em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Para que serve chá de orégano e como fazer

Para além de temperar a comida, o chá dessa erva aromática faz muito bem para a saúde
benefícios do chá de orégano
Crédito: Pxhere

Sem dúvidas o orégano é mais conhecido por sua forte presença na culinária. Tempero indispensável em carnes, massas e pizzas, também é fonte de benefícios à saúde. Se você não gosta dessa erva para temperar seus pratos, uma alternativa para obter seus efeitos positivos em termos medicinais é consumindo o chá de orégano.

Benefícios para a saúde

A maioria das pessoas não costuma pensar no orégano como algo mais que um tempero. O chá dessa erva, no entanto, prova que essa especiaria de aroma marcante pode ser uma grande aliada da saúde.

Isso porque quando é transformado em chá, essa erva libera propriedades incríveis que ajudam nas mais diversas funções do seu corpo. Ele tanto é bom para evitar a retenção de líquidos, por exemplo, como alivia os sintomas da TPM.

1. Efeito diurético

para que serve chá de orégano
Crédito: Pxhere

Como todo bom chá, o de orégano é uma bebida com forte poder diurético. Isso significa, em um primeiro olhar, que você irá mais vezes ao banheiro. Ao urinar mais vezes, você elimina uma quantidade maior de líquidos, o que acaba por reduzir o inchaço abdominal. Outro ponto importante é o fato de você eliminar ainda uma quantidade maior de toxinas presentes em seu organismo.

2. Reduz os sintomas da TPM

Um consumo regular, moderado e consciente dessa infusão pode fazer com que as mulheres experimentem em menor quantidade os sintomas da tensão pré-menstrual. Esse efeito ocorre porque há um agente estrogênico nessa erva que alivia as complicações hormonais causadas pelo período.

3. Combate os radicais livres

Uma colher de sopa de orégano tem a mesma concentração de antioxidantes que uma maçã. O efeito antioxidante atua na remoção dos agentes que provocam o envelhecimento precoce das células, que ficam doentes e morrem. Ou seja, há uma prevenção na formação de alguns tipos de tumores e do aspecto envelhecido da pele, como as primeiras rugas.

4. Melhora o sistema imunológico

como fazer chá de orégano
Crédito: Pixabay

O fortalecimento do sistema imunológico é um dos benefícios garantidos mediante uma ingestão diária e controlada da bebida. Assim é mais fácil prevenir incômodos como gripe e resfriado, que atacam o corpo quando o organismo está fraco.

5. Atua no tratamento de fungos e bactérias

O chá ainda tem função bactericida e fungicida. Ele combate os organismos que infectam o organismo, tais como bactérias, vírus e fungos. As bactérias, dependendo do tipo, só podem ser eliminadas com antibióticos mais fortes, porém esse chá contribui reforçando o efeito.

No caso dos vírus, o que ele faz é reduzir os sintomas. Quanto aos fungos, vai tornar o ambiente impróprio para seu desenvolvimento.

6. Ajuda para uma boa digestão

Auxilia na produção de secreção de bile por parte do fígado, que facilita, e muito, a digestão de gorduras, além de propiciar uma maior absorção de nutrientes pelo organismo.

Ingeri-lo após as principais refeições pode ser uma forma de aliviar a sensação de inchaço abdominal. Ainda assim, a melhor opção é evitar que essa sensação ocorra, tomando cuidado em manter uma alimentação saudável e equilibrada.

7. Reduz dores musculares e articulares

O orégano tem propriedade de relaxante muscular, o que é ótimo para quem faz atividade física todos os dias e sempre está com algum músculo cansado. Também acaba ajudando nas dores articulares, embora em menor proporção. Depois de fazer o chá, molhe uma fralda de algodão limpa e úmida no líquido ainda quente. Coloque sobre o músculo dolorido e deixe até esfriar.

