em

AmeiAmei

Bepantol: para que serve, quais os benefícios e como usar

Criado inicialmente para ser usado em assaduras de bebê, ele é excelente para a pele de pessoas em todas as idades
como usar Bepantol na pele
Crédito: Freepik

“Bom, bonito e barato” é aquela frase que mal se diz e já fica todo mundo prestando atenção. O Bepantol é um desses produtos, BBB, como muita gente gosta de ressaltar. Melhor ainda quando ele tem, a cada dia, mais adaptações para novas finalidades.

O queridinho da cosmética surgiu como uma pomada para prevenir assaduras nos bebês. Aos poucos, as mães foram descobrindo os benefícios do creme para diversas coisas. Por incrível que pareça, seu uso mais comum é no rosto, devido à ação regeneradora e hidratante da pró-vitamina B5.

Só que esse não é o único jeito de usufruir dos benefícios desse produto. Quer saber tudo sobre ele? Continue lendo.

Tipos e composição do Bepantol

Atualmente, no formato pomada, existem: Derma Creme, Baby, Sensicalm e o Regenerador Labial. Em outras texturas, existe o Bepantol líquido e o protetor labial diário, em formato de batom.

Na verdade, da marca da Bayer são mais de sete produtos: o Bepantol tradicional, quatro da linha Derma (creme, regenerador labial, solução e spray) e mais três da linha Baby (Baby, Baby Extra Proteção e Mamy). Apesar de todos conterem o mesmo princípio ativo, o Dexpantenol ou pró-vitamina B5, suas composições e usos são diferentes.

O tradicional, em pomada, é muito usado em tatuagens, para melhorar a hidratação e a cicatrização, evitando a necessidade de retoque ou processos inflamatórios. Mas os outros tipos do produto podem não ser apropriados para isso.

Rico em vitaminas, o creme leva ainda óleo de amêndoas doces, parafina, pantenol e lanolina. O óleo de amêndoas é composto pelas vitaminas A, B1, B2, B6 e E. É extremamente indicado para peles ressecadas ou com estrias, pois previne a quebra das células da epiderme e a descamação. Os outros três componentes são todos emolientes e criam camadas impermeáveis sobre a pele, fazendo com que ela retenha a hidratação por muito mais tempo.

Para que serve?

Cada tipo desse produto tem um uso diferente. A princípio, no entanto, ele surgiu com o propósito de ser utilizado em bebês para evitar e reduzir assaduras. Conforme ele foi sendo descoberto pelas amantes dos cosméticos, a Bayer acabou por criar as divisões entre os produtos.

A pomada tradicional passou a servir de cicatrizante, podendo ser usada em ferimentos superficiais, em queimaduras leves e em tatuagens novas. A linha Derma é mais voltada para a cosmética e pode auxiliar na remoção de estrias, de rugas e de manchas. E, por fim, a linha Baby é a utilizada em bebês.

Outros usos da pomada e do líquido

usos e benefícios do Bepantol
Crédito: Freepik

Assim como creme Nivea, o Bepantol também é um coringa da beleza. Devido às suas propriedades, ele pode melhorar sua pele e seus cabelos de uma forma surpreendente. Veja abaixo algumas formas curiosas e diferentes de utilizá-lo.

1. Cabelos

Hidrata e regenera os fios. Existem duas formas de usar Bepantol para o cabelo: aplicar a pomada diretamente nos fios ou misturar uma tampa dá versão líquida no seu xampu ou condicionador de uso diário. O produto não altera a velocidade de crescimento dos cabelos, apenas melhora a qualidade dos fios.

Se seu cabelo é muito seco, pode e deve fazer hidratações semanais com a versão líquida. Basta misturar uma colher de sopa do produto em um creme da sua escolha ou com água destilada. E se você pinta os cabelos com frequência, uma boa ideia é adicionar um dedo de pomada à tinta, na hora de misturar. Isso também ajuda a evitar aquela irritação aos químicos da tinta.

Só tenha cuidado caso seu cabelo seja oleoso. Ele é um creme gordo e o seu excesso pode fazer mal ao couro cabeludo. Se tem oleosidade nos fios, faça hidratação apenas uma vez por mês e apenas nas pontas.

2. Lábios

Evite os lábios ressecados. Ele funciona como uma manteiga de cacau. É mais eficaz para evitar o ressecamento, pois além de hidratar, possui agentes cicatrizantes que diminuem aquelas rachaduras incômodas.

Você pode aplicar o produto específico para os lábios ou até mesmo a pomada tradicional. Tenha cuidado apenas para não ingeri-la.

3. Unhas

como usar Bepantol para as unhas
Crédito: Pxhere

É um ótimo produto para fortalecer as unhas. Se suas unhas escamam, use sem receios. Basta aplicar uma camada da pomada nas unhas e massagear diariamente. Se quiser, pode misturar a pomada ao seu creme de mãos hidratante, por exemplo.

Pode também, na hora de fazer as unhas em casa, ao colocá-las de molho em água, adicionar um pouco da versão líquida. Assim, elas ficarão de molho na substância por alguns minutos. Isso ajudará a hidratar também as suas cutículas. É muito mais barato que os produtos específicos para isso e a eficácia é comprovada.

