em

AmeiAmei

Como baixar colesterol: 5 dicas preciosas

Aprenda como baixar o colesterol de forma saudável e rápida, com receitas caseiras e recomendações precisas
como baixar colesterol
Crédito: Pexels

Colesterol é normalmente encontrado no organismo e participa de muitas atividades fundamentais, como a produção de vitamina D, se locomovendo pelo corpo através das proteínas. Só que algumas vezes, ele fica alto demais e temos que saber como baixar colesterol.

As lipoproteínas podem ser boas ou ruins para o seu organismo, sendo conhecidas como HDL e LDL. O melhor é ter uma maior quantidade de HDL.

O HDL retira o colesterol das artérias, fazendo com que elas fiquem mais saudáveis e desobstruídas. Já o LDL, faz exatamente o contrário, depositando gordura nas artérias, prejudicando assim o sistema cardiovascular.

Dessa forma, você deve observar periodicamente os níveis de colesterol no organismo, para reduzir as chances de um ataque cardíaco e outras doenças.

Existem medidas simples que podem mudar completamente a saúde do seu corpo. Aprenda a fazer uma receita que está no livro “Novos Segredos da Boa Saúde”, do professor Salvatore de Salvo, da Universidade de São Paulo.

Físico e químico, Salvatore afirma que esta receita tem potencial para baixar os níveis da ureia, lípidos, triglicerídeos e glicemia. O tratamento provoca uma limpeza e renovação do sangue, controlando o colesterol, a diabetes e o ácido úrico.

Surpreendentemente, o tratamento é muito simples e precisa somente de dois ingredientes: água e casca de abóbora. Veja essa receita a seguir, bem como mais dicas de como baixar colesterol.

O que fazer para baixar colesterol?

1. Suco de abóbora do professor Salvatore

como baixar colesterol abóbora
Crédito: Wikimedia Commons

Para fazer essa receita, a abóbora não pode ser guardada na geladeira, já que a baixa temperatura altera as propriedades da casca.

Por isso, no mês em que fizer o tratamento, se organize para comprar abóbora, de dois em dois, ou três em três dias, que seja fresca e não tenha sido refrigerada.

Salvatore explica que a casca de abóbora age como um solvente de toxinas e colesterol. Segundo ele, este é um tratamento sem contraindicações nem efeitos colaterais.

O sabor do remédio não é dos melhores, mas é importante termos em mente que não estamos bebendo um suco e sim um remédio, portanto vale a pena esse pequeno esforço.

Não se assuste com a cor da sua urina, ela vai mudar durante este processo de desintoxicação do sangue.

Logo na primeira semana, uma grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular) vai ser expulso do seu corpo, limpando as artérias, inclusive as cerebrais, colaborando para melhorar  a sua memória também.

Anote a receita!

Ingredientes

Casca de abóbora: 100 g (de preferência a abóbora pescoço – aquela que parece uma abobrinha – a moranga deve ser evitada);
Água: quanto baste.

Modo de preparo

  1. Bata a casca de abóbora com água em temperatura ambiente;
  2. Coloque uma quantidade mínima de água, somente para o liquidificador funcionar;
  3. Bata muito bem até ter uma vitamina de casca de abóbora;
  4. Beba assim que sair do liquidificador, sem coar.

Tome o remédio todos os dias de manhã, em jejum, uns 15 minutos antes de tomar o café da manhã.

Faça este tratamento por 30 dias consecutivos e repita os exames para ver o resultado.

2. Faça atividade física

E o que tem a ver a atividade física com baixar colesterol? Tudo!

Quando você, periodicamente, reserva um tempo para mexer o corpo, veja o que acontece:

  • Acelera o metabolismo, que faz com que a queima e eliminação de gorduras sejam acelerada;
  • Libera dopamina no organismo, fazendo com que se reduza a ansiedade e necessidade de comer doces e lanchinhos;
  • Aumenta a eliminação de toxinas através do suor;
  • Condiciona sua mente para um estilo de vida mais saudável.

3. Pequenos passos

Nada de tentar mudar tudo de uma hora para outra, isso não acontece normalmente. Pense como você quer estar e crie passos para alcançar esse resultado.

Agora divida esses passos em outros menores. Por exemplo: você quer se alimentar melhor, então comece pequeno. No primeiro dia, tire o açúcar, no segundo o pão, adicione uma fruta e uma verdura a mais… E assim sucessivamente.

Passe a usar a escada ao invés do elevador, a caminhar mais e se locomover menos com o carro. Mantenha seu corpo ativo e funcionando.

4. Use sua mente a seu favor

Já parou para pensar o quanto sua mente é fantástica? Quantas coisas ela realiza por dia e você nem percebe? Neste momento, você está lendo, interpretando e discutindo tudo o que é dito aqui, rapidamente, dentro da sua mente.

Sua mente é uma poderosa aliada para a cura de qualquer doença, inclusive para baixar colesterol, devendo ter a devida atenção. Se você está sofrendo com estresse, ansiedade, depressão e outros, procure ajuda para que tudo possa caminhar mais facilmente.

Tente fazer uma respiração consciente, meditação e yoga, por exemplo, acalmando o corpo e a mente, para que você consiga atingir seus objetivos, sem recorrer a válvulas de escape como docinhos e lanches.

5. Alimentação adequada

como baixar colesterol alimentação
Crédito: Pexels

De nada adianta tomar esse remédio (e todos os outros recomendados pelo seu médico) se você não tratar a origem do excesso de colesterol.

Uma boa alimentação é fundamental para que você possa se curar, devendo evitar frituras, alimento com muito sódio e açúcar.

Lembre-se de que seu corpo é uma máquina movida a energia e essa energia vem dos alimentos que você consome.

Alimentos que reduzem o colesterol

Existem alguns alimentos excelentes para combater o colesterol ruim, sendo eles:

  • Aveia: conhecida como a melhor amiga do coração, a aveia é rica em nutrientes que auxiliam no funcionamento do sistema cardiovascular, além de fibras que absorvem o colesterol do alimento, fazendo com que este seja expelido no bolo fecal;
  • Gorduras boas: sejam provenientes das oleaginosas ou azeite de oliva, óleo de coco e outros, as gorduras monoinsaturadas ajudam a manter o nível de LDL mais baixo, além de dar saciedade energia para as atividades físicas;
  • Peixes: pode ser salmão ou sardinha, os peixes são ricos em ômega 3, que auxiliam na remoção de coágulos, nutrindo corpo e mente;
  • Linhaça: além de ser rica em ômega 3, a linhaça contém fitoesteróis e ajuda a eliminar a gordura do corpo através das fibras;
  • Abacate: sim, ele é rico em gordura boa, que ajuda a combater o LDL, além de conter ácidos graxos e diversos nutrientes essenciais, mantendo a saciedade por mais tempo;
  • Vinho tinto: olha que notícia boa! O vinho tinto possui antioxidantes que protegem as células e artérias contra a ação dos radicais livres, além dos nutrientes presentes em sua composição.

As dicas para baixar colesterol deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

68 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para baixar ácido úrico
5 Remédios caseiros para baixar ácido úrico
suco de batata
Suco de batata: 5 benefícios para a saúde