8. Contribui com a saúde cardiovascular

A grande quantidade de potássio no orégano faz com que o chá seja um bom aliado para a pressão sanguínea. Também por conter antioxidantes e ômega-3, a planta contribui com a redução de processos inflamatórios que poderiam, com o tempo, se tornar problemas cardiovasculares sérios, como colesterol alto e entupimento das artérias.

9. Controla os ataques de asma

Quem sofre com asma pode se beneficiar do uso do chá de orégano, porque ele contém agentes importantes para a purificação do pulmão. Os flavonoides, terpenos e carvacróis limpam as vias aéreas, aliviando a dificuldade para respirar durante a crise.

10. Regula a menstruação

Cada mulher deve conhecer o próprio corpo e ir ao ginecologista todos os anos para saber como está sua saúde íntima. Mas sempre tem as receitas que ajudam a manter tudo em ordem, como é o chá de orégano. Além de contribuir com a redução dos sintomas da TPM, também ajuda a manter o ciclo regulado.

Chá de orégano emagrece?

Como já mencionado, o chá dessa especiaria é capaz de evitar a retenção de líquidos. Isso automaticamente diminui os números da balança, pois somente parte do peso de uma pessoa é gordura. Porém há mais motivos para que o chá seja indiretamente um emagrecedor.

Primeiro porque uma de suas substâncias mais importantes é o carvacrol. Ele é capaz de suprimir ou de pelo menos reduzir a formação de novas células adiposas. Isso, claro, aliado a uma dieta equilibrada e evidentemente saudável.

O chá da especiaria ainda reduz parcialmente o apetite, fornecendo a tão desejada sensação de saciedade naqueles que querem emagrecer.

4 Formas de fazer chá de orégano

receita de chá de orégano
Crédito: Pixabay

Diante de tantos benefícios apresentados pela infusão, o próximo passo é aprender a preparar a bebida. Claro que, como ocorre com todo chá, o modo de preparo é muito fácil, e não há qualquer dificuldade nisso. Veja quatro receitas com ingredientes variados, que potencializam e turbinam a bebida.

1. Receita básica

Essa é a clássica. Você até pode encontrar o chá em sachês ou saquinhos em casas especializadas, mas o ideal é sempre usar as folhas desidratadas plantadas em casa para obter os benefícios ao máximo.

Ingredientes

Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Adicione a colher de orégano à xícara;
  2. Esquente o equivalente a uma xícara de água. Assim que água ferver, desligue o fogo;
  3. Despeje a água sobre as folhas de orégano e deixe a infusão ocorrer por 5 a 10 minutos;
  4. Basta beber.

2. Com gengibre

O gengibre é um tempero tão famoso e benéfico quanto o orégano. A combinação dessas duas especiarias faz um chá forte e poderoso para combater muitos problemas de saúde, principalmente gripes e resfriados.

Ingredientes

Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Raspas de gengibre: a gosto;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Ferva o equivalente a uma xícara de água;
  2. Em uma xícara coloque as folhas de orégano e as raspas de gengibre;
  3. Assim que ferver a água, desligue o fogo e adicione o líquido à xícara;
  4. Espere até 10 minutos para ocorrer a infusão;
  5. Beba o chá.

3. Com limão

O limão é outro alimento que apresenta propriedades incríveis e medicinais. Por esse motivo costuma estar presente nos mais diversos chás. Veja como fazer essa mistura de limão e de orégano.

Ingredientes

Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Limão: suco de meia unidade;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Esquente a água até que ferva e desligue o fogo;
  2. Adicione à caneca a colher de folhas de orégano e despeje a água por cima;
  3. Misture o suco de limão e deixe a infusão acontecer;
  4. Agora é só beber.

4. Chá de orégano para bebê

Muito se fala na internet em chás para bebês, mas o fato é que esse tipo de remédio caseiro não é recomendado para os recém-nascidos. Dessa maneira, é fortemente recomendado que seu bebê não consuma chá de orégano ou qualquer outro tipo de bebida do gênero, a menos que seja recomendado pelo pediatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como plantar tomilho passos
Como plantar tomilho
como plantar orégano passos
Como plantar orégano