em

Causas da menstruação desregulada

Fique de olho no seu ciclo para conseguir identificar qualquer anormalidade
motivos menstruação desregulada
Crédito: Freepik

O ciclo menstrual tem os seus padrões, mas vai acontecer com muitas particularidades em cada mulher. Enquanto algumas têm um ciclo bem regulado, outras não conseguem prever as alterações hormonais. As causas da menstruação desregulada são muitas, por isso, é importante ir ao ginecologista fazer exames.

Principais causas da menstruação desregulada

causas da menstruação desregulada
Crédito: Freepik

No ciclo menstrual atuam cérebro, ovários e útero, controlados pela regulação dos hormônios envolvidos nesse processo, a progesterona, o estradiol e os liberados pela glândula hipófise, LH e FSH, localizada no cérebro. Qualquer alteração nesses sistemas podem afetar a mentruação.

Para que a menstruação seja considerada desregulada, a mulher deve perceber que o tempo entre cada período muda a cada mês e o número de dias que a menstruação dura também varia. A quantidade de fluxo é mais um sinal, caso esteja fora do normal há alguns meses. Veja quais podem ser as causas:

1. Distúrbios hormonais

Qualquer problema hormonal que se desenvolva pode afetar a regulação do ciclo menstrual. Problemas como hipertireodismo são fatores de risco.

2. Atividade física intensa

Quem pratica algum tipo de atividade física mais intensa, seja em quantidade ou tipo, que exija muito do corpo todo, pode acabar com o ciclo instável, porque o corpo trabalha em um ritmo diferente.

3. Dieta muito restritiva

As dietas que permitem pouca variedade e quantidade de alimentos não devem durar muito tempo. Elas podem fazer emagrecer, mas vão deixar o corpo deficiente de vários nutrientes essenciais. Quando ocorre um emagrecimento rápido, o ciclo menstrual é afetado.

4. Problemas emocionais

As mulheres são mais emotivas do que os homens justamente por causa de toda a delicadeza com que o seu organismo é feito e preparado para conceber a vida. Como está tudo interligado, cérebro e órgãos reprodutores, os problemas emocionais afetam o ciclo também.

5. Doenças do sistema reprodutor

Problemas como tumor, mioma, pólipos, endometriose e processos inflamatórios podem acontecer com qualquer mulher, e um dos sintomas é desregular a menstruação, já que acontecem dentro do sistema reprodutor.

Como regular a menstruação?

como fazer para regular menstruação desregulada
Crédito: Freepik

Como você viu, algumas causas para a menstruação desregulada podem ser resolvidas com ajustes no estilo de vida. Já outras envolvem problemas que necessitam de tratamento médico. Então, seja qual for a causa, se perceber que nos últimos meses a sua menstruação está diferente de alguma forma, marque uma consulta com seu ginecologista.

De modo geral, para todos os casos, a principal recomendação é procurar ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação nutritiva e equilibrada, com uma rotina diária para que o corpo acostume-se a seguir um padrão e manter um ciclo regulado para cada sistema.

A prática de atividade física regular é altamente recomendada, também de forma equilibrada, pois tanto o excesso quanto a ausência da atividade física são prejudiciais. Cuidar bem da saúde é a melhor maneira de prevenir problemas que não parecem tão incômodos até acontecer com você.

Conheça quais são os chás para a menstruação descer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
porque pilula do dia seguinte atrasa menstruação
Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
exercícios para afinar a cintura
Melhores exercícios para afinar a cintura