4. Gestantes

Agora existe o Bepantol Mamy, desenvolvido para gestantes. O produto melhora a elasticidade da pele. Além disso, a fórmula tem glicerina e centelha asiática, que ajudam a prevenir estrias e rompimentos no tecido.

A pomada é bastante acessível e não prejudica o bebê no útero. Pode ser utilizada no corpo todo, conforme a bula e orientação médica. No entanto, é ideal para as regiões que esticam durante a gravidez, como a barriga e os seios.

5. Bebês

Afinal, o produto foi desenvolvido para eles. Agora com a versão Baby, ele foi otimizado para ficar ainda mais eficiente contra as assaduras, proporcionando mais conforto aos pequenos usuários de fraldas. Consequentemente, é bom para pessoas idosas ou acamadas que, por motivos de incontinência urinária, também precisam da indumentária.

Não só previne as assaduras, como acelera o processo de cicatrização delas, quando ocorrem. Ele melhora a qualidade da pele onde tem atrito, evitando novos processos inflamatórios.

6. Pés

Bepantol para calos nos pés
Crédito: Freepik

Mesmo passando hidratante todos os dias, seus pés estão iguais aos da foto? Essa pomada é um dos melhores produtos para tratar calos e o ressecamento nos pés. Para acabar com o problema de vez, basta aplicar uma camada da pomada Derma na região antes de dormir.

Seus componentes evitam que a água do corpo evapore, mantendo a pele hidratada por muito mais tempo. Se você aplicar o creme e depois calçar uma meia, ficará com os pés ainda mais macios.

7. Região da barriga, seios, culote e nádegas

Nessas regiões da barriga, dos seios, do culote e das nádegas, as estrias costumam aparecer com facilidade. Principalmente durante a gestação, em pessoas que cresceram rapidamente, causando estiramento da pele, ou que engordaram rapidamente, com o mesmo efeito. O produto pode ser usado tanto para prevenir esse estiramento, quanto para ajudar a reduzir as marcas.

8. Região dos olhos

Precisa tomar cuidado para não deixar o produto entrar em contato com a parte interna dos olhos. Tendo atenção nesse detalhe, a versão pomada é ótima para acabar com olheiras e com linhas de expressão que se formam ao redor dos olhos.

9. Pré e pós-depilatório

Não importa qual tipo de depilação você costuma fazer, todos eles deixam a pele mais sensível. Então, seja a pomada, a versão líquida ou a spray são boas para acalmar a pele depois da depilação, para prevenir pelos encravados e para hidratar sem aumentar a oleosidade natural da epiderme.

10. Clareamento de manchas

A função primária do produto não é a de clarear manchas, mas ele contribui com esse processo. Claro, vai depender do tipo de mancha e sua causa. Por isso, o recomendado é consultar um dermatologista antes de começar a usá-lo para essa finalidade.

Efeitos colaterais e contraindicações

Como tudo, o Bepantol não é um produto perfeito, muito menos milagroso. Apesar de ter versões para grávidas, para bebês e para peles sensíveis, ele não é indicado para todos. Você pode ter alergia a alguma substância presente na fórmula, por isso, antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconforto.

Lembre-se também que cada organismo reage de uma forma diferente, e o dermatologista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados. O excesso do dexpantenol na pele oleosa pode ainda causar acne e erupções cutâneas.

Portanto, ele não é indicado a quem tenha sensibilidade a algum de seus componentes, nem a pessoas com pele e cabelo muito oleosos.

Como usar Bepantol?

Existem muitas maneiras de fazer uso desse produto. Ao comprar uma pomada tradicional, você tem em suas mãos um produto que pode ser aplicado no cabelo, na pele, nas unhas e muito mais. Pode usá-lo todos os dias após o banho da noite, quando remover a maquiagem e lavar o rosto. Aplique um pouco da pomada Derma em um pedaço de algodão e passe em movimentos circulares em toda face.

Uma vantagem é que você nunca precisa usar muito do produto. Uma pontinha de dedo já da para muita coisa. Por isso, você pode misturá-lo em outros produtos, como creme hidratante, xampu e óleos essenciais para aplicar em todo o corpo ou como tratamento para o couro cabeludo durante o banho.

Nos bebês a pomada deve ser aplicada pura, sem misturas, e seguindo as recomendações da embalagem ou do médico.

Receitas caseiras com Bepantol

Veja abaixo algumas indicações de uso misturando com outros ingredientes para potencializar seu efeito.

1. Máscara de brilho para o cabelo

como aplicar Bepantol no cabelo
Crédito: Freepik

Essa receita é coisa de vovó, mas funciona e o resultado vai deixar você de queixo caído. O efeito surpreendente pode ser alcançado por menos de R$ 30 e fica tão bom quanto um relaxamento profissional.

Ingredientes

Bepantol Derma líquido: 1 colher de sopa;
Glicerina pura: 1 colher de sopa;
Creme hidratante habitual: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo e aplicação

  1. Em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes e reserve;
  2. Lave os cabelos normalmente e escorra-os bem;
  3. Aplique a mistura ao longo dos fios e deixe agir por pelo menos 20 minutos;
  4. Enxágue bem e finalize como desejar.

