chá de folha de laranja
Crédito: Pixabay
em

Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer

Esse chá natural é fácil de preparar e é um bom aliado para manter a saúde forte

Aromático, suave e gostoso, o chá de folha de laranja já era utilizado como remédio no tempo das avós e até antes delas, não só para combater doenças mas também para aumentar a imunidade. Aprenda a fazer esse remédio natural e conheça os benefícios que ele oferece à saúde.

Veja também: benefícios e como fazer chá de amora

Benefícios para a saúde

A laranja é uma das frutas mais populares no Brasil e também em diversos outros países. Ela é muito suculenta, conhecida por sua riqueza de vitamina C e outros nutrientes importantes para a saúde. Mas e quanto às folhas de laranjeira, no que elas contribuem com a saúde? Veja a seguir.

Calmante e relaxante

O chá de folha de laranja oferece um efeito calmante e relaxante para o organismo. É uma boa pedida para quando precisar aliviar o estresse e a ansiedade, ajudando também a pegar no sono com mais facilidade.

Fortalecimento da imunidade

Se na fruta da laranja há uma riqueza de vitamina C, nas suas folhas também há. A vitamina C é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, então esse chá pode ser consumido para essa finalidade, dentro de um estilo de vida saudável para complementar a nutrição vinda de outros alimentos saudáveis.

Melhora a saúde do sistema digestivo

A folha de laranjeira tem propriedades digestivas que ajudam a combater diarreia ou prisão de ventre, regulando as funções gastrointestinais. Mais uma vez, vale ressaltar que o chá sozinho não vai obter efeitos de cura para problemas nesse sistema do corpo, mas é um bom aliado.

Ajuda na retenção de líquidos

Os chás de qualquer tipo são diuréticos, mas algumas plantas também oferecem essa propriedade, como a folha de laranjeira. Então, fazer uso desse chá dentro de uma rotina com alimentação saudável e prática de atividade física vai ajudar a eliminar os líquidos retidos que causam inchaço e mal-estar.

Como fazer

receitas de chá de folha de laranja
Crédito: Freepik

Fazer o chá de folha de laranjeira é muito simples, só precisa das folhas frescas e de água. Mas também pode adicionar outros ingredientes para deixar mais saboroso e também para aproveitar seus benefícios à saúde. Veja duas sugestões:

1. Chá simples

Apenas com água e folhas de laranja é possível obter o chá, mas com o pau de canela o sabor vai ficar com um toque especial. Essa opção não é ideal para conseguir dormir melhor, já que a canela acelera o metabolismo.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas de laranjeira jovens: 5 unidades frescas;
Pau de canela: 1 unidade (opcional).

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas da laranjeira. Use folhas orgânicas para evitar o consumo de agrotóxicos;
  2. Coloque as folhas e a canela em uma jarra de vidro temperado;
  3. Ferva a água e despeje na jarra com as folhas;
  4. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia;
  5. Essa receita perde o efeito depois de 8 horas, então beba o chá nesse período. Pode ser morno ou frio. Tome sem adoçar ou use mel.

2. Com hortelã e mel

A hortelã também oferece excelentes benefícios à saúde, além de deixar o chá mais gostoso e aromático.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas de laranja: 5 unidades;
Hortelã fresca: ½ xícara de folhas;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve a água ao fogo com as folhas de laranja e as folhas de hortelã, deixe ferver por cerca de 3 minutos;
  2. Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o mel;
  3. Tampe e deixe entrar em infusão por, aproximadamente, 15 minutos. Sirva quente ou gelado.

Cuidados a ter

Se for gestante ou paciente que faz uso de antidepressivos, não é recomendado tomar o chá de folha de laranja sem a permissão do médico. Da mesma forma, antes de iniciar qualquer tratamento de saúde, deve falar com o médico sobre o uso desse chá para que ele diga se está liberado ou não, caso possa haver alguma reação entre o chá e a medicação.

De modo geral, não há outras contraindicações, mas ainda assim prefira beber uma ou duas xícaras ao dia, sem exagero. Caso sinta algum efeito colateral, pare de usar.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados, deve aliar o consumo do chá com um estilo de vida saudável.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

glândula pineal

Glândula pineal: conheça suas funções e como ativá-la

potes de vidro

Potes de vidro decorados: 15 ideias lindas para uma decoração artesanal