como fazer óleo de coco caseiro e natural
Crédito: Unsplash
em

Como fazer óleo de coco caseiro? Receitas com passo a passo

Conheça o seu novo aliado na queima das gorduras indesejadas e quilos a mais.

O óleo de coco tem muitos benefícios para a sua saúde. Ele pode ser utilizado na cozinha, para substituir outros óleos vegetais e gorduras; na pele e no cabelo, para melhorar o aspecto; e até mesmo para curar doenças. Se você quer aprender como fazer óleo de coco caseiro, veio ao lugar certo!

Esse alimento versátil está à venda em muitos supermercados e casas de produtos naturais. Contudo ele pode sair caro, e a sua versão virgem, que é a mais saudável, pode ser difícil de encontrar. Em média, 500 ml do óleo de coco pode sair mais de R$ 50,00.

Por isso, você pode fazê-lo em sua casa, extraindo a substância da própria fruta. Veja abaixo como fazer óleo de coco caseiro sem gastar muito e de forma fácil.

3 Formas de fazer óleo de coco caseiro

Existem muitas maneiras de como fazer óleo de coco caseiro. Tudo depende do material que você tem em casa, a sua disponibilidade e em que estado está o coco que você tem ou pode arranjar.

Não é em todos os Estados brasileiros que o coco é acessível. Afinal, a fruta é asiática e foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Os primeiros coqueiros foram plantados na Bahia, por isso o coco é mais comum pelo Nordeste.

Mas a boa notícia é você pode extrair esse óleo através da fruta desidratada ou do coco seco, que a unidade não ultrapassa os R$ 2,00.

1. Como fazer óleo de coco caseiro a frio

como fazer óleo de coco a frio
Crédito: Pxhere

Produzir o óleo de coco a frio significa que o processo é sem passar por nenhuma forma de aquecimento. Essa é um dos modos mais simples de obter a substância e, por isso, uma das melhores para a sua saúde.

Ingredientes e materiais

  • Coco seco: 3 unidades;
  • Liquidificador: 1 unidade;
  • Peneira: 1 unidade;
  • Pano de algodão: 1 unidade;
  • Bacia: 1 unidade.

Modo de preparo

1. Antes de começar, abra os 3 cocos cuidadosamente e retire a água. Você pode bebê-la ou usá-la em outras receitas, pois nessa não será necessária.

2. Descasque o coco, removendo toda aquela casca dura marrom.

3. Lave a poupa do coco em água corrente e corte em cubinhos.

4. Com os cubinhos limpos e escorridos, coloque-os no liquidificador e bata bem até formar uma massa homogênea. Se preciso, adicione um pouco de água para bater com mais facilidade, mas quanto menos melhor.

5. Com a ajuda da bacia e da peneira, coe essa massa, apertando bem a poupa para remover o máximo do líquido. Essa substância é o famoso leite de coco, aquele que usamos em receitas doces e salgadas.

6. Repita o processo de bater e coar com a poupa que sobrou, para remover ainda mais líquido. Mas dessa vez coe com a ajuda de um pano de algodão limpo e fino, para separar bem os sólidos dos líquidos. A poupa você poderá secar e usar como farinha ou adicionar em outras receitas. O leite de coco que sobrou é que vai dar origem ao seu óleo de coco caseiro.

7. Pegue a bacia com o leite de coco e leve-a para a geladeira. O ideal é deixar pelo menos 12 horas.

8. Quando você retirar da geladeira, parte do leite de coco terá solidificado novamente. Essa parte sólida deverá ser retirada e batida com o auxílio de um mixer ou batedeira. O resto do líquido pode descartar.

9. O resultado dessa batida já é o óleo de coco. Pode armazená-lo em um frasco de vidro limpo e deixá-lo fora da geladeira. Ele dura até 2 anos sem estragar.

2. Como fazer óleo de coco caseiro no fogo

como fazer óleo de coco caseiro no fogo
Crédito: Freepik

O óleo de coco é uma das fontes de gorduras mais benéficas do mundo. Isso porque ele é saturado e ao ser aquecido não libera toxinas, diferente de muitos outros óleos vegetais.

