manga engorda ou emagrece
Crédito: Pixabay
em

Manga engorda, sim ou não?

Tire a dúvida e veja tudo de bom que essa fruta oferece para sua saúde, quando comida do jeito certo

A manga é uma fruta de origem asiática, mas muito consumida no Brasil. É cheia de polpa, docinha e suculenta, perfeita para comer pura, fazer pratos doces e acompanhar os salgados. Há quem evite comer por acreditar que manga engorda. Será que é verdade? Confira a composição nutricional dessa fruta e as melhores maneiras de comê-la para não engordar.

Manga engorda ou emagrece?

comer manga engorda ou não
Crédito: Pixabay

A manga é uma fruta praticamente sem gordura. Porém, o que faz ela ter o sabor tão doce são os carboidratos. Logo, mesmo não tendo gordura, ela tem uma boa quantidade de calorias, pois são 14 gramas de carboidratos por cada 100 gramas de fruta.

Além desses dois fatores, a manga também é rica fonte de vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, antioxidantes e fibras. Todos esses nutrientes são ótimos para a saúde, fazendo da manga uma boa escolha para incluir em uma alimentação saudável.

Então, já se pode descartar a hipótese de que manga engorda por causa da gordura. Se ela fizer alguém engordar vai ser apenas por comer exageradamente, em pratos com mais açúcares e calorias, já que ela contém carboidratos.

Vale ressaltar que teria que comer uma quantidade grande, com frequência, e em uma rotina alimentar sem cuidado. Do contrário, nem mesmo os índices de açúcar no sangue são capazes de atrapalhar, pois a manga possui um índice glicêmico considerado médio. Logo, não vai promover o armazenamento de gordura por causa disso. Então, resumindo, manga não engorda e pode ajudar a emagrecer dentro de um a dieta saudável.

Calorias da manga

Considerando o valor energético da manga, ela contém 60 calorias a cada 100 gramas, em média, podendo variar por espécie da fruta. De carboidratos, são 15 gramas por 100 gramas de fruta. Todas essas quantidades são consideradas boas e normais, desde que você coma uma quantidade equilibrada, sem exagero.

Como e quando comer manga para não engordar?

como comer manga para emagrecer
Crédito: Pxhere

Como você viu, precisaria comer uma quantidade muito grande e com frequência da fruta para poder dizer que manga engorda. Se comê-la em pequenas porções por dia, não vai engordar.

O que faz diferença também é a forma de consumo. O ideal é comer a fruta pura, fresca, ou misturada em receitas saudável. Deve-se evitar o suco de manga com açúcar e as sobremesas muito calóricas com a fruta. São esses outros carboidratos e gorduras das receitas que vão contribuir com o aumento de peso, e não a manga.

Quer sugestões saudáveis e deliciosas para incluir a manga no cardápio? Então veja como fazer pudim de chia com manga e coco e sorvete saudável de manga e coco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de anticoncepcional que não engorda

Anticoncepcional que não engorda existe?

cólera

Cólera: o que é, sintomas e transmissão