Se quiser fazer uma hidratação que também agilize o crescimento capilar, adicione à mistura meia colher de sopa de óleo de rícino aquecido.

2. Máscara hidratante para o cabelo

Para ter cabelos macios, sedosos, com aspecto saudável e hidratados, essa receitinha simples vai ajudar muito.

Ingredientes

Bepantol líquido: ½ tampinha;
Água: 100 mililitros;
Amido de milho: 1 colher (sopa);
Óleo vegetal: 1 colher (sopa);
Creme para hidratação capilar: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. O primeiro passo é dissolver o amido na água. Leve os dois ingredientes ao fogo e mexa até que dissolva e engrosse, formando um mingau. Deixe amornar, quase esfriar;
  2. Coloque esse mingau em um potinho e misture os demais ingredientes até ficar bem homogêneo. Reserve;
  3. Lave o cabelo com xampu, enxágue bem, escorra e desembarace;
  4. Separe o cabelo em mechas para que a aplicação seja feita em todas as partes. Vá passando o creme mecha por mecha, da raiz às pontas. Se tiver cabelo oleoso, comece na metade ao invés de na raiz;
  5. Depois que passou em tudo, faça um coque, ponha uma touca de banho ou térmica e deixe por 15 minutos;
  6. Enxágue e termine de lavar normalmente, com os produtos e costume.

3. Hidratante para pele seca

Sabe aquela pele altamente ressecada dos cotovelos, dos joelhos e dos pés? Existe uma misturinha com a pomada para deixar a pele macia e sedosa.

Ingredientes

Bepantol Derma pomada: 1 colher (chá);
Óleo de amêndoas: 3 gotas;
Creme hidratante habitual: 1 colher (chá).

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture os ingredientes até formar um creme homogêneo;
  2. Após o banho, com a pele ainda úmida, aplique a mistura na região ressecada e pronto. Em alguns dias de uso você já vai notar a diferença.

4. Esfoliante e clareador caseiro

Tem manchas escuras nas virilhas ou nas axilas? Veja como deixar essas partes do corpo uniformes com esse esfoliante.

Ingredientes

Bepantol Derma pomada: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (chá);
Vitamina A: 3 gotas;
Vitamina E: 3 gotas;
Açúcar refinado: 1 colher (sopa);
Farelo de aveia: 1 colher (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Primeiro misture os ingredientes molhados em um pote;
  2. Depois vá acrescentando os secos, que são o açúcar e a aveia, aos poucos;
  3. Quando obter uma mistura consistente, massageie a área que deseja clarear com movimentos circulares e enxague em seguida.

5. Para prevenir e suavizar estrias

É sempre melhor prevenir do que remediar, mas essa receita também serve para suavizar as marcas de estrias menos profundas.

Ingredientes

Bepantol líquido: 2 tampas;
Vitamina A: 1 ampola;
Óleo de amêndoa doce: 100 mililitros.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente que facilite a aplicação;
  2. Aplique nas regiões propensas a estrias ou que já estão com estrias, todos os dias após o banho.

6. Máscara facial para controle de oleosidade

Embora o Bepantol seja um produto oleoso, ao ser misturado com outros ingredientes, como a argila cosmética, contribui para reduzir a oleosidade da pele.

Ingredientes

Bepantol líquido: 1 tampinha:
Argila branca cosmética: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Dissolva a argila em um pouco de água até virar uma pastinha;
  2. Misture o Bepantol até ficar homogêneo;
  3. Lave bem o rosto com sabonete para o seu tipo de pele, e seque;
  4. Aplique a máscara, fazendo movimentos circulares e esfoliantes. Deixe secar;
  5. Remova com água morna e finalize com o creme de costume.

Alternativas ao Bepantol

O Bepantol é um produto bastante conhecido no Brasil. Entretanto, existem algumas alternativas, como Bepantriz, Probentol, Hipoglós, Dexaliv, Rahdapantol, Pantodex e Cicatenol Derma. Fora do país, o produto da Bayer é mais conhecido como Bepanthene ou Bepanthol.

Os valores das pomadas e soluções ficam todos mais ou menos na mesma base de preço. Porém, como todos rendem bem, vale a pena comprá-los e ter em casa. Você sempre usará pouco e as misturinhas também rendem para mais de uma aplicação.

Em termos de produtos naturais, as alternativas são óleos vegetais, como o de coco e o de rícino, e cremes à base de aloe vera (babosa). No entanto, eles não têm exatamente o mesmo efeito.

Preço e onde comprar

Em qualquer farmácia você encontra as versões do Bepantol. Os preços variam conforme a região e a farmácia, mas para ter uma ideia, a média de preço é a seguir:

  • Baby: a partir de R$ 11;
  • Protetor labial: a partir de R$ 22;
  • Regenerador labial: a partir de R$ 19;
  • Líquido: a partir de R$ 17;
  • Spray: a partir de R$ 30.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como limpar grade de fogão
Como limpar grade de fogão com facilidade
clarear o buço
Como clarear o buço: com pelos ou manchado