em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

10 Benefícios da casca de abóbora para a saúde e como preparar o suco

Saiba como esse ingrediente renegado pode ser poderoso para o funcionamento de seu organismo

casca de abóbora
Crédito: Freepik

Você sabia que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano? Esse dado disponibilizado pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação de Agricultura – é assustador e indica que há algo errado com os hábitos alimentares modernos. Ao jogar fora a casca de abóbora ou qualquer outra que seja nutritiva, você está colaborando para aumentar esse número.

Benefícios da casca de abóbora

É interessante pensar em como a casca de um simples vegetal pode ser tão importante para o organismo. Acontece que a casca de abóbora possui um incrível poder antioxidante, além de ser rica em fibras, ferro, potássio e vitaminas diversas. Essa diversidade nutricional faz com que ela seja a opção perfeita para suplementar a dosagem vitamínica diária necessária.

1. Atua como Antioxidante

casca de abóbora
Crédito: Dish Works

A casca desse vegetal é rica em carotenoides que consistem em um tipo de antioxidante enzimático, ao contrário da vitamina E que não é enzimática. Esse nutriente é excelente para o combate dos radicais livres. E proporcionar a conversão adequada de vitamina A para o organismo.

Conheça também os benefícios da semente de abóbora para saúde

2. Protege a visão

A casca de abóbora é excelente para a proteção dos olhos, pois é rica em vitamina A. Essa vitamina lipossolúvel possui um papel de combate aos radicais livres, semelhante ao dos carotenoides. Protege a visão contra problemas degenerativos, como a degeneração macular e a catarata.

3. Previne a anemia

Além de ser rica em ferro, componente essencial para os glóbulos vermelhos, esse ingrediente é rico em vitamina E. Essa vitamina colabora para a produção dos glóbulos vermelhos, o que colabora diretamente para a distribuição deles pelo organismo para oxigenação.

É rica em cobre, mineral que auxilia na correta absorção do ferro, ao lado da vitamina C que ela também possui. Portanto, essa casca assume um papel importante referente à prevenção da anemia.

Os benefícios da abóbora que você precisa conhecer

4. Preserva a memória

A casca de abóbora é excelente para a preservação da memória, por ser rica em potássio, mineral que desempenha um papel fundamental para a comunicação entre os neurônios. É ainda um poderoso vasodilatador, aumentando a oxigenação e, consequentemente, o rendimento do cérebro.

Esse ingrediente é rico em antioxidantes que combatem o desgaste natural gerado nos neurônios. Prevenindo também a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral, o AVC.

5. Combate a artrite

casca de abóbora
Crédito: Bake My Day

Essa casca colabora para o combate à artrite, pois é rica em cobre e em vitamina C. Esses dois componentes são anti-inflamatórios naturais que colaboram diretamente para a redução e alívio dos sintomas, o que faz desse ingrediente uma boa opção para quem sofre diariamente com esse problema.

Abóbora butternut: propriedades e benefícios

6. Rejuvenesce a pele

A casca de abóbora também contribui para o rejuvenescimento da pele, pois é rica em vitamina C. Isso se deve ao fato de que além de ser um excelente anti-inflamatório. Essa vitamina facilita a sua síntese para a produção do colágeno, nutriente responsável por dar aquela firmeza à pele.

7. Fortalece a imunidade

É excelente para o fortalecimento da imunidade, pois é rica em vitamina A e vitamina C. Esses dois componentes colaboram diretamente para o fortalecimento dos leucócitos (glóbulos brancos), além de o ativarem prontamente para o combate de agentes externos que possam invadir o seu organismo.

As melhores dicas para evitar que os alimentos se estraguem

8. Auxilia no emagrecimento

Essa casca é rica em fibras, nutriente maravilhoso para o controle do intestino e para a remoção de toxinas. Desse modo, ela colabora para reduzir a sensação de inchaço por problemas intestinais e para gerar saciedade, o que ajuda a regular a fome e a ingestão de calorias.

9. Fortalece os músculos

A casca desse vegetal é rica em potássio, mineral fundamental para o ganho de massa muscular. Tal importância do potássio em relação ao crescimento muscular se deve ao fato de ele colaborar para a síntese proteica e para a redução de dores após o treino.

10. Fortalece os ossos

A casca possui um papel importante para o fortalecimento dos ossos, pois contribui diretamente para a síntese do cálcio, devido ao seu teor de potássio. Além disso, a vitamina A presente nesse ingrediente é excelente para o fortalecimento do tutano que compõe a parte interna de cada osso do corpo.

Aprenda a produzir menos lixo com essas dicas para colocar em prática

Como fazer suco de casca de abóbora

casca de abóbora
Crédito: Stozabot

Se você deseja usufruir de todos esses benefícios provenientes da casca desse vegetal, o suco pode ser uma excelente opção. Por isso, confira a receita de como fazer um poderoso suco com essa casca e aprimore ainda mais a sua alimentação. Confira como fazer abaixo:

Ingredientes

Casca de abóbora: 100 gramas;
Água: conforme seu gosto.

Modo de preparo

  1. Você irá bater a casca com a água.
  2. Meça a quantidade de água até que dê a consistência desejada.
  3. Sirva sem coar e beba em jejum, durante 30 dias.

Comente aqui se pretende aproveitar essa casca e compartilhe para evitar desperdícios!

5 Comments

Leave a Reply
  1. Olá, bom dia!
    Eu sou a Cristina
    Sou diabética tipo 2, além de um histórico de 3 cânceres: pâncreas, tireoides e mama.
    Já tomo um suco detox em jejum a uns 3 anos, mas optei pelo da casca da abóbora a partir de hoje.
    Mas tenho algumas dúvidas, se puderem ajudar a saná-las, eu agradeço.
    1 – usei a abóbora cabutiá ou japonesa, mas em pesquisas na internet, vi que a maioria indica aquela do ‘pescoço’, qual seria a melhor?
    2 – usar somente a casca ou posso usar a polpa também?
    3 – posso armazenar porções de 100 gr, para facilitar o uso diário, levanto às 5h para me preparar para o trabalho, e isso facilitaria bastante. Armazenaria para 3 dias, no máximo.
    Acho que é só…kk
    Fico no aguardo.
    Grata
    Cris

    • Cristina, essas questões devem ser discutidas com o seu médico! Nenhuma dica pode substituir a opinião de um especialista, pois cada caso é um caso e, para responder a essas questões, é preciso saber em detalhes sobre o seu organismo e como a doença afeta o seu corpo. Obrigada pela mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

clara de ovo no cabelo

Clara de ovo no cabelo: para que serve?

limpar parede branca

Como limpar parede branca: 4 receitas práticas