em

8 Óleos vegetais que são benéficos para a saúde e a beleza

Os óleos vegetais que você usa na cozinha podem começar a fazer parte da sua rotina cosmética.

óleos vegetais
Designed by Freepik

Os óleos vegetais são extraídos de diversas plantas para uso medicinal. Utilizar óleo vegetais para pele ficar hidratada, tratar ferimentos e até para aliviar sintomas de dores crônicas é uma cultura milenar.

Para não gerar confusão vale lembrar que os óleos vegetais são diferentes dos óleos essenciais. Os vegetais são extraídos por meio da prensagem de sementes de plantas oleaginosas. Os essenciais são extraídos de plantas aromáticas.

Os óleos vegetais são os mesmos que você usa na cozinha. Aliás, seja para cozinhar ou tratar da saúde, prefira sempre óleos vegetais orgânicos e prensados a frio, pois assim eles mantêm todos os seus nutrientes e as propriedades terapêuticas. Confira quais são os mais recomendados:

Quais são os melhores óleos vegetais?

A lista de óleos vegetais benéficos para a saúde é enorme, então elencamos 8 óleos saudáveis, que a maioria você deve conhecer, para que tenha noção do quanto eles ajudam a manter nosso organismo saudável e sempre renovado.

Mas tenha em atenção que os óleos não podem ser submetidos a altas temperaturas, pois perdem nutrientes. Use-os de preferência em temperatura ambiente.

1. Óleo de linhaça

O óleo de linhaça tem efeitos comprovados no controle do colesterol e cuidados com o sistema cardiovascular porque é rico em ômega-3. É recomendado durante a menopausa e para melhor o funcionamento gastrointestinal

Ele pode ser usado para temperar saladas, fazer a comida das crianças e, se achar o sabor muito forte, coloque dentro do vidro um pedacinho de alecrim para suavizar.

2. Óleo de gergelim

O óleo de gergelim ajuda a metabolizar as gorduras, aliviar dores articulares, equilibrar o açúcar no sangue e colaborar no combate a infecções.

Para a pele ele contribui no aumento da elasticidade e limpeza contra infecções causadas por fungos. Se aplicar na pele ele protege contra os raios do sol e outros agentes que agridem a pele.

3. Óleo de sementes de abóbora

Consumir o óleo de semente de abóbora é benéfico no combate a infecções. Seus antioxidantes atuam na renovação das células, que é importante na prevenção do câncer.

Ele tem uma contribuição especial também no bloqueio dos efeitos de doenças da próstata. A chamada Hiperplasia Prostática Benigna é o aumento da glândula da próstata que pode se tornar um problema para a saúde do homem. O óleo de sementes de abóbora previne e trata essa condição.

4. Óleo de Argan

O óleo de Argan é produzido no Marrocos a partir das nozes da árvore Argania spinosa. Então, por ser um óleo raro, tome cuidado de ler a embalagem e conferir a procedência.

Ele tem efeitos especiais na pele e nos cabelos, aplicando na área que deseja tratar. Hidrata, fortalece, cicatriza, limpa e renova.

Pode ser utilizado na culinária, fornecendo benefícios antioxidantes e no equilíbrio da pressão. Use da mesma maneira que os demais óleos, acrescentando ao alimento pronto. Pode ser aquecido, mas quanto menos, melhor.

5. Óleo de cártamo

O óleo de cártamo é usado na regulação do apetite, ajudando a emagrecer porque alivia sua vontade de comer.

Também pode ser usado no preparo dos alimentos, fornecendo gorduras saudáveis que reduzem o colesterol alto e os níveis de triglicerídeos.

6. Óleo de borragem

O óleo de borragem é extraído da planta Borago officinalis. Ele é vendido como suplemento, mas também pode ser usado na cozinha ou em infusões para tratar tosse e febre.

Ele contém ômega-6, que é anti-inflamatório e alivia sintomas de doenças autoimunes, da TPM e processos inflamatórios. Também fornece ao organismo vitamina A, C e muitos minerais.

7. Óleo de gérmen de trigo

Além dos efeitos positivos que oferece para a saúde da pele, o óleo de gérmen de trigo é também recomendado para quem tem diabetes e infertilidade, quando prescrito tratamento por um profissional.

Para uso cosmético ele faz parte da composição de muitos cremes, xampus e sabonetes, além de ser vendido em cápsulas. Se quiser também pode aplicar o óleo diretamente na pele, ou usar na culinária na mesma forma que os demais, para temperar o alimento.

8. Óleo de oliva

O óleo ou azeite de oliva é o tempero tradicional em muitas cozinhas. Ele tem sabor característico da azeitona e em sua forma extravirgem, que é a mais pura, traz muitos benefícios para a saúde.

Ele é rica fonte de ômega-6, e em uma porção de 100 ml ele fornece 72% da recomendação diária de vitamina E 75% da recomendação de vitamina K.

Receita de hidratação com óleo de abacate

Quer ter a pele lisinha e sem rugas? Veja como o óleo do abacate pode ajudar você. Dentre os óleos vegetais, ele é um dos melhores para aplicar na sua pele. Confira abaixo uma receita de hidratação caseira e natural.

Ingredientes:

  •  Abacate: 1/4 da fruta;
  • Óleo de abacate: Uma colher de sopa.

Modo de preparo e uso:

1. Com um garfo, esmague bem a fruta até que vire um creme espesso.

2. Adicione o óleo e mexa até incorporar bem.

3. Aplique no seu rosto limpo com a ajuda de um pincel de maquiagem.

4. Espere 20 minutos e enxágue com bastante água.

Lembre-se de testar a máscara no seu pulso antes de aplicar no rosto, para verificar possíveis alergias aos componentes. Se tiver dúvidas sobre o uso deste tipo de receita, fale com seu dermatologista.

Dica: Os melhores óleos vegetais para a pele

Todos os óleos da nossa lista, além de tantos benefícios, ainda são potentes protetores da pele e rejuvenescedores. São rica fonte de ômega-3, uma gordura boa para o organismo, que mantém a pele hidratada e protegida contra infecções.

Eles podem ser consumidos em cápsulas, aplicados na pele, cabelos e unhas, ou utilizados na cozinha.

Além dos óleos que você já conheceu, confira no vídeo abaixo outros óleos e seus benefícios para a pele:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

o que faz o oncologista

Oncologista: com o que trabalha esse profissional da medicina?

cores de esmalte para misturar

Cores de esmalte: ideias de misturas perfeitas para arrasar