em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Flor de bananeira e seus 10 benefícios para a saúde do seu corpo

Saiba porque esse alimento não convencional é poderoso para a saúde e estética

flor de bananeira
Crédito: Pixabay

A flor de bananeira possui um formato semelhante ao de um coração e é a parte de onde nascem os cachos de banana. A sua coloração é branca e seu gosto é amargo, com a textura parecida com a de um palmito. Ela é um alimento não convencional consumido no interior de Minas Gerais, por conta de suas propriedades extremamente benéficas para o corpo.

Flor de bananeira: 10 benefícios

Se você gosta de manter uma alimentação saudável e procura por alimentos nutritivos, a flor de bananeira é perfeita para você! Rica em fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ferro e potássio, essa estrutura é maravilhosa para nutrir o corpo.

1. Reduz o fluxo de sangue na menstruação

O título é autoexplicativo, pois esse ingrediente aumenta a taxa de progesterona no corpo, o que promove a redução do fluxo sanguíneo na menstruação. Esse hormônio é essencial para funções relacionadas, também, a gravidez. O que explica o fato de ele interferir diretamente no ciclo.

2. Previne a hipertensão

flor de bananeira
Crédito: Sou Vegetariano

A flor de bananeira também previne casos de hipertensão, pois ela é rica em potássio. O potássio possui propriedades vasodilatadoras que expandem a largura dos vasos sanguíneos e facilita o fluxo do sangue. Desse modo, não é necessário que o coração precise bombear, regulando a pressão.

3. Fortalece os ossos

Essa flor é maravilhosa para fortalecer os ossos do corpo, pois o potássio presente nela reage com ácidos que geram o enfraquecimento, inutilizando-os. Além disso, esse mineral colabora para a absorção do cálcio, mineral essencial para a composição dos ossos.

4. Regula o colesterol

A vitamina E presente nesse ingrediente é excelente para o controle do colesterol ruim no corpo (LDL) e para balancear os níveis de colesterol bom (HDL). Isso porque essa vitamina atua na interferência do processo de oxidação do colesterol. Além disso, é rico em fibras eliminando-o por meio da excreção.

5. Auxilia no emagrecimento

flor de bananeira
Crédito: Nossa Terra

Esse ingrediente é rico em fibras, o que faz dele uma excelente ferramenta para auxiliar no processo de emagrecimento. Isso se deve ao fato de esse nutriente gerar saciedade no organismo. O que previne a pessoa de sair do deficit calórico ao sentir fome, e ingerir calorias a mais. As fibras também auxiliam no funcionamento do intestino, regulando-o para a remoção de toxinas e melhor aproveitamento dos nutrientes durante o processo de digestão.

6. Deixa a pele firme

Por ser rico em antioxidantes, esse ingrediente é excelente para combater os radicais livres presentes nas células da derme e beneficiar sua saúde para o cumprimento das funções, o que previne a flacidez precoce na pele. Outro fator é que a vitamina C presente nessa flor interfere diretamente na síntese do colágeno, essencial para manter a pele firme e rejuvenescida.

7. Melhora a saúde do cabelo

A flor de bananeira é rica em vitamina A, nutriente que desempenha um papel fundamental para a saúde capilar. Afinal, a carência dessa vitamina provoca queda de cabelo, além de deixar com aspecto opaco. Por isso, essa vitamina é utilizada em diversos químicos no intuito de gerar mais  vitalidade e crescimento para os fios.

8. Fortalece a imunidade

flor de bananeira
Crédito: Olhares

Esse alimento é maravilhoso para fortalecer a imunidade e promover mais resistência aos vírus e resfriados. Isso se deve ao fato de ele ser rico em três nutrientes poderosos: potássio, vitamina C e vitamina A.

O potássio promove o controle do metabolismo, fator essencial para a absorção de nutrientes e fortalecimento do corpo. Já as vitaminas A e C estimulam a ação dos leucócitos contra agentes invasores, por auxiliarem em sua produção. Além disso, a vitamina C possui propriedades anti-inflamatórias que contribuem para evitar infecções.

9. Desenvolve a memória

A flor de bananeira é rica em ferro, nutriente essencial para formar os glóbulos vermelhos, responsáveis por distribuir o oxigênio por todo organismo. Vale ressaltar que o cérebro necessita de 20% de toda a quantidade de oxigênio absorvida pelo corpo para o seu correto funcionamento.

Desse modo, o ferro interfere diretamente nas capacidades cognitivas da pessoa. Além disso, a alta quantidade de antioxidantes presentes nesse alimento auxilia no combate ao desgaste gerado nos neurônios, o que os preserva por mais tempo.

10. Combate anemia

Se essa planta é rica em ferro que é essencial para a criação de hemoglobinas e distribuição de oxigênio no corpo, ela ajuda na prevenção e combate da anemia. Além disso, a vitamina A presente nessa flor colabora para a síntese dessas moléculas tão importantes para o organismo.

Compartilhe sobre os benefícios da flor de bananeira e comente suas impressões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão caseiro

20 Receitas de pão caseiro

sopa de legumes

10 Receitas de sopa de legumes tradicionais, com carne ou frango