Se você gostaria de saber como fazer óleo de coco natural para cabelo, unhas e utilização culinária, confira o passo a passo abaixo. Basicamente você fará boa parte do passo a passo mencionado da receita a frio, porém algumas coisas diferentes.

Para começar, você vai precisar apenas do coco e um pouco de água para ajudar a bater. Os ingredientes e materiais são os mesmos de como fazer óleo de coco caseiro a frio.

Modo de preparo

1. Depois de seguir exatamente os mesmos passos da receita acima até o número 6, em vez de levar esse leite de coco à geladeira, você o colocará em uma panela em fogo baixo.

2. Ferva o leite de coco até a água toda evapore e fique apenas o óleo. É fácil saber qual o ponto, pois quando fica apenas a gordura ouve-se um barulho de fritura.

3. Desligue o fogo e deixe esfriar para decantar.

4. O óleo é o que ficou na superfície. A massa que decantou no fundo você pode transformar em outras coisas.

5. Guarde o óleo em um pote hermético e longe do frio, para não endurecer muito.

A maior vantagem desse método é a rapidez, pois o óleo fica pronto no mesmo dia. Ou seja, não é preciso esperar a solidificação e o processo de gelo.

3. Como fazer óleo de coco caseiro com moinho molhado

Esse médoto é simples, porém um pouco mais demorado, uma vez que ele exige esperar pela fermentação de uma etapa do processo. É muito parecido com a forma de fazer a frio, porém em vez de levar a geladeira, você coloca o óleo de coco coado e filtrado com um coador de café em uma jarra de vidro hermética e fecha-a.

Essa jarra deve permanecer assim por 24 horas, em um local de temperatura ambiente e longe da luz. A fermentação vai separar o óleo da coalhada, que ficará na parte superior. Feito isso, basta descartar a coalhada e já tem o seu óleo de coco pronto para usar.

Dicas úteis para fazer óleo de coco

Agora que você já sabe como fazer óleo de coco caseiro, veja também algumas dicas para facilitar ao máximo esse processo:

  • Na falta de coco seco, você pode utilizar coco ralado ou em lascas, desde que livre de açúcares e conservantes;
  • Jamais utilize o coco verde;
  • Se você congelar os cubinhos de coco naturais antes de iniciar o processo, seja ele a frio ou no fogo, isso fará com que a carne da fruta fique mais macia e solte mais leite;
  • Tenha muito atenção ao descascar o coco seco, pois a casca é tão dura quanto madeira é preciso usar uma faca boa e apropriada para isso;
  • Antes de fazer sozinho, visualize o processo no vídeo abaixo. Assim evitará cometer erros!

Tipos de óleo de coco

Você sabia que, assim como azeite de oliva, existem tipos diferentes do óleo de coco? Normalmente ele é classificado em:

Óleo de coco puro ou natural não refinado: É aquele extraído industrialmente da fruta fresca, processo que não é possível realizar em casa. Esse óleo é livre de agentes contaminantes e, por isso, não passa por nenhum tipo alvejante.

Óleo de coco virgem e extravirgem: O modo de fazer caseiro com o coco seco resulta no óleo de coco virgem ou extravirgem. Quanto menos alterações de temperatura a fruta sofre, mais virgem será o seu óleo.

Óleo de coco orgânico: São os óleos engarrafados com certificação das autoridades competentes de que a fruta usada no processo foi cultivada sem pesticidas.

Óleo de coco refinado: Significa que o óleo foi produzido a partir da polpa seca em ambiente com climatização controlada. Ou seja, passa por um processo mais industrializado. Entretanto, atenção! Pois o óleo perde muitas propriedades naturais ao ser refinado.

33 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Aprenda a regar suas plantas e vá de férias sem remorsos

eliminar olheiras com bicarbonato de sódio

Como eliminar olheiras com bicarbonato de sódio em 2 dias