribui com seu aroma e sabor maravilhosos e refrescantes.

Ingredientes

Graviola: ½ unidade;
Água: 200 mililitros;
Hortelã: 5 folhas;
Couve picada: ½ xícara (chá);
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Retire a polpa da graviola e também as sementes. Lave as folhas de couve, pique, e também lave as de hortelã;
  2. Com tudo preparado, é só colocar os ingredientes no liquidificador e bater muito bem até estar misturado;
  3. Pode bater o gelo junto ou colocar depois. Beba sem coar para absorver todos os nutrientes.

5. Laranja e gengibre

Para finalizar, mais uma explosão de sabores e de saúde para você. A laranja contribui com muitas fibras e vitamina C, enquanto o gengibre vai deixar o suco refrescante e oferecer sua ação termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo.

Ingredientes

Graviola: 1 unidade;
Laranja: suco de 2 ou 3 unidades;
Gengibre: 1 centímetro;
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Separe a polpa da graviola sem as sementes e coloque no liquidificador. Esprema o suco das laranjas antes, ou também pode colocá-las descascadas para bater junto;
  2. Coloque o gengibre, o gelo e bata tudo muito bem. Se a achar necessário que fique mais líquido, pode adicionar um pouco de água ou mais suco de laranja.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
espinha inflamada
Espinha inflamada: o que é, como tratar e prevenir
vitamina C para o rosto
Vitamina C para o rosto: benefícios e como usar