em

Para que serve chá de orégano e como fazer

Essa infusão atua na melhora de muitas funções do organismo!
benefícios do chá de orégano
Crédito: Pxhere

Sem dúvidas o orégano é mais conhecido por sua forte presença na culinária. Tempero indispensável em carnes, massas e pizzas, também é fonte de benefícios à saúde. Se você não gosta dessa erva para temperar seus pratos, uma alternativa para obter seus efeitos positivos em termos medicinais é consumindo o chá de orégano.

Benefícios do chá de orégano

A maioria das pessoas não costuma pensar no orégano como algo mais que um tempero. O chá dessa erva, no entanto, prova que essa especiaria de aroma marcante pode ser uma grande aliada da saúde.

Isso porque quando é transformado em chá, o orégano libera propriedades incríveis que afetam as mais diversas funções de seu corpo. Ele tanto é bom para evitar a retenção de líquidos, por exemplo, como alivia os sintomas da TPM. Veja abaixo outros benefícios do chá de orégano e surpreenda-se com sua utilidade fora da pizza!

1. É diurético

para que serve chá de orégano
Crédito: Pxhere

Como todo bom chá, o de orégano é uma bebida com forte poder diurético. Isso significa, em um primeiro olhar, que você irá mais vezes ao banheiro. Ao urinar mais vezes, você elimina uma quantidade maior de líquidos, o que acaba por reduzir o inchaço abdominal e, também, os números da balança.

Outro ponto importante de essa infusão ser diurética é o fato de você eliminar ainda uma quantidade maior de toxinas presentes em seu organismo.

2. Reduz os sintomas da TPM

Um consumo regular, moderado e consciente do chá de orégano pode fazer com que as mulheres experimentem em menor quantidade os sintomas da Tensão Pré Menstrual. De acordo com pesquisas, isso ocorre porque há um agente estrogênico nessa erva, o que automaticamente alivia as complicações hormonais causadas pelo período.

3. Combate os radicais livres

Uma colher de sopa de orégano tem a mesma concentração de antioxidantes que uma maçã. Por esse motivo, o combate aos radicais livres é iminente. Isso fornece uma remoção dos agentes que provocam o envelhecimento precoce. Além disso, há uma prevenção na formação de alguns tipos de tumores.

4. Melhor o sistema imunológico e evita fungos e bactérias

como fazer chá de orégano
Crédito: Pixabay

O fortalecimento do sistema imunológico é um dos benefícios garantidos mediante uma ingestão diária e controlada da bebida. Isso previne incômodos como gripes e resfriados.

O chá ainda tem função bactericida e fungicida. Ele combate os organismos que infectam o organismo, tais como bactérias, vírus e fungos.

5. Ajuda na digestão

A bebida auxilia na produção de secreção de bile por parte do fígado. A bile facilita e muito a digestão de gorduras, além de propiciar uma maior absorção de nutrientes pelo organismo.

Ingerir chá de orégano após as principais refeições pode ser uma forma de aliviar a sensação de estufamento. Previne, ainda, flatulências e períodos de indigestão.

Chá de orégano emagrece?

Como já mencionado, o chá dessa especiaria é capaz de evitar a retenção de líquidos. Isso automaticamente diminui os números da balança. Porém há mais motivos para que o chá seja indiretamente um emagrecedor.

Primeiro porque uma de suas substâncias mais importantes é o carvacrol. Ele é capaz de suprimir ou de pelo menos reduzir a formação de novas células adiposas. Isso, claro, aliado a uma dieta equilibrada e evidentemente saudável.

O chá da especiaria ainda reduz parcialmente o apetite, fornecendo a tão desejada sensação de saciedade por aqueles que querem emagrecer.

4 Formas de fazer chá de orégano

receita de chá de orégano
Crédito: Pixabay

Diante de tantos benefícios apresentados pela infusão, o próximo passo é aprender a preparar a bebida. Claro que, como ocorre com todo chá, o modo de preparo é muito fácil, e não há qualquer dificuldade nisso. Veja 4 receitas com ingredientes variados, que potencializam e turbinam a bebida.

1. Receita de chá de orégano

Essa é a clássica! Você até pode encontrar o chá em sachês ou saquinhos em casas especializadas, mas o ideal é sempre usar as folhas para obter os benefícios ao máximo!

Ingredientes

  • Folhas de orégano: 1 colher de sopa cheia;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Adicione a colher de orégano à xícara.

2. Esquente o equivalente a uma xícara de água. Assim que água ferver, desligue o fogo.

3. Despeje a água sobre as folhas de orégano e deixe a infusão ocorrer por 5 a 10 minutos.

4. Basta beber!

2. Chá de orégano com gengibre

O gengibre é um tempero tão famoso e benéfico quanto o orégano. A combinação dessas duas especiarias faz um chá forte e poderoso para combater muitos problemas de saúde, principalmente gripes e resfriados.

Ingredientes

  • Folhas de orégano: 1 colher de sopa cheia;
  • Raspas de gengibre: a gosto;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Ferva o equivalente a uma xícara de água.

2. Em uma xícara coloque as folhas de orégano e as raspas de gengibre.

3. Assim que ferver a água, desligue o fogo e adicione o líquido à xícara.

4. Espere até 10 minutos para ocorrer a infusão.

5. Beba o chá!

3. Chá de orégano com limão

O limão é outro alimento que apresenta propriedades incríveis e medicinais. Por esse motivo costuma estar presente nos mais diversos chás. Veja como fazer essa mistura bombástica de limão e de orégano.

Ingredientes

  • Folhas de orégano: 1 colher de sopa cheia;
  • Limão: suco de meia unidade;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Esquente a água até que ferva e desligue o fogo.

2. Adicione à caneca a colher de folhas de orégano e despeje a água por cima.

3. Misture o suco de limão e deixe a infusão acontecer.

4. Agora é só beber!

4. Chá de orégano para bebê

Muito se fala na internet em chás para bebês, mas o fato é que esse tipo de remédio caseiro não é recomendado para os recém-nascidos. Dessa maneira, é fortemente recomendado que seu bebê não consuma chá de orégano ou qualquer outro tipo de bebida do gênero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Aprenda a preparar ovos assados
Quando a paciência chega ao limite