em

Produzir menos lixo: 15 dicas para colocar em prática

Aprenda maneiras simples de produzir menos lixo em sua casa, com 15 dicas práticas e fáceis de aplicar.
Crédito: PxHere

Vive-se uma onda muito positiva e de incentivo para produzir menos lixo em casa, assim como o descarte consciente. Mas não basta apenas reciclar. O ideal é que a sociedade comece a produzir cada vez menos lixo. Não é algo simples e fácil de fazer, pois é preciso antes de tudo uma mudança de mentalidade e de hábitos.

15 formas de produzir menos lixo em casa

Há diversas iniciativas Brasil no qual os moradores podem levar o lixo para reciclar e recebem em troca créditos para descontar na conta de luz, por exemplo. Informe-se na sua cidade (pela Prefeitura) e localize o Ecoponto mais próximo da sua casa.

E então, já está convencido a produzir menos lixo? Mas não sabe por onde começar e o que fazer? Veja essas dicas para começar com pequenas mudanças no dia a dia, até que você consiga de vez, reduzir o lixo produzido.

1. Consumo consciente

O primeiro passo para produzir menos lixo é consumir com consciência. Ou seja, significa aproveitar tudo que você compra, evitar impulsos e repensar, sempre, se realmente necessita daquilo que está comprando. Além de colcaborar com o meio ambiente, colabora com o seu bolso também.

2. Dê preferência a produtos de hortas e feiras

produzir menos lixo
Crédito: Clube 7

Compre direto com produtores, em hortas e feiras (frutarias e sacolões), para evitar embalagens e sacolas (leve a sua, reutilizável). Produtos naturais não precisam ser entregues em diversos sacos e caixas com marcas estampadas, além de serem muito mais saborosos e saudáveis.

3. Diminua o uso de sacolas plásticas

Comece a levar sua própria sacola reutilizável ao supermercado como uma das iniciativas de produzir menos lixo. Mesmo que você vá comprar frutas, verduras e legumes. Evite colocá-los em diversos sacos. Use menos, recicle as que você usar ou mesmo dê outras funções a elas, como usar nas lixeiras de casa. Ainda não é o ideal, mas é um começo.

4. Não acumule

produzir menos lixo
Crédito: Conserbras

Um erro muito comum nas pessoas ao tentar produzir menos lixo ou levar embalagens para descarte em locais adequeados é esperar por muito tempo. Não deixe acumular, pois muito provavelmente você se irritará com a “quantidade de lixo acumulada”, falta de espaço ou até mesmo um imprevisto. E quando isso acontece, normalmente essas embalagens vão para o lixo comum e não são recicladas.

5. Atenção as embalagens

Quando optar por quaisquer tipo de embalagens, de preferência àquelas que foram recicladas ou de empresas que possuem ações de preservação do meio ambiente. Você encontrará essas informações nos rótulos, assim como se as mesmas poderão ser recicladas. Evite ao máximo, embalagens de isopor e plásticos com alumínio (Tetra Pak).

6. Compre apenas o que irá consumir

Compre o necessário e evite o desperdício e o acúmulo de lixo orgânico. De nada adianta encher a geladeira de legumes ou frutas, se eles vão estragar. Assim você não deixará de produzir menos lixo. Vale a pena comprar um pouquinho, toda semana do que comprar muito e depois jogar tudo fora. Lembre-se disso!

7. Não desperdice comida, aproveite!

produzir menos lixo
Crédito: Santo Menu

Procure receitas que utilizem o máximo possível dos alimentos que você compra. A batata é um excelente exemplo, pois pode ser assada e frita com casca. Ou então, a própria casca pode ser frita como petisco!  fica uma delícia se cozida, assada ou frita com a casca. A casca da abóbora também segue a mesma lógica. Outro exemplo são os talos, como do brócolis ou da couve-flor, que dão um excelente creme ou sopa.

