em

Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor

Você sabe qual tipo de abóbora usar para cada prato? Conhecia tantas variedades? Saiba mais sobre cada uma agora.
tipos de abobora
Crédito: Pxhere

A abóbora é um vegetal muito presente na mesa dos brasileiros. No sul ela é chamada de moranga, no nordeste de jerimum, e os tipos de abóbora também variam. Esse vegetal é muito consumido no mundo todo e há registros históricos de milhares de anos mesmo antes de Cristo.

Além disso, todos os tipos de abóbora são altamente nutritivos, considerados super completos para uma alimentação saudável. Na culinária há inúmeros pratos com abóbora, doces e salgados. Então, só resta conhecer e ver a imagem de 6 tipos d abóbora para saber escolher a ideal para as suas receitas.

1. Abóbora de pescoço

tipo abobora de pescoço
Crédito: Sabor Básico

Tem um tamanho maior, podendo pesar até 15 quilos. Tem casca que mistura o verde e o alaranjado. Sua polpa é bem fibrosa e úmida, podendo ser usada no preparo de pães, bolos, salgados e saladas, se ralar bem fino. É perfeita para fazer doce de abóbora.

2. Abóbora moranga

tipo abobora moranga
Crédito: Bela Vista Produtos Naturais

Esse é o tipo de abóbora usado para fazer o camarão na moranga. É um vegetal de cor alaranjada, tanto na casca quanto na polpa. Também é recomendada para o preparo de sopas, cremes, purês e refogados, tendo sabor levemente adocicado.

3. Abobrinha italiana

tipo abobora italiana
Crédito: Central FLV

Esse é outro dos tipos de abóboras mais fáceis de achar nas feiras e mercados. Recomendada para refogar, rechear, grelhar e usar na salada, sua casca é bem fina e até pode ser consumida junto com a polpa. Cozinha bem rápido e possui bastante água.

4. Abóbora libanesa

tipo abobora libanesa
Crédito: Agristar

Bem parecida com a italiana, é usada para as mesmas finalidades e também para cozinhar no vapor. Sua casca, porém, é mais escura, toda verde e mais lisa. Não é o tipo mais consumido no Brasil.

5. Abóbora cabotiá

tipo abobora cabotia
Crédito: Revista Sabores do Sul

Também chamada de japonesa, ela tem o mesmo formato da moranga. Essa abóbora é alaranjada na polpa, mas sua casca é verde-escuro. Tem a característica de ter a casca bem seca e dura, pois mistura a moranga com a abóbora de pescoço. Usa-se especialmente em pratos salgados, como nhoques de abóbora e purê, além de ser ótimo acompanhamento para carne seca. Depois de cozida a polpa é bem macia. É muito consumida no Brasil.

6. Abobrinha menina brasileira

tipo abobora brasileira
Crédito: World Crops

Também chamada de abóbora manteiga, se quiser aproveitá-la bem fresca, prefira comprar em outubro. Esse tipo é a clássica abobrinha, de cor menos alaranjada na polpa, com sabor menos adocicado e bem suave. Seu uso principal é refogado.

Agora, para se inspirar a começar suas receitas com abóbora, veja no vídeo abaixo como fazer uma deliciosa receita de camarão na moranga:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

abobora
11 Benefícios da abóbora que você precisa conhecer
alimentos ricos em magnésio
5 Alimentos ricos em magnésio