em

O que fazer se você tem alergia a picada de inseto?

Saiba perceber a diferença entre uma pessoa alérgica e outra que só tem reações normais a picadas de insetos.
alergia a picada de inseto
Crédito: PixHere

Pessoas que têm alergia a picada de inseto normalmente só descobrem o problema após levarem uma picada de um bichinho não venenoso, como mosquito, pulga e formiga.  Só assim é que percebem que os sintomas não foram tão leves como o normal.

Quem não tem alergia fica com um certo inchaço na pele, um pouco de vermelhidão, além da coceira habitual. Mas quem é alérgico pode ser afetado de forma mais agressiva. Então, o que fazer nesses casos? Quais os sintomas, as consequências e forma de tratar? Descubra!

Quais são os sintomas de alergia a picada de inseto?

Quando uma pessoa não alérgica é picada por um inseto ela fica com coceira no local afetado, pode apresentar uma cor avermelhada em volta da picada e um leve inchaço. Já no caso da pessoa alérgica, todos esses sintomas serão mais intensos.

Pode haver inchaço, vermelhidão e coceira em todo o membro que foi picado, o que também deixa a região mais quente e dolorida por causa do processo alérgico.

É comum que saia secreção pelo buraquinho da picada e, no caso de pessoas com alergia grave, outros sintomas podem surgir como consequência. Veja a seguir.

Consequências da picada de inseto em pessoas alérgicas

Deve-se desconfiar de alergia a picada de inseto quando perceber que além da vermelhidão e inchaço no local afetado a pessoa também apresenta uma ou mais dessas consequências:

  • Pressão baixa com sensação de que vai desmaiar;
  • Inchaço no rosto (olhos, nariz, boca, garganta, bochechas, orelhas);
  • Tontura ou confusão mental;
  • Dificuldade para respirar;
  • Choque anafilático.

Este último, o choque anafilático, é uma das consequências mais sérias de pessoas que têm alergias graves, de vários tipos, não apenas por picada de inseto.

Ele é a reunião dos sintomas mencionados acima, e ainda pode ocorrer aumento dos batimentos cardíacos, suor intenso, sensação de bola na garganta, dor de estômago, enjoo e vômito.

O que fazer para ajudar alguém com uma crise de alergia por picada?

Mesmo que não chegue ao caso de um choque anafilático, uma crise de alergia precisa ser verificada por um médico o mais rápido possível, levando a pessoa ao pronto-socorro ou hospital.

Principalmente se houver inchaço no rosto e dificuldade de respirar, pois a pessoa corre o risco de ser asfixiada (ter uma parada cardíaca por falta de oxigênio).

Remédio caseiro para picada de inseto

Embora existam remédios caseiros para tratar uma picada de inseto, a pessoa que sofre com alergia precisa ser vista por um médico antes de tomar qualquer atitude por conta própria.

De preferência, que o médico a veja quando ainda estiver com os sintomas, seja ele da emergência ou um alergista (ou alergologista), que é o especialista nessa área.

Depois da consulta médica e da prescrição que ele deu para tratamento, pode-se utilizar alguns métodos caseiros, mas também é melhor que tenha aprovação do médico, pois algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais mesmo para tratamentos naturais. São eles:

  • Passar gelo no local;
  • Evitar coçar a área afetada;
  • Utilizar pomadas antialérgicas;
  • Fazer compressa com plantas medicinais.

Receita de compressa para aliviar picada de inseto

Se perceber que a picada foi leve e não resultou em sintomas graves, pode fazer uma compressa calmante, seguindo a receita abaixo:

Ingredientes

  • Óleo essencial de melaleuca: 4 gotas;
  • Óleo essencial de alfazema: 4 gotas;
  • Água gelada: 2,5 litros.

Modo de preparo e aplicação

1. Coloque os 2,5 litros de água gelada em um recipiente e misture as gotas dos óleos essenciais.

2. Pegue uma toalha de rosto ou fralda limpa, molhe nessa água, torça um pouco para remover o excesso e coloque sobre o local da picada, deixando agir por 10 minutos.

3. Depois, deixe a água reservada para aplicar novamente, de 2 a 3 vezes ao dia.

Se os sintomas não aliviarem, a melhor recomendação é procurar um médico para que seja prescrito um tratamento mais forte e verificar se realmente existe um processo alérgico.

A partir do diagnóstico de alergia a pessoa deve passar a tomar mais cuidado quando estiver em locais com insetos, como por exemplo, sempre usar repelente no corpo todo.

Dica: Plantas que afastam insetos

Não importa se você ou alguém de casa tenha alergia a picada de inseto: o fato é que esses bichinhos são um incômodo. Então, uma das formas naturais de mantê-los longe é ter plantas que afastam insetos, que atuam como repelente natural, seja dentro de casa ou ao redor.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como limpar garrafas de água corretamente
Como limpar garrafas de água corretamente e evitar doenças
pomadas para picada de inseto
Pomadas para picada de inseto: Quais são as melhores?