8. Reutilize

Muitos objetos e embalagens podem virar outros produtos se forem reutilizados. Use toda a sua criatividade e passe a ter um novo hobbie na sua vida: artesanato. Com a inspiração certa, você fará coisas lindas! Conheça algumas ideias para te inspirar:

9. Composteira

Já ouviu falar em composteira? Você pode criar e começar a produzir menos lixo, reciclando o seu lixo orgânico, em casa. E o resultado é um adubo de excelente qualidade para suas plantas e horta. E espaço não é problema. Assista este vídeo e aprenda a fazer uma de tamanho compacto.

10. Gaste menos com os produtos de limpeza

Nos supermercados há inúmeros produtos de limpeza com diferentes finalidades. Mas saiba que você pode fazer os seus produtos de limpeza ecológicos. Outra dica e fazer vinagre de maçã caseiro e usar na limpeza. Uma mistura potente na limpeza do lar (até mesmo no banheiro) é a mistura de limão e bicarbonato de sódio. Você economiza, reduz o uso de produtos químicos agressivos e já começa a produzir menos lixo.

11. Alugue ou pegue emprestado

Pense sempre na lógica de pegar emprestado ou alugar, se você só irá usar uma vez. É o caso de furadeiras, equipamentos de reforma, material de pintura, acessório de cozinha e outros. Isso evita que mais embalagens sejam adquiridas , além de economizar um bom dinheirinho.

12. Faça doações

produzir menos lixo
Crédito: Guru da Cidade

Doe tudo que você não usa mais e que está em bom estado. Ferramentas, móveis e até mesmo roupas. Isso faz parte da mentalidade de consumo consciente. Você reduz não apenas o seu lixo, mas também o outras pessoas que poderiam comprar esses produtos. Também há outra lógica nessa ação, ajudar aqueles com menos condições financeiras.

13. Papel higiênico

Essa dica para produzir menos lixo é controversa para algumas pessoas, pois há quem acredita que, se você vai tomar banho, não precisa fazer xixi no vaso sanitário e desperdiçar uma descarga de água. Pode fazê-la durante o banho. Outra possibilidade é diminuir o uso do papel higiênico utilizando duchas de água ou bidê (em desuso no Brasil).

14. Faça sua horta

Muito do que poderia ser considerado lixo, pode virar uma mudinha em seu jardim ou quintal.
Você pode plantar cenoura com a parte de cima, que normalmente é jogada fora, assim como plantar abacaxi utilizando a coroa. Também dá para montar uma horta em garrafa pet, com essa mesma lógica.

15. Conscientize-se e espalhe essa ideia

produzir menos lixo
Crédito: sPRY Living

De nada adianta você separar o lixo, economizar e reduzir o consumo, se você for a única que o faz dentro de casa. Conte, explique e espalhe a ideia de produzir menos lixo para que todos da sua casa façam o mesmo, assim como seus amigos e familiares.

Um ano sem lixo

A designer Cristal Muniz conta em seu blog, Um ano sem lixo, como conseguiu eliminar ou reduzir quase 100% da sua produção de lixo.

Ela dá dicas, conta casos pessoais ou de pessoas conhecidas dela para ajudar quem está começando agora nessa difícil tarefa. Uma dúvida que ela responde em seu site e que é de muitas pessoas é: o que fazer com papel higiênico?

produzir menos lixo
Crédito: Fundação telefônica

Esse é um tipo de lixo difícil de evitar produzir. Afinal, todo mundo utiliza diariamente papel higiênico.

Após quebrar a cabeça, Cristal decidiu simplesmente parar de usar papel higiênico. Ela instalou uma ducha higiênica no banheiro, que usa sempre que necessário.

Ela conta que se seca com toalhas pequenas, que são lavadas toda semana na máquina de lavar, com vinagre.

Cristal ainda recomenda que não se jogue o papel higiênico no vaso. O sistema de esgoto não suportaria o acumulo de papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
congelar banana
Como congelar banana
pão recheado
Pão recheado: 10 receitas maravilhosas para experimentar